Para entender o consumidor latino-americano, incluindo dos brasileiros, a martech MoEngage — plataforma de engajamento com insights gerados por Inteligência Artificial — analisou mais de 20 bilhões de mensagens e 4 bilhões de interações. Em 2022, a América Latina atingiu uma taxa de disseminação de internet de 66,1%. Apenas no Brasil essa margem chegou a 70,2%, no Chile atingiu 82,30%. À medida que a transição para a rede 5G ganha impulso na região, uma urgência crescente se estabelece nas empresas: acelerar a transformação digital para acompanhar as necessidades do consumidor moderno.
Para serem informados sobre o momento de renovar assinaturas, a tríade e-mail x whatsapp x push novamente está no TOP 3: 28,8% dos brasileiros preferem as comunicações por E-mail, enquanto Whatsapp ou Facebook representam 26% e as notificações via Push, 19,2%. Além destes canais, as mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website (17,2%) e, por último, o SMS (8,8%) foram abordadas.
Para o Chile, as comunicações sobre renovações de assinaturas são bem aceitas por E-mail por 43,2%, notificações via Push, por 20%; e mensagens recebidas no aplicativo ou banner no website, por 14,8%.
Para mais da metade dos brasileiros, receber informações sobre lançamentos de produtos via redes sociais está no topo:
- 52% dos brasileiros querem receber os alertas via Redes Sociais (Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook, Reddit);
- 14,8% querem receber estes anúncios por e-mail;
- 11,2%, via mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites;
- 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook meios interessantes;
- 6% gostam de receber notificações via Push;
- 4,8% dos compradores preferem alertas por SMS.
- Os consumidores desejam se sentir exclusivos. Quando as marcas oferecem experiências personalizadas, surgem melhores resultados e maior engajamento. Para atingir estes objetivos e se aproximar dos compradores, a MoEngage dá algumas dicas:
- Reúna informações sobre as preferências de seus consumidores
Informações primárias como padrões de navegação ou histórico de compras são úteis para saber o que seus compradores gostam, seus interesses, o que desejam e com qual frequência precisam ser impactados. - Faça uma segmentação de interesses e comunique
Crie uma segmentação de consumidores de acordo com afinidades apresentadas anteriormente. Sempre que houver um novo produto em uma categoria de interesse deste comprador, envie um comunicado personalizado, priorizando e respeitando os canais de interesse deste usuário e a frequência. - Envie alertas de texto com base no comportamento do consumidor
Em compras por impulso, os consumidores nem sempre se lembram do que pediram. Atualizações regulares sobre o status de pedidos e entregas também tendem a reduzir o número de solicitações de códigos de rastreio ou cancelamentos, pois os compradores não são pegos de surpresa;Configure campanhas automatizadas para enviar alertas de texto em massa com um link confirmando a compra para aqueles consumidores que acabaram de fazer pedidos. 24 horas após a realização do pedido, envie um novo comunicado com o link para que ele acompanhe e rastreie o status de envio/entrega.
- Aumente as principais métricas de e-mail aprendendo o melhor momento para envio de mensagens
Apareça nas caixas de entrada de e-mail. Entenda o comportamento do seu consumidor e aborde-o antes de ir para a academia, no elevador, depois de entrar no táxi entre outros hábitos identificados. Você pode reservar esse tempo para enviar recomendações de produtos e criar oportunidades upsell;A Inteligência Artificial pode ser usada para monitorar métricas como as taxas de abertura, cliques e conversão. A partir disso, é possível agendar automaticamente as suas campanhas mais importantes para o momento e gerar um fluxo de engajamento com o consumidor.
A pesquisa na íntegra e em português está disponível para download.
- Reúna informações sobre as preferências de seus consumidores