Em meio à pandemia do novo coronavírus, o YouTube lançou uma ferramenta para facilitar a produção de conteúdo de influenciadores e pequenas empresas. O Video Builder, que já vinha sendo aprimorado, agora está disponível para auxiliar na criação de anúncios.

“Acreditamos que o Video Builder pode ajudar empresas de todos os tamanhos que precisam de vídeos rápidos, especialmente agora, quando ouvimos de muitas empresas que elas precisam atualizar suas mensagens para os clientes de maneira rápida e fácil”, afirmou o diretor de gerenciamento da plataforma, Ali Miller, em um post feito sobre a ferramenta.

“Desenvolvida principalmente para anunciantes com experiência e recursos limitados para produzir um vídeo por conta própria. As empresas têm diferentes necessidades criativas. Para empresas menores e profissionais com menos experiência, por exemplo, a ferramenta é uma aliada eficiente que pode ajudar a iniciar um novo meio de comunicação com os clientes nestes tempos de isolamento”, explicou a assessoria do YouTube.

O primeiro passo do usuário é escolher um layout, logo após basta escolher anexos para inserir no anúncio, como fotos e comentários. É possível também editar fonte, cores, trilha e o logo da empresa ou marca do influenciador. O anúncio criado deverá ter duração mínima de seis segundos e máxima de quinze, podendo ser enviadas ao canal no YouTube.

Por enquanto, a ferramenta está em sua versão beta e só está disponível para quem se inscrever em um formulário proposto pela plataforma. A plataforma ainda está disponível somente em inglês, sem data para a versão em português do Brasil estar disponível.

O vídeo pode ser publicado ou mesmo “não listado” no YouTube. A plataforma permite que esses vídeos sejam incorporados em outros sites ou compartilhados nas redes sociais. Se a empresa optar, ela também pode exibir os vídeos como anúncios por meio do Google Ads.

Capacitação online
Além do Video Builder, o Google também criou um curso de capacitação em conteúdos online para incentivar empreendedores no período da pandemia. A Google Academy reúne especialistas do Google Ads e também de renomadas escolas de treinamento para apresentarem conteúdos e estratégias para usar as plataformas.

As aulas são ministradas por vídeos ao vivo, do básico ao avançado, e os participantes podem tirar dúvidas e interagir com os demais alunos. Os treinamentos, que acontecem semanalmente, estão disponíveis gratuitamente e abordam temas como YouTube, Google Shopping, publicidade nas redes, ads, rede de displays e mais.

Para participar é preciso preencher um formulário disponível no site da Google Academy, e acessar a plataforma nos dias e horários marcados de cada aula.