Com mais de 40 anos de docência na ECA, a professora e pesquisadora Maria Immacolata Vassallo de Lopes será homenageada pela Associação Espanhola de Investigação da Comunicação (AE-IC) no IX Congresso AE-IC, que será realizado em Múrcia, na Espanha, entre 28 e 31 de maio. A Associação seleciona figuras internacionais que têm se destacado nas pesquisas em comunicação para compor seu quadro de homenagens.
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA, Immacolata dedica-se a dois eixos principais de pesquisa: metodologia e epistemologia da comunicação, assunto sobre o qual ministra uma disciplina na pós-graduação, e o estudo das produções televisivas brasileiras, mais especificamente das telenovelas. “Com relação a esses dois eixos, eu tenho feito muito intercâmbio, diálogos com a América Latina e com Portugal e Espanha”, comenta a professora. Ela acrescenta que é importante promover esses diálogos entre a América Latina e a Península Iberoamericana devido à proximidade cultural e histórica entre as localidades.
Por meio do projeto Brasil na telenovela, telenovela no Brasil, criado na ECA nos anos 90, Immacolata foi uma das pesquisadoras pioneiras no estudo das ficções televisivas brasileiras e atualmente é diretora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) e coordenadora do Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (Obitel). “Ninguém estudava telenovela na USP. Era uma coisa não reconhecida (…), apesar de estar tanto na vida do brasileiro todos os dias.” Ela destaca a telenovela como um gênero muito latinoamericano na maneira de contar, sendo um dos maiores sucessos das emissoras de televisão.
Com um currículo extenso de pesquisas e livros sobre o assunto, Immacolata é reconhecida internacionalmente por seu trabalho nos estudos da comunicação. A docente conta que receber a homenagem internacional é uma grande honraria, não só para ela, mas também para a Escola.