Desafios da comunicação no campo

Fidelização de parceiros e recursos tecnológicos para fortalecer o relacionamento com públicos estratégicos

A comunicação contribui com a construção de relacionamentos e fortalece vínculos entre os indivíduos. As organizações já enxergam que há necessidade de estar cada vez mais próximas de seus públicos de interesse e realizar atividades que garantam que suas estratégias sejam executadas de forma eficiente e as mensagens sejam transmitidas e absorvidas de maneira assertiva e veloz. Para isso, é de extrema importância a existência de ferramentas que permitam que todos os stakeholders recebam de forma alinhada os comunicados que expressem a convicção, missão, objetivos, posicionamento, visão e valores da companhia.

De uma forma geral, implementar ferramentas de comunicação adequadas para fortalecer os vínculos com a cadeia produtiva pode contribuir com um melhor desempenho organizacional como um todo. Na Atvos, empresa de bioenergia e segunda maior produtora de etanol do país, os fornecedores se destacam entre esses principais públicos, pois diariamente oferecem insumos e matéria-prima para a produção de açúcar, etanol, além de energia limpa e renovável.

Com o objetivo de estreitar esse relacionamento e frente à alta competitividade do setor, a empresa possui, desde 2012, o programa “Parceiros Mais Fortes”, pelo qual mantém um diálogo aberto e transparente com mais de mil produtores de cana-de-açúcar e arrendatários nos quatro estados onde mantém operações: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Por meio da plataforma, a empresa busca otimizar processos e permitir fácil acesso, para ambas as partes, a informações atualizadas sobre produção, logística, finanças e outros aspectos em tempo real.

A iniciativa conta com site próprio, incluindo uma versão responsiva, sendo possível acessá-lo a partir de qualquer dispositivo móvel, em que cada fornecedor tem um acesso único, a partir de login e senha individuais. O layout da página possui navegabilidade intuitiva e de fácil leitura, com menu de botões simples, tornando mais simples a busca pelas informações de interesse dos usuários, e seguindo a legislação vigente para garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Já está em andamento uma nova fase da plataforma integrada ao Kaizala, aplicativo de gerenciamento de mensagens da Microsoft com capacidade de enviar e receber mensagens instantâneas via rede 2G e GPRS, proporcionando conectividade em áreas remotas. Com a ferramenta, será possível acompanhar em tempo real a quantidade de cana-de-açúcar entregue, origem, destino, data, horário e faturamentos, facilitando o acesso para pessoas que estão no meio rural e possam enfrentar dificuldades de estabelecer conexão à internet.

É importante ressaltar que os canais de comunicação do “Parceiros Mais Fortes” da Atvos seguem em constante evolução, visando agregar valor ao produtor rural e contribuir para o desenvolvimento dos seus negócios. A iniciativa ainda oferece grande auxílio para o desenvolvimento e crescimento das organizações, pois, com o avanço da tecnologia, a comunicação passou a ser ainda mais importante, acrescentando valor aos produtos e serviços e gerando mais resultados para toda a cadeia sucroenergética, um dos propósitos centrais que a Atvos pratica na condução de seus negócios.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email