Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas

Edição 2024

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A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas chega à sua 14ª edição, em 2024, reconhecendo a importância da comunicação para o sucesso de qualquer organização e seu papel na construção e manutenção da reputação das empresas.

A habilidade de se comunicar efetivamente com jornalistas é crucial no contexto atual, onde a informação se dissemina rapidamente nas redes sociais e na imprensa. A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas identifica, reconhece e premia as empresas que se destacam nesse aspecto, promovendo boas práticas no relacionamento com a imprensa.

A relação entre empresas e jornalistas desempenha um papel essencial na construção de um ambiente de confiança mútua. As organizações que conseguem se comunicar de maneira clara, transparente e ágil com a imprensa têm a oportunidade de moldar suas narrativas e promover suas mensagens de maneira positiva. Além disso, uma comunicação eficiente com jornalistas pode ajudar a prevenir e gerenciar crises, bem como fornecer informações precisas e atualizadas sobre produtos, serviços e iniciativas corporativas.

Uma pesquisa que identifica, reconhece e premia as empresas que melhor se comunicam com jornalistas é uma forma poderosa de valorizar as organizações que priorizam a comunicação de qualidade.

Promovida pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas oferece um incentivo adicional para que as empresas invistam em estratégias e recursos dedicados à interação com as redações.

Neste ano, a primeira fase terá início no dia 3 de junho de 2024 e mais de 25 mil jornalistas de todo o país serão convidados a nomear as empresas em 30 categorias disponíveis, que apresentam ações de comunicação eficiente e tenham construído um bom relacionamento com a imprensa.

Desde  2019, em uma segunda fase, são reconhecidos os 10 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa, de acordo com os próprios profissionais de redação. Em 16 de agosto de 2024, jornalistas de todo o Brasil votarão nos CEOs que mantêm os melhores relacionamentos com a imprensa. Os CEOs das empresas premiadas na primeira fase são relacionados em cada uma das 30 atividades econômicas. A partir daí, em uma segunda fase, os jornalistas são convidados a identificarem os CEOs que melhor se comunicam com a imprensa.

Desde 2011, a pesquisa é sinônimo de sucesso e já premiou grandes empresas nacionais e multinacionais pelo bom relacionamento das marcas com as redações. 

A cerimônia de premiação, de 2024, acontece no dia 29 de outubro, juntamente com a entrega dos troféus da 10ª edição do Prêmio Especialistas, em São Paulo. Uma ótima oportunidade de relacionamento entre gestores de comunicação, profissionais de agências e jornalistas.

| Consolidação |

Em um ano de pandemia e inúmeros desafios impostos à sociedade, 2020 foi um marco histórico que consolidou a premiação, promovida pela Plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, como referência, ao dar visibilidade às marcas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia por meio da boa comunicação com a imprensa.

A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas chega à sua 14ª edição em 2024. Entramos em uma nova fase, na qual a grande maioria das empresas premiadas em 2020 validou o novo modelo implantado pelo Centro de Estudos da Comunicação – Cecom. Agora, as companhias vencedoras, segundo a indicação dos jornalistas, podem aderir à Experiência do premiado, que não é obrigatória e inclui: publicação de um artigo no Portal da Comunicação e na Newsletter da Negócios da Comunicação; publicação de um depoimento no site da Pesquisa. Além disso, serão disponibilizados 6 convites para os colaboradores participarem dos workshops ou 02 vagas para os colaboradores participarem de 03 workshops voltados para o mercado de comunicação, entre  outras ações.

| Juntos faremos a diferença |

A Casa Hope é uma das entidades que vem sendo apoiada pelas iniciativas do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação nos últimos anos e foi a escolhida para ser o foco de auxílio no ano de 2024. A escolha foi promover uma campanha online embasada pelos fóruns e prêmios que serão promovidos ao longo deste ano.

Desde que deu início a sua plataforma de eventos, há 14 anos, o Centro de Estudos da Comunicação – CECOM nunca hesitou em divulgar causas sociais e estimular a solidariedade. “Divulgar trabalhos do bem e em prol da sociedade sempre foi uma das nossas preocupações no Cecom. Sabemos do poder da comunicação e ela é fundamental para o sucesso das empreitadas do terceiro setor”, aponta Márcio Cardial, diretor-geral do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação.

Adote um leito: para apoiar a entidade neste momento, a arrecadação promovida pelo Cecom visa o apoio a campanha “Adote um leito” da Casa Hope.

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REGULAMENTO

Capítulo I – Propósito

Art. 1° – A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas têm o propósito de identificar, reconhecer e valorizar as marcas que prezam a excelência na comunicação com os jornalistas.

Art. 2° – A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é promovida pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, com objetivo de reconhecer a qualidade do relacionamento que as companhias mantêm com os jornalistas e o mercado e ressaltar o nível de tratamento que elas conferem aos profissionais da imprensa quanto ao acesso, à disponibilização e à facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais.

Art. 3° – Ao reconhecer e incentivar as empresas e suas assessorias de imprensa a manter um bom relacionamento com os jornalistas, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas valoriza o papel dos profissionais da imprensa e contribui para uma informação de melhor qualidade e maior transparência na comunicação.

Capítulo II – Participação

Art. 1° – A pesquisa abrange todas as empresas dos 30 setores da economia que são avaliados pelos jornalistas.

Art. 2° – As atividades 

econômicas/categorias avaliadas pelos jornalistas são: 1) Agricultura; 2) Alimentos e Bebidas; 3) Base Florestal; 4) Bens de Capital; 5) Biocombustível e Energias Alternativas; 6) Construção Civil; 7) Cooperativas; 8) Cosméticos; 9) Educação; 10) Eletroeletrônico; 11) Energia Elétrica; 12) Entidades de Classe; 13) Farmacêutico; 14) Financeiro; 15) Higiene e Limpeza; 16) Logística e Transporte; 17) Mineração; 18) Mobilidade; 19) Moda; 20) Pecuária; 21) Petróleo e Gás; 22) Química e Petroquímica; 23) Saneamento; 24) Saúde; 25) Seguros; 26) Siderurgia e Metalurgia; 27) Tecnologia da Informação; 28) Telecomunicações; 29) Turismo e Hotelaria; e 30) Varejo e Atacado; 

Capítulo III – Pesquisa

Art. 1° – A realização da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas está a cargo do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação.

Art. 2° – Aproximadamente 25 mil jornalistas são convidados para participarem de uma pesquisa aberta. Eles recebem um link individual de acesso à pesquisa enviado pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação para nomearem três empresas em cada uma das 30 atividades econômicas.

2.1 – Serão premiadas as três marcas mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas relacionadas na Pesquisa.

Art. 3° – Para os jornalistas votarem na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas basta acessarem o site (https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new) e votar nas marcas, que em sua opinião, melhor se comunicam com os profissionais das redações.

Art. 4° – Serão consideradas válidas as respostas computadas entre 3 de junho e 21 de julho de 2024. O preenchimento do questionário é simples e o jornalista poderá indicar espontaneamente até três empresas que melhor se comunicam com ele em cada atividade econômica/categoria.

4.1 – Na primeira fase, o período para votações é de 3 de junho a 21 de julho de 2024. As votações se encerram às 23h59 do dia 21 de julho de 2024. Excepcionalmente o prazo para votação poderá ser estendido até o dia 4 de agosto de 2024.

4.2 – Na segunda fase, após a definição das três empresas mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas/categorias, serão abertas as votações para a escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa. O período de votação terá início a partir do dia 16 de agosto de 2024 e vai até o dia 15 de setembro de 2024. 

Art. 5° – O CECOM – Centro de Estudos da Comunicação se compromete a manter a confidencialidade dos dados de cada jornalista votante. As informações e os resultados a serem divulgados não estarão atrelados a nenhuma fonte específica e serão apresentados no conjunto do estudo.

Capítulo IV – Dos Resultados

Art. 1° – Os troféus serão concedidos para as três empresas mais votadas de cada uma das 30 atividades econômicas/categorias avaliadas pela pesquisa.

1.1 – Caberá exclusivamente aos jornalistas a escolha das vencedoras.

Art. 2° – Em uma segunda fase serão reconhecidos, para serem premiados, os 10 CEOs que melhor se comunicam com as redações. Esses CEOs serão identificados entre as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. A escolha dos CEOs ganhadores é feita por meio do voto direto dos jornalistas de todo o País.

