A próxima terça-feira (27) movimentará as áreas de Comunicação Interna e de Recursos Humanos com a realização do 4º Fórum Empresa que Melhor se Comunicam com Colaboradores e o 3º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, no Teatro do CIEE, em São Paulo. e a entrega de troféus do 3º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores. O Fórum acontece das 13h30 até as 17h, gratuito. E o Prêmio é um evento exclusivo para marcas finalistas e convidados, com início de credenciamento às 17h30.
Fórum presencial
O 4º Fórum Empresa que Melhor se Comunicam com Colaboradores – Ecos do Caois, terá um modelo inovador este ano, formato híbrido, com a realização de três painéis presenciais nesta terça-feira (inscreva-se aqui), e a continuação nos dia 2 e 3 de junho com painéis online.
Nesta edição do FEMCC especialistas debatem o papel central da comunicação na gestão de pessoas à luz da escuta no diálogo: sua compreensão verdadeira e aplicação por toda a cadeia de liderança, a importância de dar e receber feedback de valor superando desafios com a função de criar ambientes, onde a troca seja uma ferramenta de crescimento mútuo. E mais: as principais tendências e movimentos na Comunicação Interna das empresas, as ferramentas e plataformas que tem agilizado e personalizado dinâmicas, os processos que tem feito a diferença na tomada de decisão e na construção de lideranças comunicadoras, a co-criação com colaboradores e o repensar dos modelos de trabalho que tem ecoado propósito nas equipes.
No dia 27 de maio, o evento acontece presencialmente, com três painéis reunindo lideranças e especialistas para discutir o estado da arte da comunicação interna. Já nos dias 2 e 3 de junho, o Fórum segue com sua versão online, gratuita e aberta ao público.
O primeiro painel será “Comunicação Interna pós-trauma: E Agora, RH? – Como lidar com times abalados por demissões, reestruturações e burnout”, com Bruno Borges, gerente de Campanhas e Programas de Relacionamento Internos na Petrobras. Filipe Xavier, diretor de Branding, Comunicação e ESG na GE HealthCare Rodolfo Araújo, VP América Latina da United Minds e Kelly Cufone, diretora de Projetos na United Minds.
Depois acontece o painel “Tecnologia e Humanos: O fim da comunicação de massa interna – Como personalizar a comunicação em escala com inteligência artificial e dados”, com Alessandro Pereira, gerente executivo de Comunicação Interna, Relacionamento com a Imprensa e Reputação no Banco do Brasil; Daniel Sena, gerente sênior de Cultura no Mercado Livre; Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer no Brasil; e Clau Duarte, diretora de Comunicação no Banco Santander.
E por último o painel “A era das microculturas: quando cada equipe tem sua própria linguagem – Como manter coerência sem podar a diversidade interna”, com Célia Pietta, corporate affairs manager na Kellanova – speaker; Cleide Cavalcante, gerente executiva de Comunicação Corporativa na Progic; Renata Nascimento, gerente de Comunicação na Volkswagen; e Stella Huertas, Coordenadora de Comunicação Interna na Syngenta.

Para Rodrigo Dib, superintendente Institucional e de Inovação do CIEE, e também anfitrião e apoiador do evento, “A Comunicação Interna se constitui como uma prática fundamental para o sucesso das organizações, pois promove a sintonia, a transparência e o senso de pertencimento entre os colaboradores. Organizações que apostam em uma comunicação transparente e eficaz alcançam resultados expressivos, como aumento do engajamento e retenção de talentos. Ao discutir boas práticas de comunicação interna e trazer nomes de grande relevância no mercado, o Fórum desempenha um papel fundamental para orientar ações que fortalecem a identidade corporativa e transformam a experiência do colaborador”. A respeito da realização dos painéis presencialmente, no CIEE, Dib complementa que “Estamos sempre abertos a discutir a possibilidade de recebermos os painéis presenciais em nossa organização. O CIEE preza sempre por acolher e trazer parceiros que fomentem discussões relevantes sobre o mundo do trabalho e proporcionem inovação em seus eventos e palestras”.

Apoiadora constante dos eventos da Negócios da Comunicação, Fernanda Dabori, vice-presidente da Fundamento Grupo de Comunicação, e fundadora da Advice, opina que “o Fórum EMCC serve como uma plataforma para compartilhar melhores práticas e inspirar inovação. Ao reconhecer, debater e trazer especialistas para falar sobre as iniciativas de comunicação, o evento promove a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais da área, incentivando a aprendizagem e a melhoria contínua dos processos de comunicação interna.”

