Som e imagem. Essa dupla midiática continua atraindo a atenção das pessoas e se tornando ferramentas estratégicas na difusão de mensagens corporativas. A tecnologia contribui para aprimorar a comunicação interna, atrair a atenção e ajudar a fixar conceitos. Tanto o podcast quanto a televisão podem ser ferramentas eficazes na comunicação interna, cada um com suas vantagens e formatos. O podcast, por ser um formato mais flexível e acessível, permite que os colaboradores consumam conteúdo em momentos diversos, promovendo engajamento e informação. Já a televisão, utilizada em espaços comuns ou em canais internos, pode ser uma forma de comunicação mais visual e impactante, ideal para anúncios, vídeos institucionais ou transmissões ao vivo de eventos.
Duas empresas souberam aproveitar a versatilidade dessas mídias e se destacaram na categoria Veículos Corporativos, no 3º Prêmio Empresa que Melhor se Comunicam com Colaboradores: o Tecnobank, com o Podcast “É com Elas” e a TOTVS, com a TOTVER.
Podcast
O “É com Elas” é um podcast feito por mulheres sobre mulheres, para todas as pessoas. Apresentado pela jornalista Maíra Donnici, reúne titãs que fazem a diferença em vários setores da economia. Em um espaço descontraído, nomes como a empresária e apresentadora Camila Farani e a especialista Influenciadora com 19 anos de carreira em grandes empresas Liliane Rocha, contam histórias, debatem questões importantes e atuais, falam sobre desafios e inspiram.
Foram seis episódios na primeira temporada, divididos por temas – como lideranças femininas, mulheres no mundo corporativo, ESG e saúde mental. A escolha pela temática feminina tem a ver com o perfil da Tecnobank, empresa do setor de tecmologia com 50% de mulheres no quadro de pessoas colaboradoras e 50% delas em cargos de alta liderança, estatística muito acima da média atual do mercado, celebrando assim o “girl power”.

O projeto surgiu com uma forte conexão com o propósito e a cultura interna da empresa. “Considerando que atuamos no setor de tecnologia, ainda majoritariamente masculino, isso tem um peso simbólico e prático importante”, avalia Renata Herani, presidente do Tecnobank. “A equidade de gênero, para nós, não é uma meta futura: é uma conquista presente”, define. “Nesse contexto, acreditamos que o ‘É com ELAS’ é um convite à escuta ativa e à troca genuína entre mulheres que estão fazendo a diferença em suas áreas, compartilhando vitórias, vulnerabilidades e desafios que inspiram e provocam reflexão”.
A área de Comunicação, com Marketing e Facilities conduziram todo o processo, desde a idealização até a pesquisa, planejamento, produção e pós-lançamento. “Fizemos questão de convidar todos os colaboradores a participarem do projeto. Conduzimos uma pesquisa interna para reunir sugestões de temas e nomes de possíveis convidadas, fortalecendo o senso de cocriação e pertencimento.”, explica Renata.
A primeira temporada do podcast foi anunciada num evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que reuniu colaboradores para um bate-papo sobre diversidade, o papel dos homens como aliados e caminhos possíveis para um futuro com mais equidade. A presidente do Tecnobank detalha as estratégias: “Com o podcast no ar, adotamos uma estratégia de comunicação e divulgação integrada a cada novo episódio, combinando canais internos e externos e explorando diferentes formatos de conteúdo. Internamente, a divulgação foi feita por e-mail, intranet, newsletter, TV corporativa e grupos de WhatsApp e Teams. Externamente, ativamos todas as redes sociais da Tecnobank e realizamos disparos de e-mail marketing para clientes”.
Como reflexo desse movimento, a empresa foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo no ranking de Diversidade da GPTW, nas categorias Mulher e Étnico-Racial. “Nesse contexto, acreditamos que o impacto do podcast está na ampliação das conversas e no fortalecimento de um ambiente mais aberto, onde diferentes vozes têm espaço para se expressar com autenticidade”, continua Renata.
TV Corporativa
Lançada em 2016, a TV TOTVER é a TV corporativa da TOTVS, um dos canais de comunicação interna da maior empresa de tecnologia do Brasil. Por meio dela, são divulgadas notícias corporativas da companhia para mais de 9 mil colaboradores de todo o Brasil, considerando todas as unidades próprias. Em 2024, o formato da TV TOTVER foi revisitado, a fim de tornar as suas edições ainda mais dinâmicas e frequentes, seguindo a tendência de consumo da população geral, que prefere vídeos mais curtos. Cada edição tem duração de 10 minutos, podendo extrapolar em ocasiões especiais, como edições de cobertura de evento. Geralmente, três temas abordados por edição, além da seção “Recados da Edição”, com avisos pontuais, como início e término de iniciativas e campanha, como “Ciclo de Avaliação de performance”. Alguns temas não eram abordados devido às datas de fechamento de pauta, complexidade do roteiro e gravação. Poucas pessoas assistiam ao conteúdo; de janeiro a dezembro de 2023, a taxa média de retenção foi de 12%.