Art. 3° – Todas as empresas premiadas receberão um troféu como forma de reconhecimento pela qualidade de sua comunicação com os jornalistas. Também serão premiados com um troféu os 10 CEOs mais votados na segunda fase da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas.

Art. 4° – As empresas eleitas pelos jornalistas serão informadas do reconhecimento obtido na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, realizada pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, a partir do dia 5 de agosto de 2024.

Art. 5° – A divulgação das empresas premiadas na primeira fase de votação será feita a partir do dia 15 de agosto de 2024 nos sites: (https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new) e (www.portaldacomunicacao.com.br.) O Portal da Comunicação e as redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação também publicarão matérias com algumas das empresas reconhecidas na pesquisa.

Art. 6° – A partir do dia 16 de agosto de 2024 serão abertas as votações para escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas.

Art. 7° – Os 10 CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas serão avisados sobre o seu reconhecimento a partir do dia 16 de setembro de 2024.

Art. 8° – No mês de dezembro de 2024 serão publicadas as edições especiais da revista Negócios da Comunicação (impressa, page flip e mobile). As Newsletters especiais da Negócios da Comunicação serão publicadas entre outubro e novembro de 2024. Toda a cobertura do evento de premiação, com as entregas dos troféus, também farão parte dessas edições especiais.

Art. 9° – No mês de outubro de 2024 serão publicados todos os filmes do evento de premiação no canal e redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação. Em janeiro de 2025 será publicado um Ebook com os vencedores e toda a cobertura do evento de premiação – entrega dos troféus.

Capítulo V – Da Sustentabilidade da Pesquisa

Art. 1° – Desde 2011, por 9 anos, a Plataforma Negócios da Comunicação promoveu a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas de forma inteiramente gratuita ao mercado – com base nas receitas publicitárias da revista Negócios da Comunicação. No entanto, o mercado editorial se transformou e os anunciantes diversificaram suas estratégias de publicidade. Tornou-se impossível viabilizar a edição especial da revista e toda a pesquisa, comunicação, materiais, troféus e todos os investimentos que envolvem uma pesquisa como essa, além do próprio evento de premiação. Mas não desistimos do nosso propósito e seguimos reconhecendo as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. Mas, para mantermos a sustentabilidade da pesquisa, criamos em 2020 uma experiência atrelada ao reconhecimento dos jornalistas. A participação não é obrigatória ao premiado, que continua tendo o reconhecimento no site oficial https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new/.

Art. 2° – Desde 2020, ano que completamos 10 anos com a pesquisa, entramos em uma nova fase onde a grande maioria das empresas premiadas validaram o novo modelo implantado pelo Centro de Estudos da Comunicação – Cecom – para mantermos a pesquisa viva. Agora as companhias vencedoras, segundo a indicação dos jornalistas, podem aderir à Experiência do Premiado. Em um ano de pandemia e inúmeros desafios impostos à sociedade, 2020 foi um marco histórico que consolidou a premiação – que naquele ano completava seus 10 anos de existência e implantava uma mudança no seu modelo de sustentabilidade – como referência ao dar visibilidade às marcas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia, por meio da boa comunicação com a imprensa.

Capítulo VI – Da Adesão à Experiência e ao evento de premiação

Único – A adesão à experiência e ao evento de premiação não é obrigatória ao premiado, que continua tendo o reconhecimento no site oficial https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new/

Capítulo VII – Do Evento de Premiação e Entrega dos Troféus

Art. 1° – O evento de premiação com a entrega dos troféus aos executivos das empresas premiadas, e também aos CEOs, será no dia 29 de outubro de 2024, na cidade de São Paulo.

Art. 2º – Somente poderá receber o troféu durante o evento de premiação um representante (funcionário) da empresa premiada, como: presidente, vice-presidente, diretor, superintendente ou gerente.

Art. 3° – O Centro de Estudos da Comunicação – Cecom, após o evento de premiação, disponibilizará no site da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas – (https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new/), nas páginas das redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação e no Portal da Comunicação – www.portaldacomunicacao.com.br – fotos e vídeos feitos durante a premiação, e caso a empresa tenha necessidade de tê-los, é só entrar em contato com o Cecom.

Capítulo VII – Das Condições Finais

Art. 1° – Ao participarem do evento de premiação, as empresas participantes autorizam automaticamente a Plataforma Negócios da Comunicação a utilizar, editar, publicar, reproduzir por meio impresso, digital e outros meios de comunicação visual: imagens, conteúdos, enfim, qualquer informação da pesquisa.

Art. 2° – Em caso de empate de votos de duas ou mais empresas ou CEOs, os mesmos serão premiados.

Art. 3° – Os resultados decorrentes da pesquisa e divulgados pela Plataforma Negócios da Comunicação são inquestionáveis e irrecorríveis.

Art. 4° – Os vencedores poderão utilizar, para fins de divulgação, o Certificado e o selo da 14ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2024 em todos os seus materiais. O Certificado e o logotipo não poderão, em nenhuma circunstância, terem o seu conteúdo, cor ou formato alterados. Para a utilização de qualquer outra logomarca, nome ou material de propriedade do CECOM, será necessária a autorização prévia do mesmo.

Art. 5° – A participação na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas implica a aceitação irrestrita deste regulamento.