Stella Huertas, coordenadora de Comunicação Interna na Syngenta, que conduzirá o painel “A era das microculturas: quando cada equipe tem sua própria linguagem”, aponta que “o Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores é um evento de suma importância no cenário corporativo atual, onde a comunicação interna eficaz se tornou um diferencial competitivo. Este encontro se destaca como uma oportunidade para o compartilhamento de melhores práticas e inovações na área de comunicação. Ao reunir especialistas e executivos de diversas empresas, o Fórum incentiva o aprendizado coletivo e inspira novas abordagens para desafios comuns, promovendo a evolução das estratégias de engajamento dos colaboradores. Além disso, oferece uma oportunidade de networking estratégico, fomentando conexões valiosas entre profissionais da área. A abordagem de temas atuais e complexos demonstra o compromisso do evento em manter-se alinhado às questões atuais que as organizações enfrentam. Ao focar na comunicação eficaz com colaboradores, o Fórum contribui significativamente para o fortalecimento da cultura organizacional e para melhorarmos a experiência dos colaboradores, impactando diretamente a retenção de talentos e a produtividade. Por fim, desempenha um papel essencial para a evolução da comunicação interna nas empresas, promovendo práticas que não apenas informam, mas também engajam e inspiram os colaboradores, sendo crucial para o sucesso organizacional no ambiente de trabalho dinâmico e diversificado de hoje”.
E também elogiou o formato hibrido do evento: “Acredito que essa experiência seja uma oportunidade valiosa de aprendizado, onde poderei absorver insights e ampliar minha própria compreensão sobre o tema. O modelo presencial do Fórum nos permite conhecer efetivamente os demais participantes, facilitando a troca de ideias e interações, além de minimizar distrações, promovendo maior atenção aos paineis e ao momento ao vivo. Por fim, sem dúvidas, um evento físico faz com que o engajamento seja maior e conseguimos sentir a energia coletiva”.
Prêmio EMCC
O 3º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores se consolidou com um dos principais fomentadores da Comunicação Interna no Brasil e vem crescendo a cada ano.

O Prêmio promove criatividade e inovação, sendo o único a valorizar o protagonismo de marcas, agências, executivos e todos os agentes da Comunicação Interna que, aliados ao RH, desenvolvem narrativas de valor para suas empresas, seus colaboradores e para a sociedade. Foram quase 200 cases inscritos. Os projetos passaram por um júri qualificado, composto de mais de 50 integrantes. As categorias envolvem temas considerados estratégicos para as companhias, tais como ESG, Diversidade e Inclusão, Employer Branding, Employee Experience, Liderança Comunicadora entre outras.Além dos resultados alcançados, a análise leva em conta os canais escolhidos, a originalidade das ideias e a criatividade aplicada na construção das iniciativas voltadas à comunicação com os colaboradores.No evento de premiação, além de troféus, placas e certificados concedidos aos premiados, conforme a colocação (considerando-se até o 5° colocado de cada categoria), também serão entregues os troféus “Marca Destaque do Ano” – para a marca que mais conquistar premiações; e “Agência Destaque do Ano” – para a agência mais premiada.
“A conquista é um reconhecimento do público da área, das agências e fornecedores e também de toda equipe que trabalhou para a consolidação dos projetos”, ressalta o jornalista Márcio Cardial, publisher das Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH, e idealizador do prêmio.

Pedro Ramos, head do PEMCC, enfatiza a evolução positiva da premiação: segundo o executivo, a cada ano, novas marcas se inscrevem e, com o melhor entendimento das dinâmicas do projeto, ampliam suas chances inscrevendo mais cases em mais categorias. “O número de cases até a etapa das inscrições regulares já havia superado o mesmo período da edição 2024. Sendo assim, o prêmio está se consolidando a cada ano, tornando-se uma referência no mercado, com o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna.”
O evento é uma grande oportunidade de network e confraternização, por reunir representantes das marcas finalistas e ainda profissionais de empresas e agências, e executivos de destaque no setor.
O evento presencial de premiação é exclusivo para as marcas finalistas, seus convidados e executivos interessados no tema do PEMCC. Os ingressos individuais custam R$ 385,00 e podem ser adquiridos com Pedro Ramos ou Beatriz Figueiredo: pedro.ramos@ revistacomunicacao.com.br / beatriz.figueiredo@revistacomunicacao.com.br
Marcas finalistas:
O 3º PEMCC é um oferecimento da:
O 4º PFEMCC é um oferecimento da:
Advice | CIEE | Progic | Jobcenter