Romper a barreira invisível do ruído provocado pelo incessante fluxo de estímulos e comunicações do mundo digital, pós pandêmico e multi tela em que vivemos é uma das tarefas mais árduas. Ainda mais se seu orçamento não é nababesco.
O caminho é gerar um impacto desproporcional ao seu investimento. Suas iniciativas precisam ser capazes de ter tração suficiente para se destacar no cenário poluído por milhões de estímulos e se conectar com seu público-alvo. É preciso quebrar a balança que equilibra investimento e retorno. E a boa notícia é que isso é possível.
Para chegar lá, sempre discutimos em cima de 3 dimensões:
Território
Quebrar o equilíbrio entre investimento e impacto requer bastante estudo e análise. Não pode haver achismo ao definir em quais territórios sua marca vai atuar. Entenda quais são os assuntos mais importantes, quais os temas mais relevantes e qual a discussão que faz sentido para o seu público-alvo.
Depois, avalie onde sua marca se encaixa. Ocupe um território que tenha relação com você, onde seu brand possa conversar com menos atrito e mais propriedade. E não adivinhe. Os dados sobre o quê seu público conversa dirão.
Forma
Essa é a dimensão mais importante de todas. É o famoso “so what”, “vai fazer o quê”? A função de CMO hoje em dia, em muitos mercados, já se confunde com a de um Chief Entertainment Officer. Entretenimento é a moeda de troca mais valorizada pela atenção do seu público, não importa quem ele seja.
Pense em uma ação que seja de fato diferente para furar a bolha. Seja um clipe com sua marca na narrativa, seja um reality show proprietário, uma competição online inovadora. Seja o que for, seja diferente. Esse ano, em função da pandemia, vamos promover um carnaval virtual dentro do servidor Cidade Alta do GTA V on line. Vai dar resultado? Veremos. Mas que está gerando bastante buzz e uma visibilidade desproporcional ao meu investimento, com certeza.
Dedique um tempo para pensar na forma. No “como”. “Mais do mesmo” não aparece mais hoje em dia.
Reverberação Externa
Sua ação precisa reverberar, começar a circular organicamente e entrar nas conversas. E nisso, os veículos de imprensa são seus aliados. Não estou falando de matérias pagas, mas sim de conteúdo interessante, inovador, implementado na hora certa. A prova de que sua ação é relevante é quando ela se torna um assunto extremamente valioso para a imprensa. Pense no seu storytelling e gere estórias que façam sentido serem compartilhadas nas redes e contadas pela imprensa. É grátis e efetivo.