Cases conectam pessoas e estratégias organizacionais

Projetos ilustram boas práticas da comunicação empresarial e estratégias para engajar e aproximar colaboradores e suas famílias

Cases que ilustram boas práticas da comunicação empresarial no sentido de engajar seus colaboradores foram destaque em 25 de abril, com a revelação dos ganhadores do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, do CecomCentro de Estudos da Comunicação.

O evento aconteceu em São Paulo, na Unibes Cultural, com presença maciça de lideranças e profissionais de RH e Comunicação, entre finalistas, premiados, suas equipes e convidados — ocasião de celebração e networking.

Entre os projetos premiados, as relações mais humanas, a inovação e o protagonismo entre os colaboradores foram destaques:

Nissan: envolvendo colaboradores e suas famílias

Rogério Louro

Um dos cases campeões, o da Nissan envolveu campanhas que valorizaram não só a comunicação com colaboradores, mas a relação com eles e suas famílias, divulgando a marca e aproximando pessoas.
Rogério Louro
, diretor de Comunicação Corporativa da empresa, comentando o seu case vencedor “Mundo Mágico Nissan do Brasil – Programa de visitas de família de funcionários ao complexo industrial em Resende, Rio de Janeiro”, avalia que “para toda empresa é muito importante construir uma boa relação com os seus colaboradores, porém, poucos projetos conseguem tocar no coração da família dos funcionários”, o que o seu projeto conseguiu.

“A empresa é uma segunda casa de cada funcionário, já que ele passa muitas horas da semana no ambiente profissional. Assim, se a família entende o que o funcionário faz e conhece o seu local de trabalho, fica mais fácil ela compreender e apoiar o seu dia a dia longe dos parentes”, complementou.

Sobre o nome dado a ação, ele explica que “quando uma simples chapa de aço se transforma em um Nissan Kicks é a mágica acontecendo ali ao vivo na frente deles. Esse projeto fantástico proporciona um momento de extrema felicidade para todas as famílias que têm a oportunidade de participar”.

Sobre o Prêmio, o diretor diz ser “fundamental valorizarmos iniciativas que dão destaques a relação empresas e colaboradores. Está mais do que claro que os funcionários são os melhores embaixadores de qualquer marca e por isso construir uma boa relação com eles é um pilar estratégico para o sucesso do negócio”.

Tecnobank: filhos em ação

Também envolvendo a família dos funcionários em seu projeto premiado, Tecnobank foi vencedor na categoria Felicidade Corporativa com o case “TBKids: a iniciativa divertida da Tecnobank que olhou para os filhos dos colaboradores durante o home office e virou referência em gestão de pessoas para o mercado”.

Caporici, do Tecnobank

Para Cristiano Caporici, diretor de Comunicação e Marketing, “a responsabilidade das empresas para com o bem-estar e saúde física e mental das pessoas deve fazer parte dos seus valores”. E complementa: “Quando proporcionamos um ambiente de trabalho saudável, seguro, positivo, afirmativo e que permite às pessoas serem elas mesmas, com suas opiniões, posicionamentos e características, estamos praticando a felicidade corporativa”

Como resultado ele aponta que o TBKids foi um grande sucesso, com impacto positivo não apenas nos filhos dos colaboradores e nos próprios funcionários, mas também no mercado, em geral: “O projeto se tornou um case de sucesso, que inspirou clientes e outras empresas a desenvolverem iniciativas semelhantes. Identificamos aumento de produtividade, satisfação corporativa, reforço de employer branding, redução de turn-over e, principalmente, oportunidade de unir dois elementos que fazem parte do dia a dia de pais e mães: o trabalho com a vida em família”.

Ainda segundo o diretor, “O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Brasil”. Isso porque, sendo um case que ganhou notoriedade no mercado “pode inspirar outras empresas a criar seus próprios projetos internos”.

Vivo: comunicação humanizada

Vivo venceu na categoria Relacionamento com Influenciadores Internos, com o case “Vivo Creators” destacando em sua comunicação interna o protagonismo, a conexão e o engajamento orgânicos dos colaboradores envolvidos, tornando a disseminação da mensagem corporativa um processo cada vez mais humanizado.