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Depoimentos

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"É com muita satisfação que o time de Comunicação Corporativa da Syngenta Proteção de Cultivos recebe, há sete anos consecutivos, o troféu mais relevante de nosso setor. Estar entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas representa muito e celebra o fato de estarmos na direção correta da tão importante aproximação entre os contextos urbano e rural. Seguimos firmes nesse nosso propósito, buscando aplicar à prática da comunicação corporativa a inovação e o protagonismo que definem o agronegócio brasileiro. Vamos em frente!"
Fabiana Trebilcock
Gerente de Comunicação Externa da Syngenta Proteção de Cultivos
“Para a Cargill é uma satisfação apoiar as plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. A editora tem feito um importante trabalho para o setor e fazer parte da 13ª Pesquisa Empresas que se Comunicam com Jornalistas é uma honra. A Cargill respeita e valoriza o papel da imprensa, como algo de fundamental importância para termos uma sociedade justa e bem informada. Ter a nossa marca reconhecida pelos profissionais de imprensa é motivo de grande orgulho para toda nossa equipe”.
Eliane Uchoa
Diretora de Comunicação da Cargill na América do Sul
“Estar entre as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas, e sendo este um reconhecimento dos próprios profissionais, dá para a Eucatex a certeza de que estamos no caminho certo. De que vale o conceito 'não basta fazer bem, é preciso contar que faz e por que faz'. Os jornalistas são aqueles que vão levar a mensagem até os cidadãos e essa relação envolve um compromisso da empresa, da sua liderança e de seus colaboradores com a própria sociedade. Com certeza, este prêmio está entre as melhores conquistas da Eucatex em 2023”.
Maurício Lopes
Gerente de Marketing e Merchandising da Eucatex
“Estamos orgulhosos e honrados por receber este reconhecimento tão importante, que reconhece e valoriza o trabalho dos profissionais de Comunicação Corporativa em nosso País. A Otis Brasil tem um compromisso genuíno com a comunicação transparente e buscamos sempre fornecer informações que sejam relevantes aos jornalistas e, consequentemente, à sociedade e aos públicos de interesse do negócio em que atuamos, especialmente clientes e passageiros que confiam em nossos produtos e serviços todos os dias. O prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é uma inspiração para seguirmos com a missão de mover as pessoas para onde elas querem e precisam estar.”
Aline Cyrillo
Gerente de Comunicação da Otis para a América Latina
"O Fórum Econômico Mundial (WWF) iniciou o ano fazendo um alerta importante em seu Global Risks Report 2024: a desinformação entrou para uma das principais ameaças que o mundo enfrenta atualmente. O relatório aponta que mais do que nunca, os riscos relacionados à desinformação provocados, em grande parte pela IA, bem como a polarização social, representam uma ameaça real. Em épocas de eleição, a propagação de fake news deve atingir patamares nunca antes imaginados e, consequentemente, influenciar o curso da história. De crises econômicas a conflitos armados, as perspectivas não são nada promissoras. Diante deste cenário caótico, é fundamental que empresas e meios de comunicação adotem uma conduta transparente e se posicionem juntos a fim de levar à população uma perspectiva honesta dos fatos e acontecimentos. É por isso que prezamos tanto pelo prêmio Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, que consiste em uma valiosa oportunidade de reconhecer os profissionais do jornalismo que têm compromisso com a verdade e as boas práticas da iniciativa privada, que contribuem para o trabalho da imprensa brasileira."
Ana Paula Ulir
Head de Employee Engagement & Head de Social Media and Brand da Siemens
“2023 foi mais um ano intenso, com muitos desafios e oportunidades para a Comunicação, no Brasil e no exterior. O fato de termos merecido os votos da imprensa, pelo quinto ano consecutivo, é mais um motivo de orgulho e de satisfação pelo trabalho desenvolvido com muito profissionalismo e transparência pelo time de Comunicação e Marca da Votorantim Cimentos, com o apoio das nossas agências parceiras. Agradecemos a todos os jornalistas por mais esse reconhecimento, que nos inspira a seguir adiante na nossa jornada de evolução como empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. Muito obrigado!”
Geraldo Magella
Head Global de Comunicação e Marca da Votorantim Cimentos
"É com muito orgulho que recebemos novamente o reconhecimento por estar entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Na NIVEA, cultivamos a transparência e a proximidade com a imprensa, reconhecendo sua importância na construção de um mundo mais informado, democrático e interligado. Este prêmio é a validação do nosso compromisso contínuo em compartilhar nossa jornada de propósito, valores e cuidado, tanto em nossas ações quanto em nossos produtos. Agradecemos por valorizarem nosso empenho, pois isso nos impulsiona a seguir estreitando laços cada vez maiores e melhores com nossos parceiros de comunicação em todo o País!"
Veronica Sá
Gerente de Comunicação da NIVEA Brasil
"Nós trabalhamos com muito empenho para nos aproximarmos da imprensa que cobre o setor elétrico e criarmos uma relação baseada na confiança, na parceria e na transparência. O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas nos mostra que este esforço gera resultados. Vamos continuar comprometidos em oferecer informação de qualidade sobre o mercado para repórter, editores e toda a sociedade."
Flávia Albuquerque
Gerente Executiva de Comunicação da CCEE
“Para a Pfizer, é uma grande honra e privilégio receber, pela 13ª vez, o Prêmio ‘Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas’. Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo ao comunicar temas tão desafiadores como aqueles ligados à saúde, que se tornou a grande pauta mundial dos últimos anos. Ao mesmo tempo, também recebemos essa honra com imensa responsabilidade, comprometidos com o combate às fake news e disseminando informações confiáveis, que podem empoderar as pessoas em suas decisões de saúde. Ao unir esforços e cooperar com aqueles que, como a Pfizer, também buscam a verdade dos fatos como protagonista dos diálogos, temos a chance de potencializar a força da informação qualificada, de forma que ela possa alcançar e transformar a vida de um número cada vez maior de pessoas, seja no âmbito individual, balizando comportamentos ligados à saúde, ou na esfera coletiva, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas."
Cristiane Santos
Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da Pfizer Brasil
Edit Content
“Esse reconhecimento nos enche de orgulho, pois valida a construção e manutenção de relações baseadas no respeito e na parceria entre a imprensa e a divisão brasileira da Arcos Dorados. O trabalho realizado pelos jornalistas é fundamental para a transformação da sociedade e receber a confiança desses profissionais durante nossas trocas diárias é extremamente valioso para a companhia e nos encoraja a continuar comunicando com transparência.”
Mariana Scalzo
Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados
“Para nós é uma honra sermos premiados novamente na pesquisa das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas no segmento de Agronegócio. Agradecemos o reconhecimento e seguiremos comunicando e respeitando a valiosa relação com a mídia”
Daniela Barros
Diretora de Comunicação Corporativa da divisão agrícola da Bayer no Brasil
“Figurar como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas é um indicativo de que ao disponibilizar informações com qualidade e relevância, sempre de forma cordial e solicita, coconstruímos conteúdos relevantes aos leitores. E esse reconhecimento reafirma o compromisso da Boehringer Ingelheim em promover o acesso à saúde em todo o país por meio de um relacionamento com troca, transparência e confiança junto aos profissionais de imprensa”
Bruno Zani
Gerente de Comunicação Corporativa na Boehringer Ingelheim
“Receber o reconhecimento de jornalistas de todo o Brasil demonstra que o nosso compromisso diário em estabelecer uma comunicação relevante e transparente com a comunidade via imprensa é importante para o nosso negócio, para o desenvolvimento da sociedade e de que estamos no caminho certo. É uma honra poder participar de um prêmio como esse. É uma relação pautada no profissionalismo e confiança, no qual compartilhamos serviços, conhecimento e informações de qualidade por meio de parceiros essenciais nesse processo!”
Carolina Cezar
Coordenadora de Comunicação Corporativa da Cruzeiro do Sul Educacional
"A Eletrobras saúda a plataforma Negócios da Comunicação pela longevidade e relevância da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, uma iniciativa de fundamental importância para valorizar a transparência nas organizações. Para nós, receber este reconhecimento é sempre motivo de alegria, por denotar o sucesso de nossos esforços na construção de um relacionamento sólido e profícuo com os veículos e os jornalistas que cobrem o setor elétrico"
Renata Petrocelli
Superintendente de Comunicação da Eletrobras
