Comunicação Interna e empatia em tempos de crise

Comunicação Interna sempre foi um pilar importante dentro das empresas, seja para trazer aquele sentimento de pertencimento aos colaboradores ou transmitir valores e propósito da organização

Comunicação Interna sempre foi um pilar importante dentro das empresas, seja para trazer aquele sentimento de pertencimento aos colaboradores ou transmitir valores e propósito da organização. Mas, em momentos desafiadores como o que estamos vivenciando, esta disciplina se torna ainda mais essencial.

O isolamento social evidenciou a necessidade de ter um canal aberto de comunicação entre as empresas e funcionários e a Comunicação Interna ganhou mais protagonismo, se tornando uma das principais ferramentas para aproximar as empresas dos colaboradores e gerar clareza.

O olhar que devemos ter ao pensar em Comunicação Interna neste momento delicado precisa ser o de empatia. Se colocar no lugar do outro, respeitar as necessidades individuais de cada pessoa e ter uma escuta generosa, são pontos fundamentais a serem considerados na elaboração da estratégia.
No caso da Microsoft, por exemplo, logo no início da pandemia, transferimos todos os eventos internos para o ambiente online e também ampliamos o número de interações.

Cada líder organizou happy hours virtuais com seus times; transferimos o café com a presidência para uma versão digital mensal onde entregamos uma cesta de café da manhã na casa de cada colaborador; o mesmo aconteceu com os encontros com a liderança.

Ampliamos o número de comunicados internos com o objetivo de alinharmos constantemente os colaboradores sobre as medidas tomadas pela empresa durante a pandemia. Os nossos All Hands, encontro mensais entre a liderança e todos os colaboradores, que antes seguiam o modelo híbrido (online + virtual) tornaram-se 100% digitais e passaram a ocorrem duas vezes por mês.

Organizamos até um Pet Day Online, onde especialistas em animais deram dicas de como os colaboradores podem cuidar dos seus bichinhos de estimação durante a quarentena. Semanalmente distribuímos uma newsletter para toda a empresa e criamos um canal no Yammer, nossa rede social corporativa, chamado de Explorando Nossos Super Poderes, para que os colaboradores possam compartilhar e celebrar as suas conquistas.

A saúde mental e o equilíbrio também merecem atenção e passamos a oferecer aulas de Yoga e Meditação Online para toda a equipe.
Buscamos conectar todos as ações realizadas aos nossos princípios, valores e propósito. A Microsoft tem como missão empoderar cada pessoa e organização do planeta a alcançar mais – e este é o norte que guia todas as nossas ações realizadas para os públicos interno ou externo.

Vejo a comunicação como parte essencial do relacionamento entre empresa e colaborador não só em tempos de crise, mas em todos os momentos. Por isso temos que ter uma visão 360º e usar essa ferramenta poderosa como uma linha direta para entender as necessidades da equipe, buscar insights, identificar pontos de melhoria e alinhar expectativas. Assim garantimos que todos estão caminhando na mesma direção!

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