César Rua, da Vivo

“Cada Vivo Creator – influenciador interno – traz o seu olhar para o tema proposto pela Comunicação Interna e faz uma narrativa do seu jeito, com o seu sotaque e personalidade”, explica César Rua, executivo sênior de Comunicação Interna e Digital. “Esta comunicação gera engajamento natural por ser mais espontânea, ser horizontal e por ter representatividade de várias áreas da empresa, regiões do Brasil e tribos.”

Segundo o executivo, desde o lançamento do projeto, os Vivo Creators têm superado todas as expectativas. “Com eles, nos aproximamos mais das pessoas e criamos movimentos internos a partir de temas relevantes para a Vivo.”

Premiada também na categoria Revolution, com o case “Pessoas para Pessoas”, a Vivo estimulou, mais uma vez, com esse projeto, o protagonismo dos colaboradores, oferecendo, ainda um espaço seguro para suas manifestações e posicionamentos.

“Aqui na Vivo temos uma Cultura Digital Colaborativa, na qual convidamos as pessoas a serem quem são e a colocarem as suas ideias. Este protagonismo, que estimulamos no projeto de ‘Pessoas para Pessoas’, não é exclusivo na comunicação. Ele permeia toda as áreas da companhia: protagonismo do indivíduo como condição essencial para que as coisas aconteçam”, conta Rua.

“Além disso, mensalmente, realizamos uma reunião que reúne os times de Comunicação Interna, Recursos Humanos e Imagem Corporativa. É um momento no qual compartilharmos estratégias, definimos prioridades de projetos e alinhamos juntos como dar ainda mais protagonismo às pessoas/áreas.”

Sobre a criação de um prêmio inédito para este tipo de projeto, como é o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, o executivo destaca: “O mercado estava precisando de premiações com este olhar. Que venham mais edições!”

“É uma oportunidade de reconhecermos as iniciativas e melhores práticas de Comunicação Interna, destacando o papel estratégico da área e evidenciando o quando ela contribui para o negócio de uma companhia.”

Vale: relações pelo mundo e tecnologia

 

Paula, da Vale

Paula SilvinoGerente global de Planejamento, Experiências e Comunicação Interna da Vale, fala sobre a importância da comunicação interna para o engajamento dos colaboradores, além da relação da empresa com as plataformas capazes de promovê-lo. A empresa foi campeã na categoria Tecnologia com o case “Yammer na Vale”.

“A comunicação interna é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Prover canais realmente acessíveis a todos, nos comunicar de forma genuína, inclusiva e transparente, e trabalhar ações de reconhecimento fazem com que os empregados se sintam respeitados, valorizados e renovem suas escolhas de pertencer a empresa”, comenta a executiva.

“Criar espaços de diálogo e de troca também são iniciativas que a comunicação interna pode colaborar e que são essenciais para reforço do orgulho de pertencer. O público interno é o coração da empresa e tem que estar no centro de nossa estratégia”, completa.

Paula destaca o grande desafio de conectar os colaboradores, espalhados em lugares remotos e áreas industriais. “Como o acesso a meios digitais ainda é uma barreira, investimos em projetos para incluir digitalmente empregados operacionais. Estamos em uma jornada de transformação cultural e o engajamento de todos é muito importante.”

A rede social interna da empresa (Yammer / Viva Engaje) também faz parte desse programa de engajamento e conectividade dos empregados operacionais, segundo a Gerente Global. “Quando implantamos essa ferramenta na Vale havia dúvida sobre a força desse canal, mas hoje entendemos o quanto ela é potente. A rede social interna dá voz aos colaboradores.”

Hoje os colaboradores interagem com colegas do mundo todo, com seus líderes, compartilham ideias e projetos, podem trocar até com o presidente. “A tecnologia possibilita que saiamos da comunicação 2.0 e viremos curadores, além de empoderar os colaboradores como embaixadores internos”, ressalta Paula.