"Na Intel, sabemos da importância do jornalismo e somos gratos àqueles que se comprometem a defender a ética, informação e a liberdade diariamente. O seu papel nunca foi tão importante como hoje em fazer um mundo melhor, além de ajudar no combate às Fake news e transformar a sociedade através da investigação e da transparência. Ser reconhecida entre as Empresas Que Melhor Se Comunicam com Jornalistas fortalece o trabalho da Intel como uma empresa que canaliza sua energia para mudar a vida das pessoas e reafirma nosso compromisso em entregar informação e tecnologia que mudam o mundo. Construindo o futuro e melhorando a vida das pessoas por meio da inovação apoiada pelo jornalismo."
Carolina Prado
Gerente de Comunicações na Intel para América Latina
“Figurar entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é para nós algo muito significativo. Como uma empresa que tem o propósito de levar saúde e cuidado para as pessoas, batalhamos diariamente pela confiança de nossos consumidores e acreditamos que a imprensa possui um papel fundamental nesse processo. Reconhecemos a essencialidade e a importância do trabalho jornalístico e temos profundo respeito e admiração pelos profissionais do ramo”.
Priscilla Barone
Head de Comunicação e Public Affairs da Johnson & Johnson Consumer Health Brasil
“Valorizamos muito a qualidade do relacionamento do nosso time de Comunicação Corporativa com a imprensa, para fornecer todas as ferramentas adequadas para que eles possam realizar um bom trabalho. Entendemos que temos um papel fundamental nessa equação empresa e jornalistas, e seguimos sempre buscando aperfeiçoar nosso trabalho, tanto no dia a dia quanto em nossas ações e eventos. Ficamos muito honrados com este reconhecimento porque ele é resultado da opinião da imprensa de todas as regiões do Brasil, além de ser um dos prêmios mais respeitados do país”.
Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil
"Recebemos com alegria o reconhecimento, por mais um ano, de NIVEA estar entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas! Valorizamos a transparência e a aproximação com a imprensa, que tem um papel tão importante na construção de um mundo mais informado e conectado. Estamos felizes em saber que nosso trabalho foi reconhecido e que, dessa forma, podemos compartilhar nossa jornada de propósito, nossos valores e nosso cuidado em forma de ações e de produtos. Esse prêmio representa para nós a continuidade de um trabalho que desempenhamos com o mesmo carinho que cuidamos da pele de milhões de pessoas no Brasil e no mundo!"
Rachid Antun
Grouper de Marketing da NIVEA
“É com muito orgulho que recebemos pelo oitavo ano consecutivo o reconhecimento como uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas. Tem sido muito gratificante participar do evento de premiação com a presença de excelentes profissionais da comunicação. Para a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, manter um relacionamento de transparência e respeito com a imprensa sempre foi uma prioridade. Para realizar essa tarefa, contamos com porta-vozes que valorizam o nosso trabalho de divulgar as atividades e operações da empresa e atender as demandas dos jornalistas. Eles nos apoiam diariamente para que as informações da empresa sejam disseminadas com qualidade e agilidade.”
Luciane Nogueira
Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay na América Latina
“A imprensa está no centro de nossa estratégia, pois entendemos que este é um pilar fundamental da democracia. Dessa forma, nos comprometemos a estreitar um relacionamento ético e profissional, e a fornecer conteúdos transparentes, confiáveis e com qualidade técnica. Ao apoiar o trabalho árduo e diário dos jornalistas, a Vivo colabora para ajudar a sociedade brasileira a entender o mundo em transformação por meio do trabalho jornalístico bem apurado, checado e contextualizado.”
Elisa Prado
Diretora de Comunicação Corporativa da Vivo
“É uma grande honra para nós, do time de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, receber pela 12ª vez o troféu ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’ na categoria ‘Mobilidade’. A Volkswagen foi premiada em todas as edições da pesquisa e esse reconhecimento da imprensa revela que a nossa estratégia segue o caminho certo. Trabalhamos com paixão e foco total nas necessidades dos jornalistas para oferecer uma comunicação cada vez mais ágil, digital, próxima das pessoas e que evolui juntamente com o jeito de comunicar. Também valorizamos e reconhecemos a importância do trabalho da imprensa, que leva as mensagens da nossa marca a todos os públicos. Aos colegas jornalistas, o meu muito obrigada e um convite: vamos seguir acelerando juntos!”
Silene Chiconini
Diretora de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen
“Ficamos muito honrados em sermos, mais uma vez, agraciados pela imprensa brasileira com o prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Em nome do time de Comunicação Corporativa e Marca da Votorantim Cimentos, agradecemos a todos os jornalistas que nos concederam seus votos. Para nós, esse é um importante atestado da qualidade do nosso trabalho, realizado por uma equipe animada e engajada, que ama o que faz. E também um estímulo para que sigamos nos desenvolvendo e evoluindo sempre, rumo a uma comunicação cada vez mais efetiva e transparente, sintonizada com as demandas da sociedade”.
Geraldo Magella
Gerente Geral de Comunicação Corporativa e Marca da Votorantim Cimentos
"Essa é a 10a vez que a Bunge recebe o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas e estamos muito lisonjeados, pois esta premiação reflete um trabalho diário e respeitoso que temos no relacionamento com a imprensa, tão importante na mediação do diálogo que temos com a sociedade. Estar nesta lista também é um reconhecimento dos sólidos valores da companhia, que se baseia em sempre fazer aquilo que é certo. Agradecemos à Plataforma Negócios da Comunicação por providenciar, via pesquisa, um importante termômetro do relacionamento com este público tão estratégico."
Roberta Correia
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Bunge para América do Sul
“Para a Pfizer, é uma grande honra e privilégio receber, pela 12ª vez, o Prêmio “Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas”. Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo ao comunicar temas tão desafiadores como aqueles ligados à saúde, que se tornou a grande pauta mundial dos últimos anos. Ao mesmo tempo, também recebemos essa honra com imensa responsabilidade, comprometidos com o combate às fake news ao lado dos comunicadores e disseminando informações de qualidade, capazes de empoderar as pessoas em suas decisões e cuidados de saúde”
Cristiane Santos
Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil
“A Ultragaz tem uma trajetória marcada pela acessibilidade a matrizes energéticas eficientes e inovadoras, ao longo de seus mais de 85 anos de história. Durante toda a sua história a empresa trabalhou, trabalha e trabalhará para levar aos jornalistas e veículos de comunicação brasileiros informações essenciais sobre o mercado, o impacto de fontes limpas e seguras na qualidade de vida das famílias brasileiras, além de dados relevantes sobre a transição energética vivida pelo Brasil, de forma ética e transparente. Ao longo dos últimos anos, vivenciamos marcos importantes para a companhia: definimos um novo posicionamento, colocamos nossas pessoas no centro das decisões, investimos em inovação e ampliamos nosso portfólio para prover diferentes soluções em energia para as diversas necessidades de nossos clientes. Como parte da transformação da empresa, a Ultragaz tem buscado implementar tecnologias, assim como novos modelos de negócio e diferenciais em sua operação. Nosso propósito é usar nossa energia para mudar a vida das pessoas. E por isso temos orgulho do relacionamento e proximidade aos mais de 11 milhões de clientes residenciais e 60 mil empresários em todo o País. Estamos onde e quando os consumidores mais precisam durante sua jornada de compra, investindo fortemente na multicanalidade, seja pelo App Ultragaz, WhatsApp, Website, garantindo a entrega por meio das nossas revendas espalhadas por todo o País”.
Aurelio Ferreira
Diretor de Marketing e Experiência do Cliente da Ultragaz
“Ser reconhecida como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas é algo extremamente relevante para a Coca-Cola Brasil, principalmente porque a transparência tem sido a base deste diálogo, construído ao longo de mais de oito décadas. Como companhia, sabemos que temos um papel visível e proativo na proposição e realização de mudanças positivas para o mundo, e acreditamos que podemos fazer a diferença, inclusive ao utilizar o nosso poder de relevância e influência em diversas esferas sociais. Entendemos que a comunicação tem um papel importantíssimo nesse contexto, por ser uma ferramenta poderosa e transformadora, e ter as portas abertas para o diálogo com a imprensa é imprescindível para colocarmos em prática o nosso propósito de ‘Refrescar o mundo e fazer a diferença’”.
Daniela Valverde
Head de Comunicação Corporativa para Brasil e Cone Sul na Coca-Cola América Latina
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“É uma honra para a Ultragaz receber este reconhecimento. Realizamos um trabalho diário para seguir com o propósito de ser uma empresa que usa sua energia para mudar a vida das pessoas. Desenvolvemos produtos e serviços inovadores que ultrapassam o uso comum do GLP e garantem mais sustentabilidade para a sociedade. Nós criamos soluções em energia para diferentes segmentos gerando maior eficiência, produtividade e sustentabilidade para o negócio dos nossos clientes. Estamos sempre dispostos e preparados para proporcionar uma experiência completa ao consumidor e essa conquista é mais um reflexo de que estamos no caminho certo. Manter essa troca com a imprensa faz parte da nossa estratégia de comunicação e possibilita um maior desenvolvimento do setor.”
