Como profissional de comunicação que atua na área da saúde, 7 de abril é um dia de importante significado no meu calendário. A data reúne as celebrações do Dia do Jornalista e do Dia Mundial da Saúde.

Acredito que a comemoração dupla tenha sido coincidência, mas a verdade é que são temas fortemente correlacionados. Jornalistas são grandes aliados da ciência e da vida!

A sinergia entre as datas ficou bem evidente com a escolha da OMS para o tema do Dia Mundial da Saúde em 2022: Nosso planeta, Nossa Saúde. A entidade está trabalhando a data de hoje para gerar uma reflexão sobre a oportunidade de uma recuperação da natureza e da saúde na era pós-COVID-19. Um convite a criarmos uma sociedade que coloca o bem-estar das pessoas e o cuidado com o planeta no centro de todas as ações.

Uma meta grandiosa que pode ter no trabalho jornalístico um grande aliado para tornar-se realidade.

Na pandemia, o valor da comunicação para o cenário da saúde ficou ainda mais evidente! Os jornalistas, assim como os profissionais de saúde, seguiram trabalhando quando o mundo parou. Conforme a ciência avançou nas descobertas sobre a doença, por meio da imprensa a sociedade teve acesso as informações que ajudaram a salvar vidas.

Quando falamos da construção de um planeta e de indivíduos mais saudáveis, essa atuação segue sendo fundamental. Todos os dias as pessoas são impactadas por uma avalanche de informações e dados, vindos das mais variadas fontes, nem todas elas de procedência segura.

Vejo o jornalismo de hoje como uma curadoria dessa infinidade de histórias. É o filtro dos profissionais de comunicação que garante que a sociedade tenha acesso à informação concreta, apurada, cientificamente correta e baseada em fatos.

Quando falamos de saúde, o compromisso com dados científicos tem o poder de informar e conscientizar, facilitando a identificação de um sintoma e a busca por ajuda especializada. Com informação, é possível transformar a realidade, preservar a saúde do planeta, viver mais e com mais bem-estar.

Caro colega jornalista, obrigada por tanto! Hoje, ‘do outro lado do balcão’, tenho ainda mais clareza do impacto positivo que cada profissional da imprensa gera ao atuar com paixão e responsabilidade.

Por reconhecer a importância da sua voz, aproveito o espaço para deixar o convite para não esquecer de manter a sua própria saúde também como prioridade. O conhecimento que você adquire para conscientizar a população também pode ajudar você! Não ignore sinais de alerta, busque formas de preservar a saúde física e mental. Todos estamos nessa busca!

Queremos ver você bem. Assim, construiremos, juntos, um futuro em que as doenças sejam parte do passado.

luciana-sobral_new-min

Luciana
Sobral

Diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil. Jornalista pela Cásper Líbero com especialização em Comunicação Corporativa e Gestão de Crises na FGV.Mais artigos