Sobre o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, Paula o destaca como oportunidade de interação. “Foi maravilhoso o surgimento dessa plataforma de troca de aprendizado da Melhor RH”, entende a executiva. “Um movimento muito importante para o mercado que ressalta a importância da comunicação interna. Participar do prêmio, ser inspirado por outros colegas e ter ganhado na categoria de tecnologia nos deixou muito felizes.”

Natura &Co: auxiliando nas decisões

Blanco, da Natura

Natura &Co venceu na categoria Campanha, com o case “Voto consciente: uma campanha pelo exercício da cidadania”. O tema do projeto seria apenas um reflexo da cultura da companhia, segundo Michel Blanco, head de Reputação e Comunicação Corporativa.

“A Natura e as empresas que fazem parte de Natura &Co América Latina sempre valorizaram as pessoas e as relações”, lembra o executivo. “Somos um grupo que se propõe a trazer impacto positivo para toda a nossa rede — rede essa formada pelos nossos consumidores, colaboradores e por mais de um milhão de Consultoras de Beleza Natura e Representantes da Beleza Avon que atuam no Brasil.”

De acordo com Blanco, a Natura também sempre teve como uma de suas crenças a diversidade. “Acreditamos que, quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. E isso não deveria ser diferente na política”, pontua.

“Nós prezamos pelo exercício ativo e participativo da cidadania de todos os nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Consideramos relevante um diálogo republicano, respeitoso e apartidário entre empresas, governos e sociedade civil, conduzido de maneira permanente, sejam quais forem os governantes legitimamente escolhidos para a construção do desenvolvimento econômico e socioambiental justo e sustentável.”

Além disso, “votar é um exercício de cidadania que nos conecta aos nossos direitos e a um mundo mais próximo do que desejamos”, recordou o executivo.

Sobre a pŕemiação, Blanco afirma ser gratificante conhecer o que outros colegas e o que outras empresas têm feito. “Iniciativas como o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores nos dão uma oportunidade incrível de conhecer cases de qualidade e de trocar experiências, aprender juntos e evoluir nossas práticas como comunicadores.”

Suzano: escolhendo e aprimorando canais

Marcela. da Suzano

Para Marcela Porto, diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Suzano, a comunicação interna tem papel fundamental para a sustentação do propósito de uma companhia. “Para nós, o propósito de uma organização ou marca não é algo que se cria. É algo que se revela, que se identifica a partir das pessoas que fazem parte daquela empresa ou que estão conectadas a ela, especialmente os colaboradores e colaboradoras”, entende a executiva.

Ela explica que o público interno tem um papel prioritário neste processo. “Os times são ouvidos durante as escutas para coletar informações e percepções, são os primeiros a conhecer o propósito na etapa de revelação, e vivenciam e reverberam o propósito no dia a dia. E toda essa jornada envolve necessariamente a comunicação interna. É por meio dela que garantimos que o conceito faça sentido para toda a organização e que cada colaborador(a) se sinta realmente representado e inspirado por ele.”

Foi com esse ideal que a empresa ganhou o PEMCC nas categorias Veículo Corporativo e Propósito de Marca. Para que os cases acontecessem, “muitos de nossos(as) líderes foram ouvidos no início do processo, participaram dos grupos de discussão e acompanharam ativamente todas as etapas”, conta Marcela.

No momento da revelação do propósito, eles foram os(as) primeiros(as) a conhecê-lo e abraçá-lo “para que pudessem vivenciá-lo ainda mais e contribuir com toda a disseminação e sustentação do conceito dentro e fora da companhia”, explica a executiva.

“A liderança da Suzano teve envolvimento direto na revelação do propósito, assim como nosso CEO e áreas parceiras, como G&G.”

No caso das ações relacionadas a veículos corporativos, Marcela dá a receita de sucesso: “Para sermos assertivos é preciso unir as necessidades de comunicação da companhia com os interesses dos colaboradores e colaboradoras, usando a abordagem e linguagem adequadas, no veículo correto e momento certo”. Para ela, além de consultar o público interno, é importante monitorar a efetividade dos canais por meio de métricas e, sempre que necessário, rever o modelo adotado.