Aurélio Ferreira
Diretor de Desenvolvimento da Ultragaz
“Ficamos felizes porque esse prêmio reconhece a comunicação ética e transparente da LATAM. Temos ampliado a presença de nossas mensagens, diversificado porta-vozes, alcançado mais audiência por meio da imprensa regional e das novas mídias e ainda posicionado a LATAM como protagonista de causas como o combate à pandemia. Em conjunto com uma narrativa estratégica, essas ações ajudam a LATAM a ser percebida nas reportagens como empresa que gera valor para o Brasil, influencia positivamente o setor e ressurge da maior crise mundial da aviação cada vez mais ágil, eficiente e sustentável.”
Bruno Espinoza
Coordenador de Relações com a Imprensa da LATAM Brasil
“Ficamos muito felizes com essa conquista, que significa que nossos esforços para apoiar a imprensa tem sido bem recebidos. Desde que a Covid-19 surgiu, tornou-se ainda mais evidente a importância da atuação da imprensa para salvar vidas e de companhias como a Pfizer, que buscam trazer inovações que respondam às urgentes demandas que temos na área da saúde. Reforçamos o nosso compromisso com a imprensa e com uma atuação pautada por informações com credibilidade, baseadas em dados científicos, que combatam fake news e que ajudem nossa sociedade a estar cada vez mais bem informada.”
Cristiane Santos
Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil
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"O ano de 2020 dispensa comentários. Certamente foi o mais desafiador que já passamos, aquele que nos fez repensar, rever e reinventar tudo que conhecíamos sobre comunicação e marketing. Quem estava mais preparado para as adversidades, tinha planos prontos e testados de continuidade de negócios, fluxos consolidados de gestão de crise e políticas inovadoras de RH, como a prática de home office e home work, conseguiu ser mais veloz nas adaptações necessárias. A SulAmérica faz parte desse time de empresas que olham sempre para o futuro e ter sido reconhecida mais uma vez pela Negócios da Comunicação nos dá orgulho e combustível para seguirmos em frente. Em nome da companhia, agradeço a premiação de 2020!"
Thaís Arruda
superintendente de comunicação institucional e relacionamento com a imprensa da SulAmérica
"Sendo responsável pelo segmento de turismo, para nós receber um prêmio num cenário tão conturbado, foi uma injeção de ânimo e motivação, tanto para mim pessoalmente, quanto para meu time. Premiar os jornalistas do setor também foi muito empolgante, pois sei dos esforços que eles fazem para manter o turismo relevante no país, mostrando os aspectos positivos do país, ajudando as pessoas a selecionarem onde passarem suas férias, lua de mel, aniversários, curtirem lazer, trabalho, sozinhas, acompanhadas, e com respeito acima de tudo, e segurança."
Antonietta Varlese
vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul
"Num ano tão atípico como foi 2020, a AkzoNobel remou contra a maré: a companhia manteve o seu programa de colaboração e inovação com as startups, inaugurou um escritório que materializa o propósito da empresa e iniciou um novo caminho de relacionamento com os seus colaboradores que oferece opções de escolha relacionadas a forma de trabalho. Todo esse esforço se refletiu na comunicação. A exemplo de anos anteriores, a estratégia da AkzoNobel envolveu a produção de conteúdo relevante e customizado, trazendo dados e informações adequados a cada um dos veículos. Mais do que nunca, os jornalistas precisam de pautas assertivas e de impacto para os seus públicos. A imprensa reafirmou a sua importância durante a pandemia e o nosso relacionamento com esses profissionais foi estreitado no período justamente por meio de uma comunicação feita sob medida para cada um deles. Tivemos resultados muito positivos em 2020 – a conquista do prêmio é um deles - e esperamos repeti-los neste ano."
Karen Watanabe
Gerente de comunicação da AkzoNobel para a América do Sul
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“Trabalhar com comunicação é um trabalho árduo, muitas vezes, de formiguinha, e é muito gratificante ver essa atividade reconhecida pelo mercado”, diz. A MRV, premiada pela quarta vez, ressalta a importância do reconhecimento. “É uma honra receber um prêmio como esse”
Simone Maia
Gestora de comunicação na MRV Engenharia
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"Para a MRV ser reconhecida pelos jornalistas como um empresa que se comunica bem é muito gratificante, uma vez que ao longo dos 38 anos de história da companhia sempre trabalhamos com transparência e com agilidade construindo um relacionamento sólido com os veículos de imprensa."
Simone Maia
Gestora de Comunicação da MRV Engenharia
"Um prêmio voltado para a área de comunicação é de suma importância pois reconhece o trabalho dos comunicadores que atuam dentro das organizações. Num momento em que a sociedade caminha rapidamente para a valorização da economia da reputação, iniciativas como essa referendam as nossas diretrizes que valorizam o diálogo e a transparência como premissas essenciais para o relacionamento com os públicos de interesse. "
Fernando Café Carvalhaes
Gerente geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil
"Esse reconhecimento demostra que estamos no caminho certo, ou seja, reforça que o trabalho executado até aqui contribuiu de alguma forma para facilitar a intensa rotina dos jornalistas. Com redações cada vez mais enxutas, sabemos o quão importante é estabelecer um relacionamento próximo e, consequentemente, garantir a objetividade e transparência desejadas pelos profissionais da área. Bom saber que tivemos êxito nessa dinâmica."
Miguel Jimenez
Gerente de Comunicação Integrada da BRF
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"Nosso papel é importante na disseminação do plano para o público interno e, no reposicionamento da imagem da marca externamente"
Marcelo Zappia
VP de Recursos Humanos - Marfrig
"A executiva ressalta a importância do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas: “Consagra o empenho da Monsanto em estabelecer bom relacionamento com os jornalistas e levar uma mensagem transparente. Trata-se de um canal fundamental para divulgação do nosso papel perante a sociedade, que é o de produzir cada vez mais alimentos, com menos recursos e melhorando a vida das pessoas"
Silene Chiconini
Executiva de Comunicação - Monsanto
"Mais do que atender bem, agilidade é fundamental, bem como oferecer conteúdo relevante. Objetivo é contribuir cada vez mais com a mídia, com disponibilidade de porta-vozes "
Roberta Correia
Gerente de Comunicação Corporativa - Bunge
"É importante destacar que em todos os momentos dessa história passada e atual, a estratégia de comunicação com a imprensa foi de extrema responsabilidade e transparência, numa relação de mútua confiança, reconhecendo que a mídia é porta-voz da sociedade"
Celio Galvão
Gerente de Imprensa - FORD
"Temos uma difusão permanente de press-releases, fotos e vídeo-releases, enviados por e-mail aos jornalistas e disponíveis em nosso site. Desenvolvemos ações especificas para eventos de grande repercussão, como um novo lançamento. Nessa ocasião, preparamos um workshop de lançamento, com apresentações minuciosas dos aspectos tecnológicos e mercadológicos do veículo. Fazemos repetidas sessões, considerando mídias diferentes"
André Senador
Diretor - Volkswagen
"Foi uma das pioneiras do Pro-Alcool nos anos 1970; passou por transformações grandes nas últimas duas décadas e, nos últimos anos, decidiu investir novamente em uma estratégia de relações públicas voltada para a maior difusão de informações sobre o seu negócio e a valorização de sua imagem"
Guilherme Pena
Gerente de Comunicação Corporativa - COPERSUCAR
"Nossa estratégia era firmar a marca Raízen, ser reconhecida como empersa do setor de energia integrada e como um dos maiores faturamentos do País. Os três anos de conquista do Prêmio para nós foi uma grande surpresa, por ser uma empresa muito jovem. Mas mostra que estamos no caminho correto. Entendemos que não podemos parar, precisamos estreitar cada vez mais o relacionamento com os jornalistas, e em especial, inovar. E inovar significa saber o que o jornalista quer, levar temas que são do interesse dele e da sociedade "
Regina Maia
Diretora de Comunicação - RAÍZEN
"É interessante perceber a diferença do relacionamento com jornalistas: até 2010, não havia interesse e uma entrevista para um veículo importante era uma ‘vitória’ para a equipe. À medida que aumentamos nossa interação com a imprensa, por meio de sugestões de pauta, entrevistas e encontros de relacionamento, e a companhia passou a se destacar no mercado de ações e na qualidade do ensino das unidades, apresentando ótimos resultados financeiros, operacionais e acadêmicos, o contato com a imprensa aumentou exponencialmente"
Patrícia Abreu
Diretora de Comunicação - KROTON
"A relação com os jornalistas era esporádica. Passamos a falar constantemente com eles, fizemos ações para aproximar a AOC da mídia, levamos os executivos para participar de ações de relacionamento. Enfim, nos apresentamos enquanto empresa e nos colocamos à disposição"
