Prumo: a pesquisa como instrumento de aprimoramento da cultura

Case destaque do 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, produzido pela Supera, ajudou a criar engajamento no Porto do Açu

O Porto do Açu, no Rio de Janeiro, é o único porto-indústria privado do Brasil e um dos maiores investimentos em infraestrutura no país: possui o quarto maior terminal de minério de ferro do Brasil; é responsável por mais de 30% das exportações brasileiras de petróleo; tem o maior parque térmico da América Latina; e abriga a maior base de apoio offshore do mundo.

O desafio da área de comunicação interna da Prumo, empresa de logística responsável pelo porto, foi entender a cultura em que está imersa os colaboradores locais para promover maior engajamento da equipe. O trabalho foi entregue para ser realizado pela Supera Comunicação.

Esse case foi um dos destaques do 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, cuja solenidade aconteceu dia 23 de abril, no Teatro do CIEE, em São Paulo.

Vitor Morais

Com o título “Pesquisa interna para a promoção da cultura organizacional da Prumo e da Porto do Açu, o case, é resumido por Vitor Morais diretor de Conteúdo e Planejamento da Supera Comunicação: “A pesquisa interna foi um longo processo de imersão, visitas técnicas, grupos focais e estudo de materiais institucionais para compreender o momento da cultura organizacional da Prumo e da Porto do Açu, com o objetivo revisar os canais de comunicação interna e planejar um ciclo de comunicação sobre a cultura desejada”.

O objetivo, ainda segundo o diretor foi “compreender as pessoas e suas percepções sobre cultura e comunicação para, só então, desenhar as soluções de comunicação interna. Portanto, a pesquisa tinha o objetivo de nos direcionar para caminhos mais certos, além de revelar oportunidades de comunicação, como momentos da rotina de trabalho das pessoas ouvidas e sugestões de melhorias para o mix de canais. O relatório de pesquisa é um mapa para nossa estratégia de comunicação”.

Toda a ação durou entre janeiro e setembro de 2023, envolvendo reuniões com toda a área de Comunicação Interna, Marketing e RH, além de escutas em profundidade com lideranças e colaboradores, mais grupos focais, totalizando aproximadamente 40 colaboradores, dos escritórios e das operações no porto.

Resultados

Os resultados foram grandiosos, pois atingiu 100% dos colaboradores da Porto do Açu e 79% da Prumo impactados pelos materiais da campanha. Além disso, foram implementadas cinco iniciativas definidas e implantadas para fortalecimento da cultura (como compliance, GPTW e ritos de celebração); 20 diferentes ambientações especiais instaladas nos espaços de trabalho para comunicação e reforço da cultura desejada.

Fernanda Corrêa

“O resultado é uma equipe mais participativa, colaborativa no atingimento das metas, mas, sobretudo, colaborativa entre si, ciente de quem somos como grupo e de onde queremos chegar”, confirma Fernanda Corrêa, analista de Comunicação e Imprensa da Porto do Açu, que complementa: “Com o diagnóstico da pesquisa, pudemos ter um mapa detalhado da percepção dos clientes internos sobre nossos canais e conteúdos trabalhados, o que nos dará um norte para uma comunicação mais assertiva, atendendo às especificidades de cada um, para um resultado ainda mais satisfatório”.

A respeito do Prêmio, Morais avalia que,  a iniciativa do PEMCC, “além de ser uma vitrine para excelentes soluções em tudo o que envolve as relações com colaboradores, é uma forma de desenvolver o nosso mercado corporativo, atualizando conceitos, ampliando reflexões e provocando para novos caminhos na comunicação”.

Fórum EMCC

 

José Luiz Ovando

José Luis Ovando, sócio-diretor da Supera Comunicação estará no 3º Fórum Empresas que Melhor se Relacionam com Colaboradores, que começa nesta segunda-feira (29). Ele será um dos speakers no painel “Comunicando a mudançaCI para apoiar e consolidar transições organizacionais”, dia 30 de abril, terça-feira, 18h31. O painel abordará “Como a Comunicação Interna pode facilitar mudanças organizacionais? Líderes de RH e especialistas analisam o papel da CI em aquisições, fusões, mudanças culturais, suporte aos líderes na comunicação, engajamento das equipes e avaliações de clima para ajustes eficazes”.

 


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