O podcast já faz parte de nossas vidas. É muito comum hoje escolhermos alguns programas e colocar como favoritos em nossa barra de navegação no computador, no smartphone e também nos canais de streaming de áudio. E também no YouTube, pois muitos podcasts migraram para o formato videocast, mesmo mantendo o nome podcast, e assim incluíram gravação de vídeos em seus estúdios, transmitidos por diversos meios.
A comemoração da data internacional surgiu no ano de 2013 nos Estados Unidos e se expandiu no ano seguinte para os outros países A ferramenta, criada no ano de 2004, surge como uma alternativa do consumo de informação e entretenimento para aqueles que possuem uma rotina rápida e agitada.
No início dos anos 2000, quando a internet começava a se espalhar pelo mundo como uma enorme teia de informações, surgiu uma nova forma de contar histórias. Era o tempo em que o rádio reinava, mas um pequeno grupo de visionários começou a experimentar algo diferente. Eles perceberam que, graças ao poder do mundo virtual, poderiam compartilhar seus pensamentos de uma maneira revolucionária.
Assim, num pacato dia de 2004, um engenheiro de software chamado Dave Winer teve uma ideia genial. Ele combinou a palavra “iPod”, o famoso dispositivo de música da Apple, com “broadcast” (transmissão em inglês), e o termo “podcast” nasceu. A partir daí o podverso foi aberto e as pessoas começaram a criar programas de áudio sobre qualquer assunto de maneira independente e compartilhá-los com o mundo. No Brasil, o primeiro podcast foi publicado em 21 de outubro de 2004 com o Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros– que marca o Dia Nacional do Podcast.
Em expansão
Uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope constatou que 57% da população brasileira começou a consumir podcast no período da pandemia. De acordo com a pesquisa Inside Audio 2024, da Kantar Ibope Media, 43% dos ouvintes de rádio consumiram conteúdo nesse formato. Entre as pessoas que já possuem o hábito, 48% declararam ouvir podcasts toda semana. Levantamento do Spotify revela que a produção de podcasts no Brasil cresceu 36% entre janeiro e setembro de 2023; e de acordo com estudo da Statista Consumer Insights de 2024, 51% dos brasileiros ouvem podcasts pelo menos ocasionalmente, a maior taxa entre todos os países que foram analisados.
Atualmente grandes veículos de comunicação estão produzindo podcasts jornalísticos, reinventando a forma de transmitir informações, principalmente para produzir entrevistas. Inclusive rádios tradicionais e TVs. Além de empresas privadas, que produzem seus podcasts corporativos. Também é uma febre entre empreendedores digitais, os influenciadores, que abriram canais para compartilhar conteúdo com esse formato.
Empresas públicas aderiram ao podcast. A EBC por exemplo, possui uma gama de programas que combinam conteúdo público de qualidade com o formato acessível e sob demanda. Os podcasts produzidos pela empresa abordam assuntos como literatura, história, ciência, cultura, direitos humanos e cidadania, com linguagem acessível e abordagem plural.
O Senado, assim como outros órgãos do legislativo em nível nacional, estadual e municipal, também possui programas de podcast. A Rádio Senado aderiu aos podcasts em 2019 e, atualmente, além de distribuir os programas veiculados na emissora, produz conteúdos exclusivos no formato.