Lançamento amanhã: O papel da comunicação no ESG e na reputação corporativa

ESG e comunicação para o desenvolvimento sustentável: o caso da transformação das marcas de automóveis, novo livro de André Senador, será lançado dia 29 na Livraria da Vila do Shopping Morumbi

O ESG ( sigla do ingles Environmental, Social, and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português), e as práticas de Diversidade e Inclusão, chegaram para ficar no mundo corporativo. A crescente expectativa da sociedade por posturas mais humanas, inclusivas e sustentáveis tem levado organizações a repensarem seus propósitos e estratégias. Os benefícios são muitos, inclusive aumento da produtividade e da lucratividade. Para tratar desse assunto, e o papel da Comunicação Corporativa em disseminar internamente essa prática, o jornalista e consultor André Senador acaba de lançar o livro “ESG e comunicação para o desenvolvimento sustentável: o caso da transformação das marcas de automóveis” (Editora Appris). A obra discute como a sustentabilidade passou a ocupar um lugar central na construção e preservação da reputação corporativa.

O título oferece uma reflexão sobre a integração entre comunicação, sustentabilidade e gestão corporativa. A obra demonstra como o fortalecimento dos pilares ESG, a partir de um propósito claro, contribui para o desenvolvimento de relações mais consistentes e humanizadas entre marcas, sociedade e meio ambiente.

O autor. PhD em Comunicação e executivo C-Level, é um grande especialista no tema e foi executivo de comunicação de diversas empresas automotivas e atualmente atua com consultoria própria, a Perennial Reputação, Imagem e Comunicação. Participou como speaker em vários Fóruns de ESG e Diversidade & Inclusão promovidos pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação.

André Senador: sustentabilidade como parte da estratégia, da cultura e das decisões do dia a dia

“O livro é resultado de um programa de doutorado que eu concluí em 2024, cuja tese procurou mostrar que ó sobreviverão com as novas exigências do mercado as organizações que estiverem preparadas para transformar a sustentabilidade em um propósito estratégico. E  ainda incorporar os pilares do ESG como forma de trabalhar esta cultura dentro das organizações e nas suas relações com seus stakeholders”, explica Senador. “Talvez o momento mais desafiador desse trabalho tenha sido desenvolver essa pesquisa com as indústrias montadoras de automóveis do Brasil, que eu usei como exemplo dessa transformação organizacional que as empresas precisam fazer no mercado”.

A obra parte do entendimento de que integrar a sustentabilidade como propósito corporativo estratégico
deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade para marcas e empresas que desejam estar alinhadas ao novo cenário social. Nesse contexto, o autor destaca a importância do desenvolvimento de processos genuínos de empatia com as pessoas e com o meio ambiente, capazes de promover relações mais humanizadas com os diferentes stakeholders.

Com base em uma pesquisa sobre as marcas de automóveis no Brasil, o livro analisa o papel da comunicação e da adoção das dimensões ESG — Ambiental, Social e Governança — na forma como as organizações constroem e mantêm sua reputação. O estudo evidencia como práticas sustentáveis e estratégias de comunicação alinhadas ao ESG impactam diretamente a percepção pública das marcas.

André Senador também é conselheiro da Aberje e autor de outro livro, Nomofobia 2.0, sobre as tecnologias digitais de comunicação.


O livro já está em pré-venda na Amazon. O lançamento acontece em 29 de janeiro, na Livraria da Vila do
Shopping Morumbi. Garanta já seu exemplar!

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email