fatos

Uma das características que nos torna diferentes de outros animais é que pensamos. A nossa cabeça não para um minuto sequer. Compromissos, atividades, trabalho, estudos, estamos o tempo todo com a mente ativa. E, naturalmente, um cérebro em ação é um cérebro curioso.

Raul Sena, diretor executivo do Fatos Desconhecidos, fala justamente sobre isso quando explica como surgiu a ideia do site. Para a equipe da Fatos, o fundamento principal é a curiosidade, ou seja, qualquer coisa que gere curiosidade pode virar conteúdo.

“É só se perguntar do caminho da sua casa para o trabalho quantas coisas despertam curiosidade? Quem controla o tempo dos sinaleiros? Quem inventou a faixa de pedestre? E por aí vai. Agora, imagine em todos os lugares que você frequenta ou passa ao longo de um ano? Esse é o nosso principal combustível”, conta o diretor.

E é isso que torna do fatos Desconhecidos um dos sites mais vistos do Brasil. Nele, o leitor pode encontrar desde assuntos sobre responsabilidades dos pais em mortes de crianças até curiosidades sobre práticas médicas bizarras utilizadas no passado.

E foi nessa pegada que Fatos Desconhecidos se tornou o 20º site mais visitado do país, ficando à frente de portais de notícias, como UOL, Terra e Folha, de acordo com ranking no Alexa. Para Raul, essa posição gera muita gratidão ao público, além de muita responsabilidade. “Esses veículos existem há anos e se adaptaram aos vários meios de comunicação existentes, temos muito respeito pelos grandes portais e tentamos sempre aprender com eles”, completa. Fornecer conteúdo de qualidade, premissa básica da Fatos, mantém o público superconectado com a proposta e, claro, auxilia na manutenção do site por meio de publicidade, campanhas e mídia programática.

Para Raul Sena, o fato de estar mais bem posicionado que os portais de notícias, mostra para os profissionais de comunicação mais antigos, que consideravam a internet algo passageiro, que é possível produzir conteúdo de qualidade nesse tipo de veículo. “Trabalhamos com muita pesquisa, enxergando os grandes produtores de conteúdo do passado e tentando aprender com eles”, diz Sena. Ainda de acordo com o diretor executivo, uma das grandes vantagens é estar livre das amarras publicitárias e políticas. “Afinal, como diria George Orwell: ‘Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade’”, completa.

E para continuar no topo, Raul acredita em adaptação. “Mudança, essa é a palavra chave. Nosso conteúdo se adapta na velocidade da internet, se as regras do jogo mudarem, nós vamos mudar junto com elas”, diz o diretor executivo. Além disso, Sena acredita que ter um conteúdo rico e com recordes de visualização faz parte de entender o que o seu público deseja, e entregar a ele sempre mais do que foi pedido.

SAIBA MAIS

Canal: Fatos Desconhecidos
Site: www.fatosdesconhecidos.com.br
Início: 2010
Como foi a proposta inicial: levar um conteúdo de qualidade em uma linguagem mais acessível, diferente dos tradicionais veículos de comunicação.
Números
4 milhões de inscritos
Mais de 490 milhões visualizações
20º mais acessado do Brasil, segundo Alexa
11 milhões de curtidas no Facebook