Sobre o Prêmio Empresa que Melhor se Comunicam com Colaboradores, a executiva destaca: a iniciativa é extremamente importante. “Apesar de todo o avanço que temos observado na comunicação interna nos últimos anos, ainda sinto que há muito espaço para ampliar a sua visibilidade. Parabéns aos(às) organizadores(as) pela iniciativa e que o Prêmio se fortaleça a cada ano, engajando ainda mais empresas para compartilharem seus trabalhos!”

LATAM Airlines: comunicação em tempos de crise

Caio Ferracina, da Latam

LATAM Airlines venceu na categoria Gestão de Crise, com o case “Canais do CEO como estratégia para uma cultura de transparência”. Quando questionado sobre os desafios enfrentados com o projeto, e em especial, num setor como o da aviação, Caio Ferracina Paulino, coordenador sênior de Comunicação Interna e Endomarketing, se recorda dos pontos positivos. O primeiro, no início da campanha, quando a COVID-19 se instalou pelo mundo, e a companhia intensificou um trabalho frequente de cuidar de suas pessoas, informando e comunicando para tranquilizá-las. Foi quando percebeu que a forma como a empresa lidava com aquela calamidade era inovadora.

“Naquele momento, comentei com a minha equipe: ‘vamos criar uma planilha e catalogar tudo o que será comunicado’, e ao ser perguntado o porquê, minha resposta foi: ‘Porque vamos fazer história e ganhar prêmios’”, lembra Paulino.

Outro ponto positivo foi ver que os canais do CEO surgiram de forma natural e orgânica. “Muitos pensam que tudo saiu da minha cabeça, líder da área, mas não: nosso CEO começou a gravar os vídeos porque simplesmente eles eram necessários, e ali sabíamos que estava nascendo algo que vinha para ficar e se consolidar”, narra o executivo.

Paulino conta que Jerome Cadier, o CEO, é um grande comunicador, o que, em sua opinião, “encurta” caminhos em pensar nas melhores estratégias. “Mas ao mesmo tempo nos desafia a entregar o melhor, desde um simples vídeo feito pelo celular no meio da ‘hibernação’ da nossa operação a um programa ao vivo para nossos 18 mil colaboradores”, destaca.

“Os desafios de gestão de crise no setor de aviação são constantes, é evidente. Mas costumo ressaltar duas coisas em palestras e conversas com colegas: muitas companhias aprenderam ‘na dor’ o valor da Comunicação para seus empregados, na pandemia, pois não tinham uma cultura de comunicação estabelecida e consolidada.”

Enquanto isso, “outras aprenderam ‘no amor’, e puderam dedicar seus esforços em cuidar, informar, orientar e engajar seu público interno, pois já havia canais, campanhas, apoio da liderança e credibilidade aprovados e reconhecidos”.

Para Paulino, a LATAM e o setor aéreo como um todo foram o lugar certo e a hora certa para um profissional de comunicação estar. “Não podemos romantizar a crise, mas também não podemos perder oportunidades, e estar nesta companhia nos permitiu criar e fazer história”, entende o executivo.

Sobre a iniciativa do CECOM de premiar cases de comunicação interna, Paulino ressalta que “o tema ‘merecia’ um prêmio específico e complementar ao que temos no mercado – todos com sua devida relevância – para reconhecer algo tão atual como a experiência de um trabalhador, como ele se informa e como ele vive aquela relação com a marca que o emprega.”

Dasa: o pulso da comunicação

Juliana Annunciato da Dasa

Vencedora na categoria Pesquisa, com o case “Pulso Dasa”, a Dasa optou pela eficiência e pela precisão na hora de se comunicar com os colaboradores e orientar as relações e decisões corporativas. Juliana Annunciato, head de Comunicação Interna e Marca Empregadora da empresa, destaca a importância de métricas e dados nesse processo.

“As pesquisas contribuem enormemente para a eficiência da comunicação interna. A análise dos dados obtidos nas sondagens que realizamos com os colaboradores nos trazem a segurança necessária para tomadas de decisão, uma vez que validam nossas hipóteses”, destaca a executiva sobre o cerne do projeto premiado. “As pesquisas nos ajudam, também, com novos insights e, quando necessário, evidenciam o que é preciso para corrigimos rota.”

