Black Friday 2021: Empresas devem ficar atentas as mudanças no comportamento do consumidor

Especialistas apontam planejamento antecipado das estratégias de comunicação como caminho para empresas conquistarem os clientes além da data

De acordo com dados da Neotrust/Compre&Confie, em 2020 as vendas da Black Friday ultrapassaram R$ 5,1 bilhões no país, 31% a mais que no ano anterior, com aumento de 5,1% no valor do ticket médio, chegando a R$ 668,70. Observando os indicadores, apesar da situação financeira dos brasileiros, a Black Friday será ainda maior este ano.

Para se preparar para a data, que acontece na última sexta-feira do mês (26), diversas empresas aumentaram a sua operação. De acordo com a Confederação Nacional de do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a capacidade de atendimento das empresas de varejo cresceu cerca de 25% este ano. A pesquisa também indicou a expectativa de um aumento de 22% até o final deste ano nas interações com o cliente, via chat, e-mail, mídias sociais e atendimento telefônico para atender as solicitações de compra feitas durante a Black Friday.

A Estrela10, loja de departamentos virtual especializada em vendas por marketplaces, prevê 40% de crescimento na Black Friday deste ano em relação a 2020. Segundo Marcelo Dantas, CEO da companhia, a empresa se prepara desde julho para conseguir atender a demanda de novembro.

A data é motivo de ânimo também para os pequenos negócios, principalmente aqueles que atuam nos meios digitais. 62% dos pequenos e médios lojistas que atuam no comércio eletrônico estão otimistas para a data, enquanto apenas 4% se dizem pessimistas, segundo levantamento da plataforma Loja Integrada, que entrevistou 3 mil lojistas em junho deste ano.

Ainda segundo a pesquisa, a Black Friday é considerada a data mais importante para o varejo nacional, com 36% dos entrevistados reportando que utilizam a data para fidelizar usuários com ações de marketing

Comunicação e Black Friday

Uma boa estratégia de comunicação é essencial para as empresas que desejam aproveitar melhor a Black Friday. “Lembre-se de realizar ações de marketing, inclusive pelo WhatsApp, pois elas irão expandir seus projetos e alcançar mais pessoas. A Black Friday pode ser a melhor amiga do empreendedor, basta saber aproveitá-la de forma correta e se preparar da melhor maneira possível” alerta Willian Oliveira, COO e Co-founder da Huggy, plataforma de atendimento digital.

De acordo com Bernardo Borzone, diretor de receitas da Pontaltech, a tecnologia pode proporcionar uma comunicação mais próxima e efetiva com os consumidores, por meio de diversos canais que garantem uma comunicação instantânea entre a organização e seus clientes.

Ele acredita que essas plataformas possuem recursos que enriquecem o processo de comunicação e proporcionam um maior engajamento, além de aumentar a credibilidade da companhia.

Para Stephanie Goes, Head de Marketing de Performance da Liv Up, as estratégias de comunicação precisam antecipar a Black Friday, para que seja possível ter o desenvolvimento do usuário como foco – principalmente quando ele não conhece a marca – dando a ele mais tempo para tomada de decisão, podendo assim pesquisar e confiar na empresa.

“Quando as ações estão concentradas apenas na data, você perde a oportunidade de criar esse histórico e a ação perde força e engajamento. Além disso, aproveitar o mês todo para criar este relacionamento, evita que o usuário entre em contato com diversas marcas em um único dia, o que faria a sua estratégia cair no esquecimento das pessoas”, destaca Sthephanie Goes.

Goes também reforça a importância de ter objetivos e estratégias com um direcionamento claro, onde o objetivo final, seja ele aquisição, retenção ou margem, deve ser o norte para desenvolver cada ação. “Iniciar e trabalhar nessas campanhas antes da Black Friday é mais eficaz para atingir os objetivos durante a data”, alerta.

Além disso, Sthephanie Goes acredita que a confiança, segurança e respeito, mesmo que essenciais durante o ano inteiro, são ainda mais importantes durante esse período. “Criar falsas promoções apenas para aproveitar o buzz da data enfraquece a relação com o cliente, que já entende do seu negócio e sabe que o valor não está sendo verdadeiro. É muito importante só criar promessas que sua marca ou empresa possam cumprir e entregar”, conclui.

Black Friday 2021

No Twitter, os usuários já estão comentando suas expectativas com a Black Friday esse ano. De acordo com levantamento realizado pela Decode, 91,9% das pessoas que comentaram sobre o assunto estão demonstrando um sentimento positivo em relação a data, enquanto 8,9% acreditam que a queda de preços é ilusória. Os produtos mais mencionados na rede social foram: celular (25%), livros físicos (18%), games (11%), cosméticos (7%), laptops (5%), Kindle (5%), roupas e calçados (5%), bens para a casa (4%), eletrônicos (4%) e, por fim, camisas de time (3%).

Os hábitos de consumo dos brasileiros também mudaram durante o último ano, onde 40% dos brasileiros aumentaram o uso de seus smartphones durante o pico da pandemia, de acordo com pesquisa da Digital Turbine realizada em agosto deste ano. O levantamento revela também que 59% acreditam que continuarão a usá-lo na mesma medida que usam hoje, mesmo após o período de pandemia.

Além disso, o tempo de uso dos smartphones aumentou bastante, com 20% dos brasileiros relatando que não passam mais de 30 minutos longe do celular e 19% admitem ficar no máximo 1 hora longe do celular.

O levantamento revela também a preferência pelas compras através dos aplicativos, com 92% dos brasileiros comprando pelo aparelho. Destes, 30% passaram a comprar ainda mais pelo celular após o início da pandemia e 18% só adquiriram o hábito na pandemia.

“A pandemia ainda não acabou. E mesmo depois que ela acabar, entendo que muitos comportamentos vieram para ficar. Um deles, com certeza, é a preferência pela compra digital em detrimento da loja física, principalmente devido à comodidade que o meio traz, para pesquisar e comparar preços. Muitas pessoas que nunca haviam comprado online, descobriram estas facilidades e adotaram o novo hábito também em função da necessidade de encontrar preços mais baixos para seu cotidiano”, analisa Leila Borges Guimarães, Country Manager da Adsmovil Brasil.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email