Nesta segunda e terça-feiras lideranças de comunicação e RH discutem as melhores práticas de ESG

O 4º Fórum Melhor RH ESG e Comunicação acontece em dois dias, 6 e 7 de outubro, em evento online e gratuito

O ESG (Environmental, Social, Governance), sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, é uma das grandes correntes de sustentabilidade em empresas de todo o planeta, inclusive no Brasil. Esse assunto será amplamente discutido nos dias 6 e 7 de outubro, no evento online “4º Fórum Melhor RH ESG e Comunicação“, iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Nesta edição do Fórum Melhor RH ESG e Comunicação — Cooperar pelo futuro, especialistas do mercado discutem como construir uma cultura cooperativa sustentável, capaz de unir tecnologia, propósito e pessoas. Além de explorar os principais desafios na construção de uma governança transparente, a promoção da educação ESG interna, como construir lideranças de impacto, as métricas verdadeiras e a oferta de suporte emocional.

Estarão presentes líderes de RH, comunicação e especialistas do mercado, pois o tema é multidisciplinar. E interessa muito aos profissionais de Comunicação Corporativa, porque o assunto impacta a imagem e a percepção positiva da marca no mercado.

Entre as empresas e instituições que estarão representadas no evento, destacam-se Alstom, CIEE, Colgate-Palmolive, Eldorado Brasil Celulose, Grupo Energisa, Grupo HDI, Grupo Romitex, Instituto Joanir Zonta, Itaúsa, Fiter, Motiva, Novelis e Votorantim Cimentos. E ainda empresas de assessoria e consultoria como a Franquality Consulting, Gooroo, Planin Comunicação, Kubix Comunicação, Newnew, PinePR. Além de consultores independentes e instituições de ensino como a Stanford University Design School.

A quarta edição do Fórum Melhor RH ESG e Comunicação se consolida como um dos principais eventos do setor, fomentando as melhores práticas do mercado de acordo com a experiência de profissionais e gestores qualificados no assunto.

Números revelam importância

No Brasil, 51% das empresas têm estratégias de sustentabilidade ESG, e 7 em cada 10 empresas brasileiras adotam alguma prática de ESG.  A importância do tema cresce, com 78% das empresas incluindo o ESG em suas estratégias e 59% destinando orçamento para ações ESG em 2024. O mercado financeiro também reflete essa tendência, com 43% das empresas tendo metas socioambientais e os fundos com integração ESG apresentando bom desempenho.

Pesquisa Firjan ESG 2025 revela que apenas adotar práticas ESG internamente não é mais o suficiente para as empresas que pretendem ser sustentáveis: é preciso expandir o compromisso para a cadeia de valor. Essa realidade já faz parte da rotina de 72% das 130 empresas pesquisadas no Rio de Janeiro pela Firjan, que exigem a adoção de ações sustentáveis dos seus fornecedores.

Dados da pesquisa “Avanços e Desafios: A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras 2024”, elaborada pela consultoria Beon ESG e realizada pela Nexus em parceria com a Aberje, mostram que 51% das companhias já possuem estratégia de sustentabilidade, 14 pontos percentuais a mais que em 2021, enquanto a proporção de empresas com metas ambientais subiu de 31% para 43%.

Segundo o relatório Tendências de Bens de Consumo 2024, mais de um terço dos brasileiros está disposto a pagar mais por escolhas sustentáveis. E 83% esperam que as marcas tenham um compromisso verdadeiro com práticas ESG.


Oferecimento:

 

   

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email