Imprensa pauta o tema da felicidade corporativa

3º Fórum de Felicidade Corporativa começa nesta segunda-feira e jornais ficam inspirados para fazer matérias sobre o tema

Nas semanas, e até dias que antecederam o 3º Fórum Felicidade Corporativa (dias 31/7 e 1/8) promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação, e Plataforma Melhor RH, diversas reportagens na mídia falaram do tema. Coincidência ou não, parece que o Fórum pautou as mídias, apesar dos jornais não citarem o evento, que teve divulgação antecipada, pré-evento, feita pela assessoria Advice. A Folha de S. Paulo publicou na edição de domingo (30) duas matérias. A primeira com o título “Finlândia, país mais feliz do mundo, indica banho gelado e care de rena para ser feliz”, A reportagem, de Ivan Finotti, de Madri, fala da saga da brasileira, que vive na Holanda, Laura Petrolino, que participou com mais 14 pessoas de diversos países do “Masterclass of Happiness (aulas de felicidade) que a Finlândia promoveu em junho, num resort, com as viagens pagas pelo governo. Os participantes tomaram banho gelado de manhã cedo, o que a brasileira disse que na hora é horrível, mas depois de 40 segundos o corpo fica anestesiado e a sensação é ótima. Ela disse que adotou o hábito todos os dias ao voltar a Holanda. Vegetariana, ela não experimentou a carne de rena, outro indicador finlandês para ser feliz. Mas destacou que o país não é consumista, as pessoas se vestem de roupas simples e grandes redes internacionais de fast food não deram certo lá.

Outra matéria da Folha teve o título “Empresas criam cargos de líder de amor e diretor de felicidade”. A matéria, de Paulo Ricardo Martins, fala de empresas que adotaram o cargo de CHO (Chief Happiness Officer), com ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar dos funcionários. Entre elas o Grupo Heineken, cuja diretoria — liderada por Livia Azevedo — foi anunciada em maio e é a única subsidiária da empresa no mundo que tem o cargo. Entre os desafios da diretoria, está a criação de embaixadores da felicidade,  funcionários de diferentes cargos que recebem treinamento sobre a ciência da felicidade. A Chill Beans também criou o cargo, com Denize Savi que diz fazer reuniões semanais com funcionários, na sede em Barueri (SP). Também o Haganá, empresa que presta serviços de segurança, adotou a sigla, comandada por Ana Carolina Rangel, contratada recentemente. A AMBEV também tem uma diretoria de saúde mental desde 2020. No caso da Woba, de escritórios compartilhados, o cargo é chamado de head of love – algo como líder do amor.

Carla Furtado, do Instituto Feliciência, também citada na reportagem, e que oferece cursos na temática, alerta para o que chama de happywashing – quando empresas não estão, de fato, comprometidas a melhorar o ambiente do trabalho e usa o certificado do treinamento somente para promover a própria marca. Semelhante ao conceito de greenwashing – empresas que mentem que estão fazendo ações de sustentabilidade, só par aparecerem simpáticas no tema da moda do ESG.

Essa matéria é praticamente um remake de outra publicada no Valor Econômico, que utiliza praticamente as mesmas fontes e foi publicada em 11/7/23: “Chief Happiness Officer: o que faz esse profissional?”.

O Estadão também falou no tema na edição de sábado (29/7), entrevistou o jornalista norteamericano Bruce Feiler, mestre de relações internacionais e autor de livro sobre felicidade no ambiente profissional, na matéria “Os jovens querem um trabalho que lhes dê sentido”.  Seu livro “The Search ” ( ou “A busca: encontrando um trabalho significativo em uma pós carreira” — tradução livre, ainda não publicado no Brasil), e lançado há alguns meses, é um dos sete livros de Feiler, que são best-sellers na lista do New York Times. A respeito de como seu último livro contribui para o debate do trabalho e felicidade, o autor diz que “tentou criar no livro um kit de ferramentas que permite identificar o que lhe traz significado e qual é o trabalho que te faria feliz”.

A TV Senado também pautou o assunto em 30/6, em matéria, de 26 minutos, com o tema “Gestão da Felicidade Corporativa: entenda a especialidade centrada no bem-estar dos funcionários”, entrevistando Carla Furtado, diretor do Instituto Feliciência. A felicidade no trabalho tem base científica, segundo ela.

O Propmark de 25 de julho publicou “Gestão da felicidade é a nova aposta para melhorar o ambiente corporativo”. O Portal Administradores divulgou dia 27 de julho o artigo de Anna Dulce intitulado “Diretor de Felicidade, o que faz o CHO de uma empresa?”. No final de maio o jornal Diário do Litoral publicou a matéria “Empresas apostam em iniciativas de felicidade corporativa”.

E dois dias depois (3/8) do encerramento do 3º Form de Felicidade Corporativa, o programa Opinião da TV Cultura programou um debate a saúde mental dos funcionários e como as empresas lidam com esta questão.

Depressão, ansiedade e outras doenças mentais atingem hoje 75% dos funcionários de empresas em todo o mundo, o que gera uma perda de 200 milhões de dias de trabalho e de mais de 17 bilhões de dólares por ano, segundo a chamada do programa, assunto discutido no Fórum. Mas será que as corporações têm olhado para esse problema? O que tem de ser feito para que a situação mude? Para falar sobre isso, “o Opinião traz o médico psiquiatra Wagner Gattaz, CEO da Gattaz Health, e Dante Gallian, professor da Escola Paulista de Medicina – Unifesp e pesquisador do Centro de Estudos de Humanidades e Desenvolvimento Integral do Ise Business School”.

Fomento à Felicidade

A proposta do Cecom e das Plataforma Negócios da Comunicação e Melhor RH é justamente fomentar discussões relevantes de temas atuais e inspirar mudanças positivas nas gestões das empresas. Convidamos profissionais e estudantes de administração e de RH que participem do evento e se atualizem a respeito do tema nos diversos painéis e se beneficiem dos cases apresentados para serem aplicados em suas organizações. Profissionais de comunicação corporativa também poderão se municiar de informações para preparar internamente, em suas empresas, a temática da Felicidade Corporativa e divulgar melhor o conceito para quem já implantou projetos. E jornalistas em redações podem conhecer melhor o assunto no Fórum, e ainda conhecer fontes de especialistas para serem abordados em futuras matérias em seus veículos.

O´3º Fórum de Felicidade Corporativa é o maior evento do tema no Brasil, pela carga horária (dois dias seguidos de apresentações), número de painéis (16) e quantidade de speakers especialistas (48). Estarão presentes representantes de empresas como Leão Alimentos e Bebidas, Grupo Marisa, Grupo Condor, Cargill, Copel, Senac, Fiter e Microsoft, que discutirão questões fundamentais, como a criação de um ambiente de trabalho saudável, o reconhecimento e valorização dos colaboradores, bem como o estímulo ao crescimento pessoal e profissional.


O evento será transmitido ao vivo gratuitamente nos canais no Youtube da Negócios da Comunicação e Melhor RH.


 

 

Oferecimento:

 

 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email