Podcasts: pesquisa revela aumento do consumo da mídia no Brasil e fortalecimento da publicidade nas plataformas

Estudo 'A influência da publicidade digital no universo dos podcasts' foi realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise

76% dos entrevistados na pesquisa ‘A influência da publicidade digital no universo dos podcasts’, afirmaram ter criado hábitos e rotinas para o consumo de conteúdos em áudio. O estudo, que analisou o comportamento dos brasileiros em relação às plataformas de áudio, foi realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise.

Em 2019, de acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência utilizando a mesma metodologia, 40% possuíam o hábito de consumir podcasts. As estatísticas mostram também que o volume de internautas que ainda não estão imersos na cultura passou de 32% naquele ano para apenas 10% em 2021.

A pesquisa revelou também o potencial desses programas para estratégias de publicidade das marcas. “Aproximadamente 59% dos ouvintes se lembram de anúncios apresentados durante a programação em podcast, inclusive, mais da metade dos entrevistados afirmaram ter realizado alguma ação após serem impactados por anúncios neste meio. Essa é uma das vantagens da mídia em podcasts para os anunciantes: além de sua capacidade de oferecer conteúdo para diversos públicos e interesses, ela é capaz de atrair uma audiência altamente engajada e receptiva à publicidade”, ressalta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Segundo o estudo, dos 56% que disseram efetuar algum tipo de ação a partir de um anúncio em podcast, 37% quis saber mais sobre o produto e procurou na internet, 27% quis saber mais sobre o produto e acessou o site da marca, 18% passou a acompanhar a marca nas redes sociais e 10% efetuou uma compra. Ainda sobre anúncios publicitários, 45% dos entrevistados dizem gostar ou não se incomodar com anúncios em podcasts, enquanto apenas 18% relatam um incômodo ao ponto de atrapalhar suas experiências.

pesquisa revela aumento no consumo de podcasts no Brasil
54% dos entrevistados apontaram que as publicidades mais relevantes foram aquelas que estavam integradas ao conteúdo do programa.
Se destacam também os podcasts produzidos e/ou patrocinados por marcas, que se consolidaram como a preferência de 40% dos ouvintes. Já os anúncios veiculados como pausas durante um podcast caem para 32% na predileção da audiência. Com o mundo cada vez mais ocupado, o formato se torna mais popular também pela facilidade de consumo durante a realização de diversas atividades ao mesmo tempo. Dados da pesquisa mostram ainda que 53% da audiência ouve podcast enquanto realiza tarefas do dia a dia, 48% antes de dormir, 30% enquanto se desloca e 26% ao acordar.
A pesquisa foi realizada entre 10/09 e 16/09, com 1.107 usuários da internet, homens e mulheres, com 18 anos ou mais e de todas as regiões do país.

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