Por João Marcos Rainho
A felicidade chegou ao ambiente corporativo e a imprensa também passou a dar mais destaque ao tema. Uma consequência do conceito de Psicologia Positiva, que chegou ao Brasil após implementações internacionais, fruto da divulgação do trabalho de vários escritores, principalmente Martin Seligman [autor de Manual de Psicologia Positiva e diversos outros livros], a felicidade corporativa já possui uma base de conhecimento, estudiosos na academia e fora dela, consultores, especialistas, cursos, cases em empresas, e eventos como esse promovido de forma inédita pela Plataforma Melhor RH e Plataforma Negócios da Comunicação, em dois dias, de 6 a 7 de junho, com programação intensa das 14h às 20h e 14 painéis estimulantes — que abordaram comunicação, gestão da diversidade, saúde física, mental e financeira. Porque o tema felicidade é algo que tem quer despertado internamente, com autoconhecimento, autoresponsabilização, e a partir daí contaminar de forma positiva toda a organização.
Com o mote “A hora de mudarmos a nós mesmos” o evento deve ser reassistido [estará disponível gratuitamente para acesso no Youtube] por comunicadores dentro de empresas, porque se o tema não chegou em suas corporações vai chegar em breve e precisam estar preparados para a divulgação interna. Jornalistas de diversos veículos também tem a missão de acompanhar esse movimento e trazer para um público mais amplo a importância de conciliar sonhos, carreira, vida pessoal, família, respeito ao próximo, diversidade e inclusão, em todos os ambientes. É um movimento do bem, de um mundo mais justo e sustentável, que está tirando a sociedade do pessimismo e do medo causados até por pressões externas, como a Pandemia da Covid-19. De nossa parte, continuaremos a tratar esses temas em nossas plataformas digitais e nas revistas Melhor RH e Negócios da Comunicação.
“Esse evento é parte do movimento de consolidação de nosso posicionamento como curadores de conteúdo altamente relevante para o todo o ecossistema de recursos humanos, trazendo expoentes com a máxima qualificação para discutir as principais dores do setor”, comenta Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação (que aborda comunicação interna, ESG e outros temas transversais ao RH).
O projeto é um co-branding de ambas as marcas, assim como outras iniciativas que estão sendo elaboradas, no âmbito de assuntos relevantes aos públicos das duas plataformas. “As discussões desta edição buscam alinhar temas e iniciativas bem-sucedidas no campo da gestão de pessoas, com foco na promoção de felicidade corporativa e de bem-estar para além do perímetro do escritório, no cultivo à autorreflexão e ao autocuidado”, ressalta, ainda, Cardial.
Especialistas em Comunicação Interna (CI) e líderes de RH debateram desafios de traduzir a cultura da empresa nas campanhas internas, os cases positivos no uso de redes sociais corporativas, os modelos que funcionam no formato hibrido e o impacto da CI na formação da felicidade corporativa. Também foram discutido outros temas diretos ou transversais, que impactam a autoestima de toda comunidade e trazem mais resultados para a produtividade, como educação financeira, o novo cargo de CHO (Chief Happiness Officer, responsável pela felicidade na empresa), salário emocional, políticas de benefícios, incluindo saúde, sustentabilidade mental, o retorno aos escritórios pós home office e isolamento social causados pela p pandemia, redes de apoio para a promoção a autoestima e do bem-estar emocional de grupos marginalizados — diversidade e inclusão — como medir o ROI (Retorno
Sobre o Investimento) em saúde e bem-estar, sedentarismo pós-Covid, imposições sociais e estereótipos que continuam afetando a saúde emocional e a desenvoltura dos colaboradores, e outros temas de vanguarda.
Algumas empresas saíram na frente e já adotaram programas avançados de felicidade corporativa. Outras estão começando agora, aprendendo, olhando exemplos já implantados, se capacitando, preparando as equipes para receber a proposta e fazendo a sensibilização interna, convencendo gestores e lideranças. E um grupo distinto, as reativas, ainda não se deram conta do quanto isso impacta a melhoria da qualidade de vida de todos, o branding, e os resultados financeiros corporativos. Para todas essas companhias, as Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação está assumindo o compromisso de ser protagonista e estar na vanguarda do conhecimento.
O evento pode ser acompanhado por matérias no Portal da Melhor RH e no Portal Negócios da Comunicação, além dos vídeos no Youtube, tudo gratuitamente.
Oferecimento