A Polenghi do grupo francês Savencia, colocou toda sua estrutura de RH e de comunicação interna, incluindo os canais informativos disponíveis, entre eles as mídias sociais, para a construção da cultura da felicidade, um dos projetos prioritários da empresa. O case – “O impacto do feed na vida real” – foi apresentado durante o 2º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa, uma iniciativa das plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH. Participaram da apresentação Fernanda Tricerri, diretora de RH, Juliana Assumpção, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Adriana Figueiredo, analista de Desenvolvimento Organizacional.
Elas falaram dos desafios em traduzir a cultura da empresa nas campanhas internas, com o uso das redes sociais corporativa, e os modelos que funcionam no formato hibrido, além do impacto da comunicação interna na formação da felicidade corporativa.
Cultura da felicidade
“Felicidade corporativa tem tudo a ver com nossa cultura na Polenghi”, destaca Fernanda, abordando um dos pontos que ajudou na implantação de programas internos. “Parece um pouco utópico falar em felicidade corporativa, mas é algo muito mais do que nos conectar. É mais do que ter paredes colorida e ambiente descontraído”, avalia. O que se busca, segundo a gestora, é um ambiente que não seja tóxico, onde haja respeito entre as pessoas e conexão de propósitos e valores.
Adriana complementou que o tema faz parte da rotina da empresa efetivamente e daquilo que vem construindo nos últimos três anos: “Passamos de um processo que nós tínhamos algumas ações que davam uma certa impressão de satisfação para as pessoas e pensamos posteriormente em ações que tivessem mais propósitos, mais conexões aos valores e que de fato gerassem bem-estar para as pessoas, com equilíbrio na vida profissional e em casa”. Segundo ela, se percebe um movimento nas redes sociais de pessoas compartilhando o orgulho que elas possuem em fazer parte da Polenghi, inclusive por conta dessas ações que estamos promovendo internamente”.
RH influenciando pessoas
“Foi um movimento pensado em como a gente poderia alavancar essas vozes”, explica Fernanda Tricerri. “O RH tem sido um influenciador dos gestores”, explica, como uma nova tendência, para que a voz dos gestores e de suas equipes sejam cada vez maiores.
Para envolver os gestores e colaboradores, para que eles contem em suas redes sociais o que eles compartilham do exemplo da Polenghi, Juliana Assumpção, disse que é um “grande aprendizado do RH e dos gestores”. A gestão é um grande parceiro nesse processo para garantir a constância. Existe uma capacitação específica das lideranças, por exemplo, para ter uma escuta ativa. “Começamos a implementar ações e vimos resultados imediatos e em médio prazo. E ao mesmo tempo, percebemos colaboradores indo para as redes sociais e sendo grandes porta-vozes nosso”. Até no processo seletivo candidatos confessam que viram dentro da empresa o que já tinham lido nas redes sociais. “Isso é mais forte do que uma fala do RH”, garante.
Indicadores de felicidade
Indicadores internos comprovam a efetividade das ações. Pesquisa que traz índices de engajamento e orgulho da empresa aponta que 86% dos colaboradores da Polenghi tem orgulho de trabalhar na companhia. E um percentual ainda maior pretende continuar nos próximos anos. Tudo isso “traz uma segurança que os colaboradores são conectados a nossos valores e eles também veem nossos valores sendo praticados no dia-a-dia da empresa”, testemunha a diretora. Ela cita ainda a certificação da Polenghi neste ano no Top Employers, o que valorizou ainda mais a cultura interna.
O evento pode ser conferido por matérias no Portal da Melhor RH e aqui no Portal
Negócios da Comunicação, além dos vídeos no Youtube, tudo gratuitamente.
Quer saber mais sobre as discussões do
2º Fórum Melhor RH de Felicidade Corporativa?
Para assistir às gravações do primeiro dia do evento clique aqui . Para o segundo dia, acesse este link.
Para acessar o vídeo com o painel da participação da Polenghi, clique aqui
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