A decisão de reformular a TV TOTVER, que agora se chama TV TOTVS, explica Diana Rodrigues, diretora de Marketing e Comunicação da TOTVS, foi embasada em uma combinação de dados, tendências e sensibilidade estratégica. “Analisamos métricas como número de visualizações, taxa de retenção, tempo médio de permanência e engajamento dos vídeos anteriores. Como profissionais de comunicação, estamos constantemente atentos às transformações no comportamento das pessoas, cada vez mais inclinadas a consumir conteúdos que tragam informações relevantes e aplicáveis. Além disso, sabemos que, mais do que informar, é sempre necessário promover conexão e ação”.
Com as edições mais curtas e segmentadas por tema o processo editorial da TV TOTVS passou a ter um viés muito mais estratégico e propositivo, alinhado aos objetivos da companhia e às necessidades dos públicos internos. “Cada tema”, continua Diana, “é selecionado de forma criteriosa, com base em relevância, oportunidade e impacto. O envolvimento das áreas continua existindo, mas agora se dá de forma colaborativa, e não apenas como solicitantes. Nosso objetivo é que cada edição da TV TOTVS não apenas informe, mas inspire alguma ação. A segmentação por temas e a estrutura mais enxuta dos vídeos também nos permite ganhar agilidade na produção e profundidade na abordagem, otimizando recursos e ampliando o alcance.
Os episódios são publicados na nossa intranet, com destaque em áreas estratégicas da plataforma a fim de facilitar o acesso. Paralelamente, são utilizados todos os nossos demais canais oficiais para promover a audiência: o boletim semanal, disparos por e-mail, TVs em áreas de café. Como a TV TOTVS não é veiculada fisicamente em televisores nas unidades da companhia, o modelo digital garante que todas as pessoas, independentemente de estarem em escritórios, home office ou em operações externas, possam assistir aos conteúdos no momento mais conveniente.
Os resultados da reformulação estão se mostrando expressivos, segundo a diretora. “Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2025, por exemplo, o número de visualizações dos vídeos da TV TOTVS cresceu mais de 22%, reflexo direto do novo formato, mais dinâmico e segmentado, com temas ainda mais estratégicos. Além disso, um dos indicadores mais relevantes para nós, a taxa de retenção, também vem apresentando melhoras mês a mês. Isso demonstra que, além de atrair mais visualizações, conseguimos manter a atenção das pessoas até o final dos vídeos – ou próximo a isso -, algo desafiador no contexto atual de dispersão digital junto às demandas habituais das pessoas. Essa métrica reforça que estamos entregando conteúdos mais relevantes, objetivos e alinhados com as expectativas e as rotinas dos nossos públicos internos”.
Com o novo modelo, todos os episódios ficam organizados em um repositório na intranet, acessíveis a qualquer momento. Essa mudança permitiu a criação de conteúdos em formato de séries ou episódios contínuos, por exemplo, facilitando a compreensão de temas mais complexos ou em constante evolução – e que demandem mais sustentação. Um bom exemplo é a websérie sobre os Agentes IA da TOTVS: com os vídeos disponíveis de forma permanente, observamos um crescimento contínuo nas visualizações, reforçando que os conteúdos podem ser acessados, revisitados e compartilhados conforme o interesse e a necessidade de cada colaborador.
Faça parte do universo de comunicação interna

- Quer ficar por dentro das últimas tendências e dicas do ecossistema de comunicação interna?
Cadastre-se agora mesmo para receber a nossa newsletter exclusiva do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com colaboradores!
- No site www.pemcc.com.br você fica sabendo dos detalhes do PEMCC, como regulamento e o calendário de inscrições, e ainda tem acesso a conteúdos de valor sobre o universo da comunicação com colaboradores.