Atualmente, a plataforma de vídeos rápidos TikTok é o aplicativo com maior número de downloads em todo o mundo, de acordo com o Sensor Tower. O TikTok alcançou a marca de 1 bilhão de usuários no aplicativo em setembro.

E no mesmo mês a plataforma lançou, em evento realizado online, o projeto que busca auxiliar as marcas e profissionais de marketing a se conectar com o público no aplicativo chinês. O TikTok World vai apresentar soluções criativas, assim como de branding e comércio.

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Em junho do ano passado, a plataforma elaborou o TikTok For Business com o intuito de trazer mais marcas e profissionais de marketing para a rede social. No entanto, a iniciativa não chegou em solo brasileiro.

“Testemunhamos repetidamente o papel importante que as marcas desempenham na experiência do TikTok. Também vimos como nossa comunidade gosta de se envolver com as marcas que amam. Portanto, quando empresas de todos os tamanhos vêm para o TikTok, ficamos entusiasmados para ajudá-las a se conectar com sua comunidade, comercializar seus produtos e construir sua marca de uma forma que eles não poderiam fazer em nenhum outro lugar”, afirmou em comunicado Blake Chandlee, Presidente de Soluções Globais para Negócios do TikTok.

Os destaques do TikTok

Segundo a plataforma, 61% dos usuários dizem que os vídeos no TikTok são mais exclusivos que em qualquer outro aplicativo. E 7 em cada 10 dizem que os anúncios do TikTok são agradáveis. A partir disso, o aplicativo criou destaques no TikTok World.

O primeiro destaque é o TikTok Creator Marketplace, que é um portal de autoatendimento que visa facilitar para as marcas encontrarem criadores que estejam alinhados com os seus interesses. A novidade chega ao Brasil nas próximas semanas.

Além disso, também vai estar disponível o TikTok Creator Marketplace API, que consiste no acesso dos dados do aplicativo, através da API, aos especialistas em marketing de criadores, incluindo Whalar, Influential, Captiv8, a fim de promover às marcas serviços exclusivos para auxiliar o gerenciamento do processo do marketing de criadores na plataforma.

O Open Application Campaigns estará disponível em breve. Nesse destaque as marcas poderão postar resumos de campanhas aos criadores no TikTok Creator Marketplace, para que eles possam se inscrever e participar. Já na ferramenta Branded Content Toggle, os criadores possuem a possibilidade de marcar vídeos e divulgar conteúdo publicitário, isso sem interromper seu fluxo criativo.

Por fim, o recurso Customized Instant Page possibilita que as marcas criem páginas de destino que carreguem em segundos – sendo 11 vezes mais rápidas do que as páginas para celular padrão – tudo para permitir que os usuários tenham uma melhor experiência, como mergulhar mais fundo na mensagem de uma marca, assistindo vídeos ou passando por diferentes conteúdos.

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A experiência da marca no TikTok

O TikTok está investindo em ferramentas que melhorem a experiência das marcas no aplicativo, como comprar anúncios na plataforma com facilidade, medir o sucesso de suas campanhas e monitorar o desempenho. Entre essas ferramentas está o “Alcance e Frequência”, com o objetivo de melhorar a eficácia das campanhas realizadas.

Outro recurso é o “Estudo de Brand Lift do TikTok”. Baseado em uma pesquisa, ele mede como os usuários se sentem com relação aos anúncios que veem no aplicativo. Para isso, o aplicativo se associou ao Kantar e à Nielsen para Brand Lift, para que tanto o público quanto os parceiros possam confiar nos padrões da indústria para eficácia e confiabilidade.

A “Visibilidade do anúncio” proporciona aos parceiros insights sobre tráfego inválido e visibilidade de mídia. A ferramenta conta com MOAT e DoubleVerify. Além disso, a “Ferramentas de segurança e adequação da marca”, com IAS, OpenSlate e Zefr, garante que as campanhas das marcas estejam sendo feitas de forma adequada com o conteúdo da marca.

E por último, o “Filtro de inventário do TikTok”. O recurso permite que os anunciantes contem com mais controle no que tange ao lugar que seus anúncios são exibidos. A solução está alinhada com o GARM Brand Safety and Suitability Framework para atender aos padrões globais da indústria.

TikTok Shopping

O aplicativo chinês também apresenta o TikTok Shopping, um grupo que envolve soluções, recursos e ferramentas de publicidade que capacitam marcas e comerciantes com o intuito de se envolverem de forma significativa com seus clientes.

Para isso, a plataforma possui “Integração direta”. Os comerciantes têm a possibilidade de aproveitar uma experiência comercial completa com o potencial de fazer upload de produtos e gerenciar tudo, desde o envio até a entrega e o ponto de compra. No entanto, isso só é possível em alguns países. Há também o “Integração com parceiros”, onde o TikTok disponibiliza em alguns países o Shopify, Square, Ecwid, PrestaShop para os comerciantes que gostam de trabalhar com seus parceiros comerciais terceirizados preferidos. Segundo a plataforma, outros parceiros vão estar disponíveis, inclusive no Brasil.

Outra possibilidade que em breve vai chegar ao Brasil é o “Links para produtos”. Ou seja, as marcas poderão destacar um ou vários produtos diretamente de um vídeo orgânico do TikTok, levando os usuários para páginas de detalhes de produtos, carregadas instantaneamente. Assim como o LIVE Shopping, que promete chegar ao país em breve, ele permite que as marcas possam se conectar diretamente com sua comunidade, em tempo real, e compartilhar links dinâmicos para produtos e serviços ao mesmo tempo.

O Collection Ads possibilita que as marcas personalizem e incluam cartões de produtos que podem ser deslizados em seus vídeos de anúncios no feed. E o Dynamic Showcase Ads, possibilita que as marcas possam oferecer aos usuários anúncios direcionados e personalizados com base nos interesses dos usuários.

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Apenas o começo

De acordo com o TikTok, essas inovações são apenas o começo. A plataforma está comprometida em facilitar a entrada das marcas nessa rede social, estabelecendo um novo padrão para a indústria.