Por Isabel Masagão
Em uma era na qual informações (verdadeiras ou falsas) circulam em tempo real, por diferentes canais, moldando percepções e influenciando decisões da sociedade, o relacionamento com a Imprensa é um ativo mais estratégico hoje do que já foi em qualquer outro momento no passado.
Construir pontes com jornalistas vai além da comunicação institucional, trata-se de um compromisso
com o papel social da informação. Mesmo diante da força inegável das redes sociais, jornalistas continuam sendo os olhos e ouvidos da sociedade. O jornalismo exige apuração rigorosa, imparcialidade e acesso a informações
confiáveis. As empresas que compreendem essa dinâmica e estão dispostas a relações mais abertas,
colaborativas e transparentes fortalecem sua reputação e contribuem para uma sociedade mais bem
informada e consciente.
Estudos mostram que consumidores confiam mais em marcas que se comunicam de forma clara e aberta, especialmente em momentos de crise. Pesquisa da Label Insight revela que 94% dos consumidores preferem marcas que oferecem total transparência sobre seus produtos. O mesmo princípio se aplica à comunicação com a mídia: responder prontamente a questionamentos, oferecer dados concretos e respeitar o tempo dos veículos consolida a credibilidade.
A solidez de um relacionamento com a Imprensa também se constrói pela constância, diversificação e relevância das interações. O diálogo precisa ser cultivado ao longo do tempo, combinando diferentes formatos de aproximação para criar conexões estratégicas e duradouras, antecipar tendências e ampliar a construção de narrativas de impacto. Enxergar a Imprensa como um canal de troca e aprendizado, portanto, garante relações genuínas e fortalece a presença da marca no debate público. Mensagens autênticas e bem construídas ganham relevância no turbilhão de notícias diárias.
Para o setor privado, essa via de duas mãos representa uma oportunidade de comunicar propósitos, impactos positivos e iniciativas inovadoras, além de poder mobilizar outros atores em agendas que contribuam para a construção de um futuro melhor e mais sustentável.
Na Suzano, o relacionamento com a Imprensa é um compromisso de longo prazo. Atuamos em diferentes frentes, dialogando com a mídia regional, nacional e internacional com respeito, proximidade e valorização do jornalismo. Mais do que compartilhar informações, buscamos compreender as agendas e os interesses de cada veículo, trazendo pautas que gerem impacto e ressoem com seus respectivos públicos. Essa construção cuidadosa fortalece a credibilidade, amplia a relevância das mensagens e contribui para narrativas que inspiram transformações positivas.
Empresas que cultivam uma comunicação aberta e colaborativa não apenas fortalecem sua reputação, mas também ampliam seu impacto na sociedade. Estar ao lado da Imprensa, apoiando seu papel essencial, é mais do que uma estratégia, é um compromisso. Afinal, informação de qualidade constrói pontes, inspira mudanças e molda o futuro.
Isabel Masagão é gerente de Comunicação e Marca da Suzano