Afinal, o que é reputação? Conceitualmente, é o termo que define positiva ou negativamente de algum objeto, empresa ou pessoa. No mundo corporativo, portanto, a reputação é essencial para o sucesso de uma organização. E mais do que nunca as empresas têm aprendido uma importante lição: em apenas um segundo, a sua imagem pode ser manchada.
Escândalos, crises, falta de comunicação, descaso, tudo isso pode afetar todo um trabalho de construção de marca. Mas pode ser evitado. Um trabalho de excelência em relações públicas e assessoria de imprensa, hoje em dia, é default para qualquer organização.
Sempre engajada com a democracia da boa comunicação das empresas com os jornalistas e com a sociedade, a Negócios da Comunicação idealizou, há oito anos, a pesquisa que reconhecer as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, com o intuito de dar visibilidade às narrativas de valorização da transparência por meio da boa comunicação com a imprensa.
Neste ano, para reforçar ainda mais a importância que a Negócios da Comunicação dá para essa boa relação, foram incluídas as categorias Clubes Esportivos e Entidades de Classe. “Precisamos, a cada ano, olhar o mercado e adaptar a pesquisa para que ela atenda a maior camada da sociedade e dos setores da economia possíveis”, afirma Márcio Cardial, publisher da plataforma.
Com a palavra, as campeãs
Vencedora pela oitava vez consecutiva, a Volkswagen acredita que é necessário, cada vez mais, estar atento às novas tendências de comunicação e às novas formas de o público se informar. “Trabalhamos, portanto, para sermos mais efetivos, atendendo ao mesmo tempo as expectativas dos jornalistas e dos influenciadores. Isso passa por entender o funcionamento de cada canal, seu público e alcance. Isso envolve também, em muitos casos, adaptação da linguagem para as diferentes mídias, o que torna o nosso trabalho bastante desafiador e, ao mesmo tempo, estimulante”, conta Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos da e Relação com a Imprensa da organização.
Já para o Grupo Hinode, vencedora do prêmio pela primeira vez no ano em que comemora três décadas, esse reconhecimento é um indicativo das escolhas de comunicação feitas ao longo dos anos. De acordo com Alessandro Rodrigues, VP de Marketing do grupo, “A informação quando é relevante e de interesse público desperta a atenção da grande imprensa e mídia especializada. Internamente, precisamos estar em um processo constante de criação, novos negócios e estratégias para ter o que noticiar. Se estamos produzindo, o processo de comunicar é natural”.
Entre as estratégias de relacionamento para uma boa comunicação, Emerson Neves, gerente de Comunicação do Grupo Petrópolis tem uma dica muito importante: manter a chama sempre acesa. “Nem sempre esperar ser demandado e sim sugerir algum assunto novo ou de grande importância no cenário do país. Conhecer o jornalista, seu estilo, suas necessidades, ajuda na hora de contatá-lo e oferecer uma informação que ele ajudará a potencializar. Daí os dois lados ganham. Ele desenvolve uma grande matéria e nós temos a visibilidade que precisamos naquele assunto. Acredito muito na parceria empresa x mídia”, completa Emerson.
No âmbito da credibilidade, o posicionamento adequado, alinhado aos propósitos da empresa, tende a fortalecer a imagem institucional e resultar em ganhos imensuráveis em reputação. “Em uma sociedade caracterizada pela propagação de notícias quase que em tempo real, algo que transformou o modo de ler e fazer jornalismo, ser uma referência oficial para checagem de informações sobre a empresa, acessível e responsável, é fundamental”, diz o executivo do Grupo Hinode.
Pensando na importância do jornalismo para a sociedade, o executivo da Atvos, Genésio Couto, reforça que os veículos de comunicação são muito importantes para a economia e para os negócios de qualquer setor, e não apenas para a divulgação de marca e reputação. “A imprensa é um instrumento fundamental na democracia, não há como conceber um ambiente de negócios saudável sem uma imprensa atuante. Além disso, trata-se de uma importante ferramenta de informação, na qual as empresas podem se manter atualizadas sobre tendências, novas soluções e tecnologias. As redações hoje estão mais enxutas, o que faz com que o senso de urgência se multiplique para que as empresas possam atender às demandas da imprensa”, diz Genésio.
O bom relacionamento é a chave de tudo, e é o que essas, e todas as outras empresas reconhecidas pela pesquisa, têm em comum. E o ponto de chegada é a reputação que, nos casos acima, é das melhores.
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