A 12ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, promovida pela Plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, foi um dos acontecimentos mais importantes do País no segmento, ao reconhece as boas parcerias entre organizações e jornalistas para a manutenção do espírito democrático, da liberdade de imprensa, e do esforço de marcas para manterem portas abertas no relacionamento com os formadores de opinião — incluindo executivos e CEOs, que são importantes fontes para o noticiário geral ou especializado. Paralelamente, aconteceu a 8ª edição do Prêmio Especialistas, reconhecendo os melhores jornalistas setoriais — três profissionais escolhidos em cada uma das 27 categorias. Os dois acontecimentos ocorreram presencialmente em São Paulo, numa grande oportunidade de network.
Aproveitando a passagem recente do Dia do Jornalista (7 de abril), divulgamos a fala de alguns representantes das empresas que foram selecionadas na 12ª Pesquisa, os quais destacam a importância da Pesquisa do Cecom e também do relacionamento, permanente, transparente, profícuo e profissional com a imprensa:
Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados
“Esse reconhecimento nos enche de orgulho, pois valida a construção e manutenção de relações baseadas no respeito e na parceria entre a imprensa e a divisão brasileira da Arcos Dorados. O trabalho realizado pelos jornalistas é fundamental para a transformação da sociedade; e receber a confiança desses profissionais durante nossas trocas diárias é extremamente valioso para a companhia e nos encoraja a continuar comunicando com transparência.”
Daniela Barros, diretora de comunicação da divisão agrícola da Bayer no Brasil
“Para nós é uma honra sermos premiados novamente na Pesquisa das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas no segmento de Agronegócio. Agradecemos o reconhecimento e seguiremos comunicando e respeitando a valiosa relação com a mídia”.
Bruno Zani, gerente de Comunicação Corporativa na Boehringer Ingelheim
“Figurar como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas é um indicativo de que ao disponibilizar informações com qualidade e relevância, sempre de forma cordial e solicita, coconstruímos conteúdos relevantes aos leitores. E esse reconhecimento reafirma o compromisso da Boehringer Ingelheim em promover o acesso à saúde em todo o país por meio de um relacionamento com troca, transparência e confiança junto aos profissionais de imprensa.”
Carolina Cezar, Coordenadora de Comunicação Corporativa da Cruzeiro do Sul Educacional
“Receber o reconhecimento de jornalistas de todo o Brasil demonstra que o nosso compromisso diário em estabelecer uma comunicação relevante e transparente com a comunidade via imprensa é importante para o nosso negócio, para o desenvolvimento da sociedade e de que estamos no caminho certo. É uma honra poder participar de um prêmio como esse. É uma relação pautada no profissionalismo e confiança, no qual compartilhamos serviços, conhecimento e informações de qualidade por meio de parceiros essenciais nesse processo!”
Renata Petrocelli, superintendente de Comunicação da Eletrobras
“A Eletrobras saúda a plataforma Negócios da Comunicação pela longevidade e relevância da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, uma iniciativa de fundamental importância para valorizar a transparência nas organizações. Para nós, receber este reconhecimento é sempre motivo de alegria, por denotar o sucesso de nossos esforços na construção de um relacionamento sólido e profícuo com os veículos e os jornalistas que cobrem o setor elétrico.”
Carolina Prado, gerente de Comunicações na Intel para América Latina
“Na Intel, sabemos da importância do jornalismo e somos gratos àqueles que se comprometem a defender a ética, informação e a liberdade diariamente. O seu papel nunca foi tão importante como hoje em fazer um mundo melhor, além de ajudar no combate às fake news e transformar a sociedade através da investigação e da transparência. Ser reconhecida entre as Empresas Que Melhor Se Comunicam com Jornalistas fortalece o trabalho da Intel como uma empresa que canaliza sua energia para mudar a vida das pessoas e reafirma nosso compromisso em entregar informação e tecnologia que mudam o mundo. Construindo o futuro e melhorando a vida das pessoas por meio da inovação apoiada pelo jornalismo.”