Juliana conta que a comunicação interna atua em parceria e em cooperação com as áreas que contribuem para o fortalecimento da marca empregadora. “A depender do tema, realizamos agendas 360º para encontrarmos juntos os caminhos que mais favorecem o propósito da marca e nossos valores culturais”, explica.

Nesse contexto, “os influenciadores internos são parceiros fundamentais. Seu poder de influência sobre os demais colegas contribui para o aumento da adesão e engajamento em ações estratégicas, ao mesmo tempo em que atuam como termômetros de clima indicando o que pode funcionar melhor de acordo com a realidade da ponta”.

Para a executiva, prêmios como o PEMCC incentivam a inovação e a troca de melhores práticas, “o que é positivo para o mercado como um todo”. Além disso, “quando evidenciamos o que fazemos de melhor damos a oportunidade de reconhecer o empenho dos nossos talentos, o que contribui para elevação do orgulho e senso de Ser Dasa do time.”

Pfizer Brasil: comunicar para transformar

Sheila Ceglio, diretora de RH da Pfizer

Pfizer Brasil ganhou o PEMCC na categoria Eureka, com o case “Transformação Cultural na Pfizer do Brasil”Sheila Ceglio, Diretora de People Experience da empresa, relata o cenário em que o projeto foi elaborado.

“Desde 2019, passamos por uma profunda transformação cultural na Pfizer, para que a forma como interagimos com nossos públicos reflita o mundo cada vez mais digitalizado e ininterruptamente conectado no qual vivemos. Nosso propósito de inovar em tudo o que fazemos, nos antecipando às necessidades do amanhã, impulsionou nossa preparação para as mudanças que já vislumbrávamos na sociedade anos atrás”, narra a executiva.

“Como parte da nossa transformação cultural, a mentalidade lightspeed passou a permear cada uma de nossas equipes, impulsionando não apenas os times de pesquisa e desenvolvimento, mas também fomentando estruturas de negócios mais ágeis, ou seja, mais rápidas e ainda melhores. Fato é que a pandemia reforçou nossa certeza de que podemos e devemos fazer as coisas de forma diferente do habitual.”

Todo processo de mudança, sem dúvida, traz desafios “e não foi diferente neste caso”, recorda a executiva. Para transpor barreiras, as tendências foram o norte: “O fortalecimento das estratégias baseadas em dados, algo que vem avançando no universo da comunicação como um todo, ainda tem muito a contribuir com a comunicação interna”, acredita Sheila.

“Ao analisar de forma mais precisa o engajamento dos colaboradores com nossos conteúdos e canais, temos a chance de compreender melhor suas preferências de formatos e comportamentos, endereçando nossas mensagens de forma mais eficaz.”

Por falar em engajamento, outro caminho que se fortalece em comunicação interé na, segundo a executiva, é o princípio de envolver os colegas no centro das ações corporativas: “assim, mais do que mensageiros das atividades nas redes sociais, por exemplo, eles constroem a história junto com a empresa”.

Na Pfizer, por exemplo, Sheila conta, a comunicação externa lançou recentemente o podcast E a saúde, família?, baseado no dia a dia de uma família fictícia que lida com diferentes desafios de saúde. “As vozes desses personagens pertencem, na verdade, a funcionários da companhia, que se envolveram de forma genuína no projeto. Fazer junto será, cada vez mais, algo muito poderoso para alimentar o orgulho de pertencer e a sensação de ser valorizado e ouvido pela companhia.”

No contexto de uma premiação como o PEMCC, ela lembra que “uma comunicação interna forte também alimenta a transparência, que é um dos pilares da governança corporativa. Esse atributo pode ganhar ainda mais protagonismo em possíveis momentos sensíveis enfrentados pelas companhias: a certeza de receber informações claras, precisas e verdadeiras estimula a união e o sentimento de confiança, evitando boatos e beneficiando o clima organizacional”.

Reportagem: equipe Melhor RH e Negócios da Comunicação

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