Bob Lambermont
Vice-presidente - AOC
"Ao longo do último ano, o Grupo Energisa tem repensado sua área de Comunicação e Marketing e implementado novas metodologias de trabalho, de forma a permitir uma atuação mais integrada e estratégica. Trenar gestores, e equipes de Comunicação, estabelecer comitês quinzenais de imprensa, e definir novas diretrizes de atuação com a imprensa, são apenas alguns exemplos de iniciativas que buscam reposicionar nossa função. E o Prêmio vem justamente para nos mostrar que estamos no caminho certo. É extremamente gratificante receber esse reconhecimento pelo nosso relacionamento com a imprensa, principalmente porque é fruto da votação dos próprios jornalistas"
Luciana Teixeira
Gerente de Comunicação e Marketing - ENERGISA
"Apoiamos diversas áreas de negócio da companhia (de medicamentos para tratar doenças complexas, como câncer, tabagismo, depressão, até produtos sem prescrição, como multivitamínicos, analgésicos e nutricosméticos), buscando desenvolver e implementar planos e ações de comunicação que transmitam nosso compromisso com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida das pessoas"
Cristiane Santos
Gerente de Comunicação Corporativa da Pfizer
"O atendimento à imprensa está hoje consolidado e é marcado por alguns pioneirismos e reconhecimentos, entre os quais citamos, com orgulho, a citação nas quatro edições do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas. É a única empresa do setor financeiro presente em todas as premiações"
Omar Barreto Lopes
Gerente de Comunicação - BANCO DO BRASIL
"O jornalista é um dos principais públicos do HSBC pela credibilidade que têm junto à sociedade. O HSBC conhece a importância e respeita profundamente o trabalho dos profissionais de imprensa. Por isso, nossa equipe trabalha para construir e manter um relacionamento profissional com os jornalistas de todo o país. E esse prêmio mostra que essa é a coisa certa a fazer: tratar todos os jornalistas com respeito"
Júlio Gama
Diretor de Comunicação do HSBC
"O prêmio nos mostra que nossas ações devem ser orientadas no sentido de aperfeiçoar e ampliar a nossa capacidade atual de cumprir a missão: levar, com o máximo de transparência, as informações do banco para a mídia. Nosso desafio, assim, é oferecer as melhores informações sobre os serviços prestados pela instituição, não só com releases mas, também a cada contato e ao promover encontros de aproximação com porta-vozes"
Clau Duarte
Superintendente Executiva de Comunicação Externa - SANTANDER
"O tetra é resultado do esforço que a JBS tem feito ao longo dos últimos anos, e a imprensa reconhece que esse trabalho vem sendo satisfatório. O desafio permanente é conseguir atender cada vez com mais agilidade e assertividade as demandas dos jornalistas, principalmente aqueles que estão fora dos grandes veículos. Só que a imprensa local também é importante, porque ela está acompanhando a realidade daquela sociedade em que a JBS está inserida de alguma forma com suas unidades de produção"
Alexandre Inácio
Assessor de imprensa - JBS
"A função é facilitar o acesso aos executivos da companhia, promover e defender a imagem corporativa e representar a companhia no segmento de atuação, agilidade no atendimento e transparências das informações são fundamentais"
Marcos Caetano
Gerente de Comunicação Corporativa - BRF
"A área evoluiu, assim como a comunicação lá fora. Não falamos apenas com jornalistas das redações tradicionais, mas com ampla gama de públicos externos. Nossa empresa dialoga o tempo todo com a sociedade, jornalistas, formadores de opinião e blogueiros, entre outros públicos, sempre com o objetivo de levar conteúdo relevante e transparente para nossos interlocutores. Nosso relacionamento com a imprensa é também um fruto de uma parceria de longa data com nossa assessoria de imprensa, a textual, dezoito anos"
Rodrigo Mourão
Gerente de Imprensa - Coca-cola
"A área vem ganhando relevância nos negócios por ser parceiro estratégico no desenvolvimento sustentável da PepsiCo e no gerenciamento e fortalecimento da reputação corporativa e a das marcas. Na época, havia adquirido globalmente a Quaker: foi um desafio de comunicação, em conjunto com outras áreas, estabelecer nova cultura organizacional e novos processos de alinhamento e engajamento dos funcionários, uma vez que novos negócios passaram a fazer parte da companhia, que se tornou multicategoria"
Regina Teixeira
Gerente de Assuntos Corporativos - PESPSICO
"Ações são desenvolvidas para atender com excelência os públicos – colaboradores, consumidores, clientes, formadores de opinião, imprensa. O relacionamento com os jornalistas é uma das prioridades. A parceria vem se fortalecendo nos últimos anos e nos garantiu essa importante premiação pela segunda vez. Com uma importância crescente, as mídias sociais chegaram para revolucionar a forma das empresas se comunicar. Nosso propósito é seguirmos sobre os pilares da transparência"
Emerson Neves
Coordenador de Comunicação - GRUPO Petrópolis
"A cobertura de imprensa é muito bem feita, no geral, pois grandes acontecimentos estão no radar da grande mídia e há veículos especializados. Pautamos agendas positivas de cursos regionais e esse tema tem despertado interesse das mídias dessas cidades"
Gustavo Delamanha
Diretor de Marketing do Makro
"Agregar valor às relações e à sua operação e, por esse motivo, busca disseminar sua cultura e missão em cada contato com seus diferentes públicos"
Nota da empresa Atacadão
"Um dos principais pilares do Assaí está na comunicação do processo de forte expansão da rede em diferentes regiões. Analisamos o cenário e planejamos divulgações respeitando as necessidades, particularidade e características locais. E contamos com assessorias de imprensa em cada Estado em que atuamos e que contribuem com a regionalização das pautas e divulgações"
Paula Pedrão
Diretora de Comunicação - Assaí
"A comunicação foi fundamental para o relacionamento com os mais diversos stakeholders envolvidos na criação de um novo centro de produção de automóveis"
Marco Antonio Lage
Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade - FIAT
"A comunicação é fundamental e desempenha papel estratégico na gestão dos negócios, sendo importante construir relacionamento baseado no respeito e na confiança"
Nota da empresa ABB
"A Dedini, empresa de 94 anos, genuinamente brasileira, ganhou pela primeira vez e vê na comunicação: “O papel de importância estratégica, uma vez que se consegue estabelecer vínculos com os diversos públicos, por meio da transparência e da disponibilidade possível. Os segredos são: Fazer uso, sempre da verdade; tratar a todos, mesmo em situações críticas, com educação"
Nota da empresa DEDINI
"Nosso perfil vem de um histórico low-profile, e temos trabalhado para mudar, por meio de um trabalho de comunicação, focado também em ampliar e estreitar o nosso relacionamento com a imprensa"
Ynara Anseloni dos Santos
Gerente de Marketing e Comunicação - VOITH
"Tivemos um grande marco que foi a mudança do nome ETH Bioenergia para Odebrecht Agroindustrial, e todas as ações executadas foram cruciais para garantir que nossos integrantes aumentassem o sentimento de pertencimento, além de disseminar a cultura Odebrecht de solidez e qualidade de serviços e produtos "
Andressa Saurin
Responsável por Comunicação Empresarial - ODEBRECHT
"Receber o reconhecimento dos jornalistas é muito importante par ao nosso negócios. Temos buscado alternativas de estarmos mais próximos divulgando as novidades da marca em primeira mão. Esse prêmio indica que os esforços valeram e que estamos no caminho certo, que vamos seguir com as iniciativas já adotadas e buscar novos formatos "
Ana Hochscheidt I
Gerente de Marketing da Olympikus - Vulcabras|Azaleia
"Nossa área de comunicação existe há trinta anos, entendendo que um de seus objetivos era estabelecer relacionamento sólido com os jornalistas que cobrem o setor, para estabelecer laços de confiança e facilitar a compreensão em torno das atividades desenvolvidas. Fazemos obras para grandes clientes, que tem impactos significativos para a população, e transtornos imediatos podem ser necessários para garantir melhor qualidade de vida. O fundamental é informar a população, missão para a qual a imprensa é parceira fundamental "
Antonio Carlos de Faria
Diretoria de Comunicação da Odebrecht Infraestrutura - ODEBRECHT
"Representa a sociedade e é sua voz em várias situações. Isso exige das empresas e dos próprios órgãos de imprensa – por seu papel social – extrema responsabilidade. As áreas de comunicação devem influir nesse processo de forma propositiva e esclarecedora, agregando informações que demonstrem o valor da iniciativa privada para o desenvolvimento da sociedade"
Nota da empresa QUEIROZ GALVÃO
"Trabalhamos para que toda a informação relevante seja de conhecimento público através da avaliação de cada veículo"
Rafael Ferreira
Coordenador de Marketing - FIBRAFORT
"Estruturamos uma agenda de imprensa que inclui os oito negócios do grupo e contempla treinamento de porta-vozes em três níveis de complexidade – crise, sensibilização e não porta-vozes – encontro de relacionamento com veículos, visitas aos negócios. Somos um grupo B2B que atua no segmento de infraesturura. A nossa função primordial é levar para os nossos públicos de interesse as informações relevantes sobre os negócios em que atuamos"
