Jūgoa Cunhaporanga, jovem indígena que vive no interior do estado do Amazonas, conseguiu ter acesso mais fácil a internet e as redes sociais há apenas 3 anos – quando instalaram uma internet estável em sua casa – mas já é um grande sucesso nas redes sociais, contabilizando 536 mil seguidores no Instagram e mais de 6 milhões de seguidores no TikTok, onde compartilha o seu cotidiano.

“Para nós é um prazer enorme compartilhar a nossa cultura e o nosso cotidiano, seja fazendo artesanato, coletando frutas, fazendo farinha ou mostrando as nossas histórias. É uma maneira de dar visibilidade a nossa cultura e preservá-la”, relata Cunhaporanga durante a conversa especial que teve com a jornalista Laura Rachid, no 9º Fórum sobre Marketing de Influência.

Jugoa Cunhaporanga

Sobre o momento em que viralizou nas redes sociais, Jūgoa explica o que motivou a publicação foi a vontade de mostrar algo do seu cotidiano. “No dia que meus pais trouxeram as larvas que encontraram em uma palmeira, eu tive a ideia de gravar e postar nas redes sociais, para mostrar que nós nos alimentamos desse tipo de larva”, explica a influenciadora.

A jovem relata que o crescimento repentino foi algo que foi difícil de acreditar que estava acontecendo. “No mesmo dia o vídeo acabou viralizando e já haviam milhares de pessoas compartilhando e comentando na publicação”, complementa.

A visibilidade da jovem ajudou a sua comunidade como um todo, pois foi após ser chamada para participar de um programa de televisão por ter viralizado nas redes sociais, que a jovem recebeu um prêmio que possibilitou a construção de um poço para captação de água para todos.

Ela acredita também que ao mostrar as dificuldades enfrentadas, como o difícil acesso as instituições de ensino, possa ajudar a sua comunidade a encontrar apoio para resolver estas questões.

“Sempre vão ter pessoas para reconhecer e aplaudir o seu reconhecimento, mas também sempre vão ter pessoas torcendo para você desistir dos seus sonhos. Nós sempre buscamos focar nas coisas boas, mostrar a nossa cultura e contar as nossas histórias”, reforça Cunhaporanga.

Sobre a produção de conteúdo, Jūgoa reforça que prefere fazer tudo de uma maneira natural, observando o que acontece no seu cotidiano e decidindo gravar aquilo que considera mais curioso e interessante.

“Eu nunca imaginei que estaria me tornando uma influenciadora da nossa cultura da noite para o dia”, exalta a influenciadora. Seu maior desejo é continuar mostrando a sua cultura e seu cotidiano, para que as pessoas conheçam e ajudem a preservar estes conhecimentos.

Saiba mais

Quer conferir todos os debates e conversas do evento? O 9º Fórum sobre Marketing de Influência está disponível na integra no canal da Negócios da Comunicação.

Clique aqui para assistir ao 1º dia do evento
Clique aqui para assistir ao 2º dia do evento
Clique aqui para assistir ao 3º dia do evento

 

Oferecimento

logo-com-selo-125-anos-horizontallogo-arcos  nissan-brand-wordmark-rgb-b-pngfa_santander_pv_pos_rgb-fundo-transparente-1

Apoio

agora_logo-fundo-transparente

logo-divihub-horizontal-preto

 nzn-logo-fundo-transparente 

logo-planin-hor_azul-fundo-transparente

ketchum_logo-tagline-01