O Diário do Clima, projeto para monitorar publicações nos diários oficiais sobre meio ambiente e clima foi selecionado para receber apoio financeiro do Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina.
O projeto tem o objetivo de auxiliar jornalistas e comunicadores no acompanhamento de atos relacionados com o clima publicados por estados e municípios brasileiros e reunidos por meio de inteligência artificial.
Oito instituições fazem parte da elaboração do Diário do Clima, com diferentes especialidades na cobertura jornalística sobre meio ambiente, análise de dados e transparência na administração pública, entre outras. São elas: #Colabora, ((o)) Eco, Eco Nordeste, Agência Envolverde, InfoAmazonia, ClimaInfo, Política por Inteiro e Open Knowledge Brasil.
“O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta. E, hoje, infelizmente, é também um dos mais ameaçados pela destruição ambiental. Poucas vezes, ações de fiscalização e acompanhamento da legislação se fizeram tão necessárias. Este apoio do GNI é oportuno e será fundamental nesta jornada”, afirma Agostinho Vieira, editor do #Colabora.
O Diário do Clima vai monitorar a publicação de atos de autorização e normativos em diários oficiais, processando e categorizando o material com o auxílio de mecanismos de inteligência artificial, facilitando a filtragem e priorização da informação.
Jornalistas terão acesso a relatórios diários com as principais ações governamentais sobre o meio ambiente, facilitando a produção de conteúdos sobre o tema.
O Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina recebeu inscrições de mais de 300 organizações jornalísticas de toda a região. Ao todo, foram selecionados 21 projetos na América Latina: oito do Brasil, cinco da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador.
De acordo com o Google, com esta iniciativa, iniciada em 2019, a empresa busca dar apoio ao desenvolvimento de novos produtos de notícias e modelos de negócio, “de modo a promover um ecossistema mais sustentável, diverso e, claro, inovador ao jornalismo”.