Relações Pública buscam abordagem transversal e estratégica

Bernardo De Felippe Júnior, presidente da ABRP/DF fala sobre os desafios e o futuro da comunicação corporativa

O mercado global de relações públicas tem demonstrado um crescimento nos últimos anos. De acordo com o “Relatório do Mercado de Relações Públicas 2025”, espera-se que o setor alcance US$ 112,98 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual de 6,1%. Esse crescimento é impulsionado por fatores como a crescente complexidade do cenário midiático, a importância da gestão da reputação corporativa, a necessidade de comunicação em situações de crise e a crescente importância do engajamento com stakeholders.

Para falar sobre essas perspectivas, que são extremamente positivas, mesmo num contexto de mudanças e incertezas globais, entrevistamos Bernardo de Felippe Júnior, presidente da Associação Brasileira de Relações Pública/DF. Ele adiantou algumas discussões que farão parte do 40º Congresso Interamericano de Relações Púbicas (Confiarp), que acontece semana que vem em São Paulo.

Um dos motores dessa transformação é a inteligência artificial (IA), que inaugurou uma nova era ao remodelar a forma como os profissionais de RP abordam seu trabalho. Desde a automação de tarefas rotineiras até a análise avançada de dados, a IA está redefinindo o setor, permitindo que os profissionais atuem de forma mais inteligente, rápida e eficaz. Todas essas tendências serão debatidas durante o Congresso, que visa discutir o futuro da profissão sob diversas perspectivas.

Entre os temas cruciais que são discutidos hoje no setor, destaca-se a importância das Relações Públicas Contemporâneas, com foco em uma abordagem transversal e estratégica em um ambiente dinâmico e complexo. Bernardo é um exemplo de transversalidade por sua formação interdiscipinar: ele é formado em Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade, e foi presidente da ABRP/DF por várias gestões. Também foi presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas – 6ª Região por dois mandatos eletivos. Atualmente é presidente da ABRP e membro da Comissão Organizadora do 40º Congresso Interamericano de Relações Públicas.

Outro assunto em voga é o papel do Advocacy e das Políticas Públicas. A Agenda 2030 e os critérios de ESG (Environmental, Social and Governance) também serão temas centrais, com o objetivo de entender como as Relações Públicas podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover práticas sustentáveis. O impacto da Inteligência Artificial nas Relações Públicas também é considerado, explorando como a IA está transformando a comunicação, o relacionamento com stakeholders e a tomada de decisões.

Qual a importância desse Congresso para o País?

A Confederação Interamericana de Relações Públicas – Confiarp é uma entidade sem fins lucrativos que reúne as organizações que exercem as atividades de Relações Públicas nos países da América Latina e Caribe. A
Confiarp promove o Congresso Interamericano de Relações Públicas a cada ano, em um país-membro, que é organizado por uma de suas entidades sediadas no país. No ano passado, o anfitrião foi o Chile e o Congresso (39º) foi realizado na cidade de Viña del Mar, quando se votou que o Brasil sediaria o próximo encontro. O último congresso realizado no Brasil foi em 2010, na capital Brasília.
Neste ano, a ABRP foi eleita com a finalidade de realizar o 40º Congresso Interamericano no Brasil,  com o apoio da Fundação Cásper Líbero. A Confiarp está vinculada ao processo cultural e socioeconômico da segunda metade do século passado na América Latina e Caribe. Desde sua criação vem contribuindo com o esforço e integração regional impulsionando a área de Relações Públicas como um fator de integração entre os países, as
organizações e seus públicos. A entidade cada vez mais tem procurado fortalecer a formação e o exercício profissional de Relações públicas nos países-membro.

As Relações Públicas desempenham um papel crucial não apenas na construção da boa imagem das empresas, mas também na condução de políticas que envolvem a preservação ambiental. As estratégias de comunicação podem ser ferramentas poderosas na sensibilização do público e na criação de parcerias que promovam a sustentabilidade, principalmente em setores ligados à proteção mineral e vegetal, onde o impacto ambiental é uma preocupação central. Além disso, as ONGs que atuam diretamente com comunidades locais também se beneficiam de uma comunicação eficaz, que reforça a transparência e a responsabilidade social.
É fundamental que as informações de Relações Públicas sejam constantemente atualizadas para refletir as especificidades do Brasil, dos países da América Latina e do Caribe . A preservação ambiental, por exemplo,
deve ser integrada ao currículo de formação para capacitar os futuros profissionais para lidar com desafios como a proteção de áreas alagadas e o auxílio no desenvolvimento de estratégias de comunicação que envolvem a
sustentabilidade.

As RPs, a comunicação corporativa, assumiram seu papel estratégico?

As estratégias de comunicação podem ser ferramentas poderosas na sensibilização do público e na criação de parcerias que promovam a sustentabilidade, principalmente em setores ligados à proteção mineral e vegetal, onde o impacto ambiental é uma preocupação central. Além disso, as ONGs que atuam diretamente com comunidades locais também se beneficiam  de uma comunicação eficaz, que reforça a transparência e a responsabilidade social.

A formação de comunicadores com um entendimento profundo das questões ambientais e regionais
contribuirá para uma atuação mais consciente e ética no mercado, ou que se refletirá positivamente em uma maior transparência das empresas nas suas manifestações públicas.

Como a categoria de relações públicas está organizada hoje?

A categoria de Relações Públicas, única da área de comunicação regida por uma lei federal (Lei 5.377 de 11/12/1967, regulamentada pelo Decreto 63.283 de 26/9/1968) está organizada com um Conselho Federal, com sede em Brasília, DF(criado pelo Decreto-lei 860 de 11/9/1969).
Cinco conselhos regionais, criados pelo mesmo decreto-lei estão sediados no Rio de Janeiro (jurisdição nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte,
Ceará e Piauí); em Belo Horizonte (jurisdição nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo); São Paulo (estados de São Paulo e Paraná); Porto Alegre (estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Brasília, DF (estados do
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia).
Esses conselhos federal e regionais são autarquias federais para normatizar e fiscalizar a profissão de Relações Públicas, além de registrar os profissionais aptos a exercer a profissão, egressos de uma instituição de
ensino superior reconhecida pelo MEC, com a rubrica Relações Públicas no Certificado de Conclusão de curso.
A profissão ainda tem várias associações que lutam para a divulgação e a valorização da profissão como a ABRP, Essa associação promove encontros, cursos, palestras e
Além dessas autarquias, a profissão conta com a Confederação Interamericana de Relações Públicas que tem organizações e profissionais de Relações Públicas como membros registrados. Os Conselhos Federal e Regionais de Profissionais de Relações Públicas, a Associação Brasileira de Relações Públicas e a Confederação
Interamericana vêm contando com profissionais dedicados, o que coloca os países na vanguarda da atividade na prática e no ensino, inserindo milhares de profissionais de Relações Públicas no mercado de trabalho.
Atualmente, novas lideranças estão surgindo e isto apenas comprova a necessidade do fortalecimento das entidades e a realização de ações que possam integrar a categoria e criar oportunidades de capacitação e geração de emprego. Os congressos promovidos pelas entidades são espaços que contribuem para dar mais visibilidade e oportunidade para os profissionais e os estudantes de Relações Públicas na busca de espaços nos mercados de trabalho.


A Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP) e a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) se unem para realizar o 40º Congresso Interamericano de Relações Públicas, dias 24, 25 e 26 de setembro de 2025 , das 08:30 às 18:00 Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, com o tema “Tendências e contribuições das Relações Públicas Contemporâneas” 

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