Bom jornalismo é essencial para um mundo corporativo melhor

O trabalho transparente e com rigor técnico feito pelos bons jornalistas continua essencial para promulgar a verdade e combater a desinformação

Por Silvina Seiguer

Como uma pessoa apaixonada pela minha profissão, muitas vezes me pego refletindo sobre o poder
da comunicação. Estar sempre em movimento, acompanhando as transformações e propondo novos
debates é algo que me fascina. Eu respiro comunicação e pensar em maneiras de aprimorar o nosso
campo de atuação faz parte da minha vida.

Sou Relações Públicas e minha trajetória profissional foi construída dentro de grandes companhias.
Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram: temos visto como o universo digital evolui todos os dias,
nos convidando a elaborar formas criativas de produzir conteúdo e de nos mantermos realmente
próximos de nosso público. Porém, uma coisa segue intacta: o bom jornalismo é insubstituível na
construção de reputação.

Em um cenário onde a desinformação contorce a realidade, a imprensa tradicional é uma das
maiores aliadas para dar credibilidade às iniciativas, sejam as lideradas pelo poder público, sejam as
impulsionadas pelas empresas. Nesse sentido, segundo o Edelman Trust Barometer 2023, pesquisa
anual de de confiança nas instituições, empresas e ONGs são as únicas instituições vistas como
competentes e éticas, o que eleva ainda mais a nossa responsabilidade de promover iniciativas em
prol da sociedade. Por mais que estejamos vivendo em uma época na qual muitas vezes as
convicções parecem importar mais do que os próprios fatos, é indiscutível para nós, comunicadores,
que o trabalho transparente e com rigor técnico feito pelos bons jornalistas continua essencial para
promulgar a verdade e combater a desinformação.

É por isso que, na Kimberly-Clark, construir um relacionamento sólido com a imprensa é uma
prioridade e um dos pilares que sustentam nosso propósito de promover um melhor cuidado para
um mundo melhor. Afinal, o que mais queremos como profissionais de comunicação é proteger a
reputação das marcas que representamos, sendo este o valor mais intangível e, ao mesmo tempo, o
mais importante para o negócio. Isso é ainda mais importante num contexto em que, segundo o
levantamento elaborado pela McKinsey & Company, os consumidores estão cada vez mais atentos
às ações das empresas e cobram por ética e responsabilidade socioambiental em cada um de seus
passos. Assim os meios jornalísticos nos ajudam a construir e proteger essa reputação, por meio de
credibilidade e confiança.

A estratégia da Kimberly-Clark para uma boa relação com a imprensa, que nos rendeu o Prêmio
Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas pelo quinto ano consecutivo, é tão simples
como primordial: repactuamos o nosso compromisso com a integridade e a excelência na
comunicação, transmitindo informações precisas de forma autêntica e clara. É uma via de mão
dupla: ao colaborar com os jornalistas, oferecendo novidades e dados, eles entregam de volta para
nós e para a sociedade novas histórias e maneiras de enxergar a realidade, abrindo caminhos para
contestar ideias que já não cabem no século 21.

Em parceria com a imprensa, que amplifica o nosso discurso, a Kimberly-Clark tem participado de
conversas importantes e inovadoras para melhorar o ambiente corporativo, como a necessidade de
mais inclusão, equidade e diversidade dentro das empresas e o que se pode fazer para um ambiente
de trabalho mais igualitário. Também fomos fonte de reportagens sobre impacto social e ambiental,
além de seguirmos convidando a sociedade a repensar preconceitos contra a incontinência urinária
e estigmas sobre menstruação, e apoiando as famílias com conteúdo fidedigno sobre saúde infantil.

Acreditamos que uma comunicação sólida e transparente, além de ser um serviço de utilidade
pública, é uma forma de cuidado. E para nós, o cuidado muda o mundo.

 

Silvina Seiguer, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Kimberly-Clark América Latina

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email