Por Marco Antonio Sabino
Já foram quase duas décadas de bons resultados, com um “pequeno” intervalo. Desses que usamos para pensar sobre erros, entender os acertos, recalibrar posicionamentos, rever práticas que trouxeram resultados, reviver melhores momentos.
Mas o que vale a partir de agora é escrever uma história nova. Com a vantagem de não ter que partir do zero, de uma folha em branco. O livro tem centenas de páginas e pode ser lido como um manual de boas práticas bastante atual.
Nosso aprendizado desse tempo todo nesse “mundão de meu Deus”, seja em agências parrudas perdidas em sua grandeza, seja em agências pequenas, carentes de recursos e vivendo só de talentos isolados; seja em agências nacionais, lutando com as estrangeiras por um naco de mercado, seja em multinacionais, perdidas em planilhas de custos e explicações para headquarters tão distantes do nosso cotidiano e peculiaridades brasileiras; seja como dono e as noites mal dormidas de empreendedor ousado, seja como executivo e o equilíbrio nem sempre fácil entre demandas do time, dos clientes e a sustentabilidade do negócio.
Sabemos o que já fizemos de errado. Sabemos o que já fizemos de certo. E o aprendizado maior é que somos GENTE. Somos gente S/A. Gente S/A Comunicação. Aliás, a S/A – prazer em revê-lo ou em conhecê-lo – não é uma Sociedade Anônima, não.
Nossos talentos têm nome, sobrenome e reconhecimento. A maior lição que aprendi é que, seja qual for o tamanho e o perfil da agência, o que importa são as pessoas.
Sem um time feliz, bem remunerado, diverso, ouvido com atenção em suas reivindicações, ponderado, que participe de uma gestão transparente, não chegamos a lugar nenhum. As pessoas de uma agência – ou melhor, uma agência de pessoas – fazem nossos clientes satisfeitos, o que significa dizer resultados consistentes.
De tudo o que vi nesses 38 anos de carreira, seja em redações, seja no mundo corporativo, seja como gestor público em vários governos, seja à frente de diferentes agências, o mais importante é que, mesmo especializados em gerir reputações, quem cria mesmo a boa imagem que nos diferencia em um mercado tão competitivo, quase selvagem, são nossos colaboradores.
E se eu tivesse que resumir como a S/A volta para o mercado, eu diria que volta com muitos acionistas, GENTE, que vai assinar o sucesso que se faz quando o time consegue sorrir durante o dia. Estamos voltando de cabelos brancos, mas em forma, inventando moda.
Marco Antonio Sabino, CEO da SA Comunicação. Jornalista e advogado formado pela USP, pós graduado em Comunicação Organizacional pela ECA-USP. Foi Secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, presidiu agências como Young & Rubican PR, Hill+Knowlton e Llorente y Cuenca. Esteve à frente da comunicação do Grupo Telefônica e passou pelas mais importantes redações do país, como a da Revista Exame, TV Bandeirantes (onde dirigiu o jornalismo da Rádio Bandeirantes) e TV Globo, como repórter especial por quase 10 anos.