Grupo de jornais impressos da Zona Leste paulista inicia no podcast

Com quatro jornais tradicionais, que completam quase três décadas, a empresa migrou para as mídias sociais há 15 anos e agora entra no mundo do conteúdo de áudio

Não tem sido fácil a vida de publishers de jornais regionais e comunitários, principalmente aqueles que ainda resistem no meio impresso. Entretanto, como mídia regional são excelentes, tem público cativo e a migração para os meios digitais mostra que a audiência é fiel e existem boas possibilidades de atrair e reter novos anunciantes. Um grupo de publicações da Zona Leste paulista, comandado pelo jornalista Divaldo Rosa tem mantido quatro publicações, tradicionais, que nasceram há quase 30 anos: Jornal Acontece Agora (o mais antigo), Folha do Itaim & Curuçá, Jornal de Ermelino & Ponte Rasa, e Jornal Guaianás & Cidade Tiradentes, todos focados na Zona Leste SP. Já estão presentes na internet e nas mídias sociais e agora o podcast “Acontece na ZL – O podcast da periferia”.

Além dos jornais impressos, o grupo mantém o portal de noticias diário, lançado há 15 anos, o  AconteceAgora Online e uma rede social com mais de 250 mil seguidores — página principal é o Itaim Mil Graus, no Facebook e Instagram.

O novo podcast, como os jornais impressos e mídias digitais, abrangem o público do “fundão” e central da Zona Leste

Complementando os meios digitais, o fundador do grupo, que possui sede própria, lançou o Acontece na ZL, um podcast que será, segundo ele, um canal por onde os patrocinadores vão poder falar diretamente ao público da Zona Leste, região que abriga mais de 4 milhões de pessoas. “Era uma ideia engavetada há dois anos e que contempla meu conhecimento e network da região”, lembra Divaldo, planejando entrevistar sempre personalidades da vida pública e privada da região. “Um amigo ofereceu seu estúdio na região da Paulista, então, inicialmente, não tenho custos, nesta fase de investimento onde ainda busco patrocinadores específicos neste canal. E pretendo ter um estúdio próprio aqui na Zona Leste”. A primeira entrevista já foi gravada e entrará no ar hoje (15 de maio), às 17h. Assista.

Rocha destaca que ainda sobrevive principalmente dos jornais impressos, “com pouco propaganda”, lamenta, e com o apoio da prefeitura, uma parceria antiga, mas que agora anuncia de forma irregular. Felizmente, existe outros anunciantes bem regulares, como a Nitro Química, em São Miguel Paulista, que faz questão de manter um contrato anual com o jornal, para divulgar especificamente suas ações sociais. “É uma empresa que se interessa em fazer apenas a mídia local em São Miguel e Itaim Paulista”, exemplifica. Assim, consegue manter uma tiragem mensal de 10 mil exemplares.

Antes do podcast, iniciou uma série de vídeos sobre a região. O podcast também tem uma versão em vídeo, seguindo uma tradição de outros meios de streaming e das próprias rádios tradicionais.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email