Angela Giacobbe
Gerente de Comunicação - WILSON SONS
"Este ano, começamos a realizar o atendimento internamente e notamos o quanto é importante para o jornalista falar com a empresa, de forma direta. Isso faz diferença e sabemos disso. O relacionamento que a Avon conquista a cada dia com a imprensa de beleza e corporativa é um dos ativos mais preciosos para que nós, que trabalhamos com este público formador de opinião, tão importante para a construção e fortalecimento da reputação da companhia e de nossa marca"
Simone Cotta
Diretoria de Comunicação - AVON
"Prezamos a ética, a transparência e a confiança em cada contato. E como ponto mais importante, consideramos o relacionamento personalizado e a experiência proporcionada como principal forma de comunicação com os jornalistas. Na área de Relações Públicas, tratamos a informação como bem intangível e a transparência na comunicação com todos os públicos, um diferencial. Buscamos manter as informações sempre atualizadas e divulgadas de forma clara, utilizando diversos canais de comunicação"
Bruno Montejorge
Gerente de Estratégia e Experiência de Marca - O BOTICÁRIO
"A comunicação com a imprensa precisa atuar como uma facilitadora do trabalho do jornalista, mas também como uma geradora de conteúdo de interesse para a mídia, além de auxiliar na gestão da imagem e da reputação da empresa. Ela é a voz da organização para diversos públicos externos, especialmente a imprensa"
Eduardo Motta
Gerente Nacional de Marketing - ESPM
"O marketing consegue reunir e alinhar as estratégias, seja com os jornalistas, alunos ou prospects. Conseguimos aperfeiçoar e ampliar os resultados das ações. Agora temos de manter o relacionamento com os jornalistas com excelente nível de transparência, efetividade e pontualidade"
Ana Paula Martins
Coordenadora de Relações com a Imprensa - Anhembi Morumbi
"Um bom relacionamento deve ser pautado pela transparência e qualidade da informação. Nós buscamos a aproximação da marca e levamos muito a sério o relacionamento com todos os seus públicos, independente de ser consumidor, fornecedor ou imprensa (independente de formato). Todos são responsáveis por interagir e retratar a marca Sony para um público diferente e, portanto, merece toda a nossa atenção"
Luciano Bottura
Gerente de Comunicação e Marketing - SONY
"Posicionar executivos como especialistas em diversos assuntos, posicionar a companhia como uma líder de mercado, boa empregadora, inovadora, inspiradora, com as melhores marcas e produtos. O segredo para o bom relacionamento é estar disponível quando ela precisa e não procurá-la quando nos interessa, é uma relação de mão dupla. Sempre que procuramos um jornalista temos algo relevante a compartilhar"
Thiane Loureiro
Gerente de Comunicação - WHIRPOOL
"Receber o prêmio é a sinalização de que nossos esforços para fortalecer o relacionamento com a imprensa, importante stakeholder de nosso mapa estratégico, estão no caminho certo. Sabemos que esse caminho deve ser alimentado ininterruptamente com ações que reduzam ao máximo a distância entre nossas operações e a mídia. E continuaremos abastecendo esses canais, deixando-os cada vez mais eficientes, buscando atender à expectativa dos jornalistas, com agilidade e transparência "
Mirla Maria Vaz Prieto
Gerente de Relacionamento com a Imprensa - AES BRASIL
"Eu diria que esse prêmio é um importante reconhecimento pelo trabalho que nós fazemos internamente, por toda a equipe, que consiste em estabelecer um forte relacionamento com a imprensa, de maneira bastante transparente, buscando credibilidade das informações e passando com bastante clareza, isso é o mais importante para nós. É uma honra receber essa premiação e agradecemos a toda a imprensa por esse reconhecimento"
Mauro Pascotto
Diretor - YPÊ
"O objetivo é dobrar de tamanho até 2020, diminuindo o impacto ambiental e aumentando o impacto positivo na sociedade. É também responsabilidade da área de comunicação zelar pela reputação das diferentes marcas que a Unilever possui, bem como transmitir a mensagem da companhia nos produtos que possuímos"
Renata Coltro
Gerente de Comunicação Externa - UNILEVER
"A comunicação atua para garantir que a imprensa receba informações relevantes e consistentes referentes à companhia e suas marcas, impactando assim seus diferentes públicos de interesse, e isso inclui consumidores, mas também colaboradores, fornecedores, entidades de classe, governo e sociedade. Ao mostrar à imprensa quem somos, nos mantemos na lembrança das pessoas, e em última instância, favorecemos a plena realização de nossa missão, que é prover soluções para vidas mais saudáveis e casas mais felizes"
Andrea Riepe
Gerente de Relações Externas - RECKITT BENCKISER
"Procuramos evolução constante de estratégias de comunicação para sempre estarmos alinhados com as mudanças na área, que são muito rápidas, por sinal. A tecnologia, por exemplo, foi um dos pontos que mais revolucionaram a área. Hoje, nos comunicamos também pelas redes sociais e trocamos experiências com blogs especializados. É a comunicação integrada, 360"
Chieko Aoki
Presidente da Blue Tree Hotels - BLUE TREE
"Nosso papel vai além de facilitar o acesso às fontes, de repassar informações e de representar a empresa. Os assessores de imprensa da CVC também são jornalistas com experiência em redações, então, entendemos a pauta em suas nuances e contribuímos ao máximo com nosso olhar jornalístico. Manter certo distanciamento, com o olhar sobre a pauta, colabora na formação e consolidação da credibilidade junto à imprensa"
Priscila Bures
Gerente de Comunicação Corporativa - CVC
"O nosso segredo não é bem um segredo, é um reflexo do DNA da empresa: o respeito pelo próximo, a busca pela paz nos relacionamentos e o compromisso com a verdade. É assim desde o relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e se estende até os jornalistas e o mercado. Todas as mídias são importantes para nós"
Eloi Khouri de Oliveira
Diretor de Marketing - FLYTOUR
"Sinaliza que estamos avançando certo e estabelecendo uma relação profissional e transparente com a imprensa, para facilitar o acesso da sociedade brasileira às informações relacionadas aos Correios. Ficamos muito satisfeitos em ver nossa eficiência na área da Comunicação apontada pelos jornalistas e sabemos que é um enorme desafio manter esse reconhecimento ano a ano"
Alexandre Case
Chefe do Departamento de Relacionamento Institucionais dos Correios
"Acessibilidade e proatividade costumam ser fatores, na nossa opinião, que ajudam no relacionamento com a imprensa. A área de Comunicação Externa tem como principal objetivo ser a ponte entre a Empresa e a mídia, agindo de forma transparente e ética. No entendimento da empresa, a imprensa tem papel relevante na construção de imagem e reputação, ao reportar fatos e iniciativas"
Nelson Salgado
VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade - EMBRAER
"Estamos assistindo a um período de grandes transformações na comunicação em geral e, na imprensa, esse processo é ainda mais intenso. Nossa política de relacionamento não visa somente a imprensa. Também conversamos com blogs e redes sociais, que se transformaram em fonte de consulta para os jornalistas e vice-versa. Por conta dessas variáveis, manter um bom relacionamento com a mídia, em meio a um ambiente volátil"
Gislaine Rosseti
Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade - TAM
"Ser solicito e atender as demandas de forma clara, correta, com agilidade e transparência. Todos os meios de comunicação são importantes para a companhia, claro que o alcance da televisão é muito maior do que uma mídia segmentada, mas para a Duratex, manter uma relação próxima e transparente com todos os veículos, sem distinção, é de suma importância"
Renata Braga
Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos - DURATEX
"Defendemos uma comunicação ágil, séria e transparente com os profissionais do segmento e é muito bom o reconhecimento dos nossos esforços"
Regina Ricci
Gerente de Marketing Corporativo - EUCATEX
"Nosso compromisso é com a clareza e a qualidade de informações, e essa preocupação estende-se por toda a companhia. Este prêmio é um estímulo para fortalecer mais a nossa comunicação – não só com a mídia – mas também com nossos diversos stakeholders. Para a Faber-Castell, agir de forma transparente é uma obrigação, e não um modismo. E para isso temos uma equipe de comunicação integrada para estabelecer e manter um relacionamento de respeito e confiança"
Elaine Mandado
Gerente de Comunicação Corporativa - FABER-CASTELL
"Entender o que o jornalista precisa, como atendê-lo da melhor forma possível e ir além, fornecendo as informações necessárias, executando ações, como por exemplo o agendamento de uma exclusiva com o presidente da empresa, são fatores que contribuem para o desenvolvimento e manutenção de um bom e produtivo relacionamento.” Gerente de Comunicação da Anglo-American, Pedro Borrego"
Pedro Borrego
Gerente de Comunicação da Anglo-American - ANGLO AMERICAN
"Seja no atendimento a um jornalista, seja em uma reunião com uma comunidade vizinha às nossas operações, o principal objetivo é fornecer informações claras e acessíveis, permitindo sempre a construção de relações de confiança "
Juliana Machado
Gerente Geral de Comunicação e Desenvolvimento - SAMARCO