Priscila Barone, head de Comunicação & Public Affairs da Johnson & Johnson Consumer Health Brasil
“Figurar entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é para nós algo muito significativo. Como uma empresa que tem o propósito de levar saúde e cuidado para as pessoas, batalhamos diariamente pela confiança de nossos consumidores e acreditamos que a imprensa possui um papel fundamental nesse processo. Reconhecemos a essencialidade e a importância do trabalho jornalístico e temos profundo respeito e admiração pelos profissionais do ramo.”
Mila Poli, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil
“Valorizamos muito a qualidade do relacionamento do nosso time de Comunicação Corporativa com a imprensa, para fornecer todas as ferramentas adequadas para que eles possam realizar um bom trabalho. Entendemos que temos um papel fundamental nessa equação empresa e jornalistas, e seguimos sempre buscando aperfeiçoar nosso trabalho, tanto no dia a dia quanto em nossas ações e eventos. Ficamos muito honrados com este reconhecimento porque ele é resultado da opinião da imprensa de todas as regiões do Brasil, além de ser um dos prêmios mais respeitados do país”.
Rachid Antun, Grouper de Marketing da NIVEA
“Recebemos com alegria o reconhecimento, por mais um ano, de NIVEA estar entre as empresas que melhor se comunicam com jornalistas! Valorizamos a transparência e a aproximação com a imprensa, que tem um papel tão importante na construção de um mundo mais informado e conectado. Estamos felizes em saber que nosso trabalho foi reconhecido e que, dessa forma, podemos compartilhar nossa jornada de propósito, nossos valores e nosso cuidado em forma de ações e de produtos. Esse prêmio representa para nós a continuidade de um trabalho que desempenhamos com o mesmo carinho que cuidamos da pele de milhões de pessoas no Brasil e no mundo!”
Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay na América Latina
“É com muito orgulho que recebemos pelo oitavo ano consecutivo o reconhecimento como uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas. Tem sido muito gratificante participar do evento de premiação com a presença de excelentes profissionais da comunicação. Para a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, manter um relacionamento de transparência e respeito com a imprensa sempre foi uma prioridade. Para realizar essa tarefa, contamos com porta-vozes que valorizam o nosso trabalho de divulgar as atividades e operações da empresa e atender as demandas dos jornalistas. Eles nos apoiam diariamente para que as informações da empresa sejam disseminadas com qualidade e agilidade.”
Elisa Prado, diretora de Comunicação Corporativa da Vivo
“A imprensa está no centro de nossa estratégia, pois entendemos que este é um pilar fundamental da democracia. Dessa forma, nos comprometemos a estreitar um relacionamento ético e profissional, e a fornecer conteúdos transparentes, confiáveis e com qualidade técnica. Ao apoiar o trabalho árduo e diário dos jornalistas, a Vivo colabora para ajudar a sociedade brasileira a entender o mundo em transformação por meio do trabalho jornalístico bem apurado, checado e contextualizado.”
Silene Chiconini, diretora de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen
“É uma grande honra para nós, do time de Comunicação & Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, receber pela 12ª vez o troféu ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’ na categoria ‘Mobilidade’. A Volkswagen foi premiada em todas as edições da pesquisa e esse reconhecimento da imprensa revela que a nossa estratégia segue o caminho certo. Trabalhamos com paixão e foco total nas necessidades dos jornalistas para oferecer uma comunicação cada vez mais ágil, digital, próxima das pessoas e que evolui juntamente com o jeito de comunicar. Também valorizamos e reconhecemos a importância do trabalho da imprensa, que leva as mensagens da nossa marca a todos os públicos. Aos colegas jornalistas, o meu muito obrigada e um convite: vamos seguir acelerando juntos!”
Geraldo Magella, gerente Geral de Comunicação Corporativa e Marca da Votorantim Cimentos
“Ficamos muito honrados em sermos, mais uma vez, agraciados pela imprensa brasileira com o prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Em nome do time de Comunicação Corporativa e Marca da Votorantim Cimentos, agradecemos a todos os jornalistas que nos concederam seus votos. Para nós, esse é um importante atestado da qualidade do nosso trabalho, realizado por uma equipe animada e engajada, que ama o que faz. E também um estímulo para que sigamos nos desenvolvendo e evoluindo sempre, rumo a uma comunicação cada vez mais efetiva e transparente, sintonizada com as demandas da sociedade.”
Oferecimento: