O surgimento da internet é algo razoavelmente novo na vida das pessoas. Muitas delas só adotaram a novidade depois dos 40 anos, mas mesmo assim já temos toda uma geração que cresceu conectada, trocando mensagens desde o falecido ICQ até o atual WhatsApp. A internet começou a ser apresentada há 20 anos e em cinco anos já tinha atingido 30% de penetração nos domicílios em países desenvolvidos. Porém, apenas em 10% daqueles considerados em desenvolvimento, segundo a União Internacional de Telecomunicações.
Em outro levantamento, realizado pela comScore, empresa especializada na mediação de audiência online, o Brasil supera a média mundial de tempo gasto em visitas às redes sociais, com sessões que duram em média 18,5 minutos. Globalmente, o período de permanência é de 12,5 minutos por acesso. Ao todo, o Brasil é responsável por 10% do tempo total consumido globalmente nas redes sociais, ocupando o 2º lugar no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos.
Perfis nas redes sociais são agora seguidos por milhões de pessoas de qualquer lugar do mundo, opinando, criando conteúdo ou apenas compartilhando momentos do seu dia a dia. Por isso, se perguntarmos à nova geração o que desejam ser ou fazer, há grandes chances de ouvirmos que querem ser um Influenciador digital ou Youtuber, por exemplo. Dificilmente ouvirá que desejam ser atores da novela das oito como acontecia no passado.
Está é uma das razões pelo qual o marketing de influência cresce rapidamente. As campanhas de marca têm se associado aos chamados influenciadores digitais para falarem sobre seus produtos e serviços nas redes sociais. Escolher o melhor perfil para representar os atributos da sua marca e medir o real engajamento deste novo componente do marketing é fundamental.
É importante lembrar que a figura de um influenciador não é ser apenas mais uma mídia, mas sim um criador de conteúdo eficiente, gerando uma comunicação mais assertiva aos seus consumidores. Foi por essa razão que criamos o projeto Airfluencers, uma plataforma de análise qualitativa e quantitativa de influenciadores nas redes sociais.
Quase todos os fornecedores foram encontrados ou, ao menos filtrados, através do Instagram. É uma rede importantíssima para buscar conteúdo e referências. Por esse motivo, ele é praticamente toda a plataforma de e-commerce para algumas novas empresas.
Por outro lado, as redes sociais também podem ser controversas e polêmicas. Recentemente o Facebook anunciou mudanças em seus algoritmos e maior controle sobre alguns tipos de publicidades, tal como os dark posts.
Nesse sentido, as eleições presidenciais americanas mostraram a importância das redes sociais no campo de guerra político, e estão no centro da polêmica envolvendo Donald Trump e os russos.
Por esses episódios, devemos considerar dois fatores que de alguma forma estão ligados: as fake news e os algoritmos de distribuição do conteúdo entre os usuários, ou que muitos chamam de filtro bolha.
Mas tudo isso pode não valer por muito tempo, pois o desenvolvimento de novas redes sociais não para, e já existem novas opções que muitos ainda nem ouviram falar, como o Musical.ly ou Twitch. Seja como for, as redes sociais devem evoluir e trazer ainda mais poder às pessoas.