"Objetivo é que a imagem da Irani, empresa ética, transparente e que cultiva a inovação e o pioneirismo nos negócios, processos e produtos, seja consolidada junto a públicos específicos e à sociedade como um todo"
Elaine Silva
Coordenadora de Comunicação - CELULOSE IRANI
"Estamos na trilha certa pra tornar a Ibema referência quando o assunto é, não só papelcartão, mas inovação, seriedade, reconhecimento dos colaboradores, cuidado com o meio ambiente, comprometimento com a comunidade, produtos de qualidade e agilidade"
Nota da empresa IBEMA
"Sabemos a importância da empresa se posicionar como fonte do setor de higiene pessoal e de manter um diálogo transparente com a sociedade"
Jefferson A. Correa
Gerente de Relações Públicas da Kimberly-Clark - KIMBERLY CLARK
"O foco estratégico, segundo a própria BP, é conduzir atividades (em águas profundas) de forma responsável, sempre investindo na melhoria contínua do desempenho operacional e na construção de relacionamentos sólidos com agentes da indústria"
Nota da empresa BP BRASIL
"É uma das poucas empresas que trouxe para dentro de seus processos esse conceito de trabalhar em tempo real, como uma agência de noticiosa. Foi um grande avanço e isso está sendo reconhecido pelos jornalistas "
Lúcio Mena Pimentel
Gerente de Imprensa de Comunicação Institucional - PETROBRAS
"As táticas vão desde a comunicação interna até mecanismos de engajamento com os stakeholders. No relacionamento com a imprensa, temos como premissa transmitir mensagens consistentes com foco estratégico, preservando sempre o diálogo, a coesão e o pronto atendimento"
Cristiana Brito
Diretora de Relações Institucionais - BASF
"Está focada na construção da reputação da marca como diferencial competitivo. O planejamento da comunicação corporativa leva em conta temas fundamentais e transversais: crescimento e geração de valor, pessoas, ética, sustentabilidade e inovação"
Daniela Grelin
Gerente de Comunicação Corporativa da Dow - DOW
"A proximidade com a imprensa, especialmente os veículos setoriais, são parte importante da estratégia de exposição qualificada, tão necessária à sustentabilidade de um bom ambiente de negócios. Relacionar-se de forma eficaz é uma necessidade"
Kleber Nogueira
Coordenador de Comunicação Externa - CAB AMBIENTAL
"Empresa pública que cuida de um serviço essencial e, mais que isso, é um monopólio, precisa entender que todos os veículos são importantes e tratar cada um deles como se fosse o mais importante de todos"
Henrique Bandeira de Melo
Superintendente de Comunicação Institucional - COPAZA
"Buscamos facilitar o acesso às fones, além de trabalhar as questões departamentais, tanto via assessoria de imprensa, quanto via ouvidoria. Nosso foco é o cliente, por isso investimos em comunicação para que as informações cheguem ao nosso público com agilidade e clareza"
Cláudio Brabo
Diretor Comercial e de Marketing - GOLDEN CROSS
"Encaramos diariamente – diz – o desafio de informar, em pautas proativas e reativas, a um leitor com pouco tempo e a um jornalista que tem muita pressa. Por isso, simplificar é a palavra de ordem"
Ranny Alonso
Gerente de Relações com a Imprensa da Amil - AMIL
"A comunicação construída contribuiu muito para a visibilidade do São Luiz na imprensa. Comunicar-se com todos os públicos – garante – é um dos pilares importantes na construção de uma reputação de respeito e credibilidade"
José Jair de Arruda Pinto
Diretor da Regional/SP da Rede d’Or São Luiz
"É tornar o relacionamento mais ágil e dinâmico para a nossa empresa e para o jornalista, sem esquecer, no entanto, que os jornalistas trabalham para os seus leitores, ouvintes ou telespectadores e não para a Mapfre. Entendemos que falar com a imprensa é uma espécie de prestação de serviços à sociedade, o que significa que todos os nossos porta-vozes precisam se esforçar para solucionar as necessidades dos profissionais de imprensa. O segredo é entender as necessidades dos jornalistas. Compreender as pautas e transmitir com clareza aos executivos, respeitar os prazos estipulados e procurar ajudá-los da melhor forma"
Wilson Toneto
Presidente da Mapfre Seguros - MAPREF
"O importante é o equilíbrio em uma relação franca. Claro que defendemos a empresa, temos interesse em boas divulgações, mas fazemos isso dentro da ética jornalística, conhecendo bem o funcionamento das redações. Sabemos identificar o que é notícia"
Gabriela Ortiz
Diretora de Comunicação e Marketing - CAIXA
"O processo culminou em um dos maiores projetos de comunicação da Liberty, que hoje tem mais de 620 mil seguidores no Facebook, 11 milhões no YouTube e, entre janeiro e agosto, conquistou 400 inserções de matérias na imprensa, com temas ligados ao patrocínio e campanhas durante a Copa do Mundo"
Karina Louzada
Superintendente de Marketing - LIBERTY
"Articular internamente e compartilhar as informações da empresa para seus públicos de relacionamento. A busca pela excelência empresarial passa, também, pela forma como a empresa se comunica com os seus diversos públicos. Sem dúvida, facilitar acesso às fontes, promover ou defender a empresa e representar a empresa na comunicação com esses públicos são funções dessa área, hoje imprescindível no universo corporativo "
Luiz Antonio Rossi
Gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade - ARCELOMITALL
"Acreditamos que assessores de imprensa e repórteres não são paradoxos quando se há franqueza, profissionalismo e o reconhecimento da importância de ambos nesse processo de construção social, que é a notícia. Acreditamos que o ativo fundamental está na construção de relacionamentos pautados pela isenção e pela credibilidade. Quando esta ponte é pavimentada, a interlocução com a imprensa torna-se naturalmente mais ágil e assertiva "
Maria Lígia Costa Reis Dutra
Gerente de Comunicação Corporativa - USIMINAS
"O prêmio tem extrema importância, à medida que nos fornece um termômetro sobre a qualidade de nosso trabalho ao realizar uma pesquisa com tamanha amplitude, ouvindo jornalistas de diversas regiões do Brasil. Com a experiência dos profissionais da equipe de comunicação vamos seguir buscando aprimorar e garantir a proximidade com os jornalistas no Brasil e no exterior, especialmente nas regiões onde a Gerdau possui plantas industriais"
Lúcia Ribeiro
Gerente de Comunicação e Relações com a Imprensa - GERDAU
"Temos o compromisso de nos comunicar sempre com nossos diversos públicos de interesse, gerando conteúdo relevante e adequando forma e linguagem. Comunicar é um valor para nós, e o prêmio demonstra que estamos traçando um caminho bem estruturado"
Francisco Blagevitch
Superintendente de Marketing e Relações Institucionais - ALGAR TECH
"Esse planejamento passou a contar com objetivos claros de relações com a imprensa de curto, médio e longo prazos. A partir daí, passaram a ser construídos planos táticos trimestrais que priorizam resultados qualitativos. Também trimestralmente avalia-se se os objetivos estão sendo alcançados e se são necessários novos ajustes de rota "
André Frederico
Diretor de Desenvolvimento Corporativo - TIVIT
"A Algar Telecom sempre teve uma área para cuidar da comunicação, se relacionar com a imprensa. Hoje, além da propaganda, publicidade, digital, interna, a área de relação com imprensa conta inclusive com apoio da FSB Comunicações "
Cristiana Heluy de Castro
Coordenadora da Assessoria de Comunicação, Marca e Sustentabilidade - ALGAR TECH
"Como processo contínuo, pois todos os dias somos desafiados a descobrir novas formas de trabalhar, repensando processos e fluxos e incorporando ideias, e por isso o prêmio é importante reconhecimento "
Marcelo Miguel
Diretor Executivo - EMBRATEL
"Os jornalistas são profissionais exercendo seu ofício, antes de serem formadores de opinião. Buscamos auxiliá-los no que for preciso, com agilidade e clareza. Entendemos que esse prêmio veio endossar nossa estratégia e vamos seguir nessa linha"
Nota da empresa NET
"Acreditamos que estamos começando, aprendendo e vislumbramos longo caminho pela frente. O prêmio nos mostra que estamos no caminho certo. Temos muitas ideias para colocar em prática, estudamos os momentos da companhia, da imprensa e esperamos desenvolver um trabalho ainda melhor no próximo ano"
Roberta Morelli
Gerente de Divisão Marketing da Marisa
"Comunicação Institucional, Endomarketing e Comunicação de Moda. Alinhadas e integradas, otimizam a comunicação, que resulada em agilidade para os stakeholders, pois cada público possui particularidades e canais diferenciados. O prêmio nos deixa imensamente felizes, pois os jornalistas são conhecidos por serem detalhistas, exigentes e críticos, sendo assim, é uma honra pra nós"
Evelyn Gardenia Kojikovski
Gestora de Marketing Corporativo - MALWEE
"O prêmio é de grande importância, é reflexo de que nosso trabalho e esforço vem sendo eficaz. E representa um desafio de nos mantermos sempre bem avaliados, garantindo a continuidade de um trabalho sério e comprometido"
Juliana Bueno
Gerente de Marketing da Trifil - TRIFIL
"Estamos em constante busca de melhorias, por meio de alinhamentos, análises de indicadores e de novos recursos que nos possibilitem acompanhar as tendências de Comunicação"
Nota da empresa MAGAZINE LUIZA
"Em 2013, passamos a trabalhar com a imprensa regional: se inauguramos uma loja no interior de Minas, iremos conversar com seus principais veículos sobre nossa proposta de valor, objetivos e características de nossas marcas"
Lilian Kao
Gerente de Comunicação e Sustentabilidade - DROGA RAIA

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