A Câmara dos Deputados criou uma conta no Tik Tok, no mês de janeiro, na tentativa de alcançar um público-alvo mais jovem, que pode não estar nos canais tradicionais de comunicação ou de outras redes sociais, como Facebook e Twitter. A ideia é que o órgão produza conteúdo de fomento à educação e à democracia em linguagem compatível com os recursos da plataforma chinesa.
Microlearning
Apostando em vídeos curtos – as chamadas “cápsulas de conhecimento” -, a Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara espera alcançar a fatia de jovens entre 13 e 28 anos, utilizando a metodologia de microaprendizagem ou microlearning.
“Inicialmente, o público-alvo a participar com produção de conteúdo serão os jovens cadastrados nos programas educacionais da Câmara”, informa a Casa.
“Eles receberão convites para desafios (challenges), a fim de que produzam conteúdo sobre um determinado tema, de acordo com a sua perspectiva, usando as hashtags propostas.
Pioneirismo do TSE
Ainda em outubro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral anunciou uma parceria com o TikTok para levar ao público mais jovem informações e passo a passo sobre a realização das eleições municipais, que ocorreriam em poucos dias sob impacto da pandemia de Covid-19.
O órgão também se utilizou desta estratégia de ampliação de seu alcance como mais uma ferramenta na hora de combater as notícias falsas.