A felicidade corporativa é um tema para comunicadores e jornalistas

O 2º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa aconteceu dias 6 e 7 de junho e trouxe exemplos e conceitos para serem implementados nas empresas. Assessores de comunicação e jornalistas especializados ou não devem ficar atentos a essa nova tendência

Por João Marcos Rainho

A felicidade chegou ao ambiente corporativo e a imprensa também passou a dar mais destaque ao tema. Uma consequência do conceito de Psicologia Positiva, que chegou ao Brasil após implementações internacionais, fruto da divulgação do trabalho de vários escritores, principalmente Martin Seligman [autor de Manual de Psicologia Positiva e diversos outros livros], a felicidade corporativa já possui uma base de conhecimento, estudiosos na academia e fora dela, consultores, especialistas, cursos, cases em empresas, e eventos como esse promovido de forma inédita pela Plataforma Melhor RH e Plataforma Negócios da Comunicação, em dois dias, de 6 a 7 de junho, com programação intensa das 14h às 20h e 14 painéis estimulantes — que abordaram comunicação, gestão da diversidade, saúde física, mental e financeira. Porque o tema felicidade é algo que tem quer despertado internamente, com autoconhecimento, autoresponsabilização, e a partir daí contaminar de forma positiva toda a organização.

Com o mote “A hora de mudarmos a nós mesmos” o evento deve ser reassistido [estará disponível gratuitamente para acesso no Youtube] por comunicadores dentro de empresas, porque se o tema não chegou em suas corporações vai chegar em breve e precisam estar preparados para a divulgação interna. Jornalistas de diversos veículos também tem a missão de acompanhar esse movimento e trazer para um público mais amplo a importância de conciliar sonhos, carreira, vida pessoal, família, respeito ao próximo, diversidade e inclusão, em todos os ambientes. É um movimento do bem, de um mundo mais justo e sustentável, que está tirando a sociedade do pessimismo e do medo causados até por pressões externas, como a Pandemia da Covid-19. De nossa parte, continuaremos a tratar esses temas em nossas plataformas digitais e nas revistas Melhor RH e Negócios da Comunicação.

“Esse evento é parte do movimento de consolidação de nosso posicionamento como curadores de conteúdo altamente relevante para o todo o ecossistema de recursos humanos, trazendo expoentes com a máxima qualificação para discutir as principais dores do setor”, comenta Márcio Cardial, Publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação (que aborda comunicação interna, ESG e outros temas transversais ao RH).

O projeto é um co-branding de ambas as marcas, assim como outras iniciativas que estão sendo elaboradas, no âmbito de assuntos relevantes aos públicos das duas plataformas. “As discussões desta edição buscam alinhar temas e iniciativas bem-sucedidas no campo da gestão de pessoas, com foco na promoção de felicidade corporativa e de bem-estar para além do perímetro do escritório, no cultivo à autorreflexão e ao autocuidado”, ressalta, ainda, Cardial.

Especialistas em Comunicação Interna (CI) e líderes de RH debateram desafios de traduzir a cultura da empresa nas campanhas internas, os cases positivos no uso de redes sociais corporativas, os modelos que funcionam no formato hibrido e o impacto da CI na formação da felicidade corporativa. Também foram discutido outros temas diretos ou transversais, que impactam a autoestima de toda comunidade e trazem mais resultados para a produtividade, como educação financeira, o novo cargo de CHO (Chief Happiness Officer, responsável pela felicidade na empresa), salário emocional, políticas de benefícios, incluindo saúde, sustentabilidade mental, o retorno aos escritórios pós home office e isolamento social causados pela p pandemia, redes de apoio para a promoção a autoestima e do bem-estar emocional de grupos marginalizados — diversidade e inclusão — como medir o ROI (Retorno

Sobre o Investimento) em saúde e bem-estar, sedentarismo pós-Covid, imposições sociais e estereótipos que continuam afetando a saúde emocional e a desenvoltura dos colaboradores, e outros temas de vanguarda.

Algumas empresas saíram na frente e já adotaram programas avançados de felicidade corporativa. Outras estão começando agora, aprendendo, olhando exemplos já implantados, se capacitando, preparando as equipes para receber a proposta e fazendo a sensibilização interna, convencendo gestores e lideranças. E um grupo distinto, as reativas, ainda não se deram conta do quanto isso impacta a melhoria da qualidade de vida de todos, o branding, e os resultados financeiros corporativos. Para todas essas companhias, as Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação está assumindo o compromisso de ser protagonista e estar na vanguarda do conhecimento.

O evento pode ser acompanhado por matérias no Portal da Melhor RH e no Portal Negócios da Comunicação, além dos vídeos no Youtube, tudo gratuitamente.

 

Oferecimento

 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email