Ao final de um dia de workshop, pilhas de peças LEGO de todos os tipos, cores formatos e vários modelos complexos, construídos pelo grupo de executivos com os famosos bloquinhos, estão dispostos sobre a mesa. Ao centro, uma grande base retangular espera, ainda vazia, para ser usada no último desafio: construir o cenário estratégico onde a empresa atua, os agentes que impactam no negócio e as ações necessárias para atingir resultados.
Esta aplicação inovadora de construção de cenários estratégicos nas empresas com a metodologia LEGOSerious Play é o ponto central da parceria firmada entre a ADS Comunicação Corporativa, agência com 46 anos de mercado, e a Play in Company, consultoria de estratégia e inovação.
“A ADS sempre se posicionou como uma agência em busca de soluções diferenciadas para a comunicação e o crescimento dos negócios das empresas clientes. Observamos na prática os ótimos resultados da metodologia aplicada pela Play in Company na construção de cenários estratégicos e, por isso, decidimos unir forças com a consultoria para oferecer ao mercado novas aplicações da metodologia em complemento ao nosso portfólio de serviços”, afirma Ingrid Rauscher, sócia- diretora da ADS.
Embora já consagrada como ferramenta de desenvolvimento de pessoas e organizações em todo o mundo, a metodologia LEGO Serious Play só começou a ser difundida no Brasil no final de 2013, quando a Play in Company trouxe os certificadores internacionais para formar o primeiro grupo de facilitadores do país. “Desde então, temos aplicado a ferramenta em empresas de diversos segmentos para melhorar o processo de comunicação, o desenvolvimento de competências, estimular a inovação, a criatividade, a visão estratégica. Mas víamos também um enorme potencial de utilizar a metodologia na análise de cenários estratégicos, com foco em gestão e prevenção de crises. Por isso pensamos em uma parceria com a ADS, por toda a experiência que a agência possui na área de comunicação e, principalmente, pelo fato de terem a inovação como pilar em tudo o que fazem”, diz Mirian Fávaro, sócia-diretora da empresa Play in Company.
Na prática
Para Rosana De Salvo, sócia-diretora da ADS Comunicação Corporativa, é importante ressaltar que a utilização de peças e dos blocos de montar em 3D, torna tangíveis pensamentos, ideias, estratégias, conceitos, valores e competências. “isso acaba promovendo também uma visão ampliada da questão que está sendo trabalhada e da equipe envolvida no processo”, conta.
Pablo Berardi, general manager da Triumph Experience, empresa que aplica a metodologia, explica que a escolha dessa ferramenta surgiu a partir da necessidade de compreender o papel de cada um na organização, principalmente, reforçando o fato da necessidade do trabalho em equipe. “De uma forma criativa, acreditamos na possibilidade de ver as necessidades e os diferentes pontos de vista que nunca são falados em uma sala de reunião”, diz o executivo.
Para a organização, o resultado superou as expectativas. “O Lego traz um lado mais humano e com a personalidade daquele colaborador. Criou-se um vínculo mais forte, emocional e claro entre os participantes. Acredito que o formato deixou claro qual é a direção que a empresa quer e precisa seguir e o papel de cada um na organização. Gostei de verdade e pretendo repetir no ano que vem para ver o que melhorou, o que falta melhorar e as novas diretrizes”, conta Paulo.
A proposta ao mercado é a realização de workshops de estratégia em tempo real de prevenção e gestão de crises, alinhamento de visão estratégica; criação de modelo de negócios, novos produtos, serviços; desenvolvimento de identidade corporativa, missão, visão e valores; criatividade e inovação, team building, entre outros temas que podem surgir da necessidade dos clientes.
LEGO® do Brasil aplica metodologia
LEGO® do Brasil resolveu, por meio da aplicação da metodologia LEGO® Serious Play, estreitar o relacionamento de toda a equipe e reforçar a importância de cada membro do time para o sucesso do negócio no país.
“Estamos vivendo um momento muito significativo, com vários projetos novos pela frente. Por isso, é fundamental estarmos totalmente integrados e compartilhando da mesma visão, para que possamos atingir os objetivos esperados” afirma Vivian Marques, head de Marketing da LEGO no Brasil.
“Nada melhor para isso do que utilizar uma ferramenta inovadora de desenvolvimento de pessoas, times e organizações já tão consagrada em todo o mundo e que, ainda por cima, foi desenvolvida pela própria empresa e utiliza o nosso produto como linguagem”, completa.
Para atender esse objetivo, a Play in Company, desenvolveu um workshop de 8 horas, dividindo a equipe de 30 pessoas inicialmente em três grupos separados. Cada um deles construiu modelos para representar as competências individuais e as visões que cada participante tem do grupo e de sua própria empresa, sempre compartilhando seus significados por meio de histórias. Ao final do dia, todas as mesas construíram juntas um supermodelo.
O sistema que surgiu foi então analisado, reconstruído e complementado para representar a visão conjunta sobre o time, seus desafios, os aprendizados e as ações necessárias para garantir o sucesso da equipe e do negócio. “Saímos do workshop com os vínculos de confiança fortalecidos, com uma visão mais clara e profunda dos perfis e das contribuições que cada membro pode trazer e com os próximos passos que precisamos dar para melhorar a performance do time”, analisa Vivian.
Segundo Mirian Fávaro, facilitadora do workshop e sócia da consultoria Play in Company, “os resultados da ferramenta no desenvolvimento dos colaboradores são tão rápidos e efetivos porque o processo permite que os participantes deem forma a pensamentos e percepções por meio da construção e materialização de conceitos abstratos, tornando as ideias tangíveis e compartilháveis”.
“Isso os ajuda a refletir mais profundamente sobre suas próprias visões e atribuições e permite que os outros as compreendam melhor e interajam de forma mais efetiva, pois todas as experiências acabam se materializando em modelos 3D, construídos com blocos LEGO”, finaliza.