O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, anuncia a terceira edição do Prêmio Mercantil de Jornalismo. A competição é voltada a jornalistas de todo o Brasil que tenham produzido reportagens de impacto social com foco na economia prateada e que auxiliem na compreensão das necessidades desse segmento. O objetivo é incentivar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade e fortalecer o papel da imprensa na promoção de uma imagem mais justa e respeitosa da população 50+.
Em 2025, o tema do prêmio será: Longevidade e equilíbrio — construindo um futuro financeiro, mental e emocional sustentável.

O foco estará em reportagens que mostrem como a população madura pode se preparar para uma vida longa e plena. Serão valorizadas iniciativas inspiradoras, políticas públicas, soluções privadas ou ações coletivas que contribuam para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
“Com esse prêmio, o Banco Mercantil reforça seu compromisso com um jornalismo que informa, dá voz e gera impacto. Acreditamos que valorizar quem produz conteúdo com ética e profundidade é também contribuir para uma sociedade mais consciente e transformadora”, afirma Brunna Lopes, gerente de Comunicação e Marketing do Banco Mercantil.
Inscrições e categorias
As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de junho e 30 de setembro de 2025, por meio do site oficial. Podem concorrer ao prêmio jornalistas de todo o país que tenham reportagens publicadas entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2025 em veículos jornalísticos.
O Prêmio Mercantil de Jornalismo contempla quatro categorias, com um total de R$ 80 mil em premiação dividido entre elas: Mídia Impressa, Mídia Online e Mídia Eletrônica (podcast, rádio e canais jornalísticos no Youtube), com subdivisões entre capitais, regiões metropolitanas e o interior do país.
O resultado da premiação será divulgado no dia 3 de novembro de 2025. Mais detalhes sobre o regulamento podem ser obtidos no site da instituição financeira, na seção Imprensa.