E se o colega ao seu lado pudesse influenciar não só a equipe, mas milhões de pessoas nas redes sociais? Hoje, as marcas já perceberam o valor dos influencers digitais e fazem uso dessa estratégia sem moderação. Mas, no universo corporativo, não será um outsider a melhor escolha como porta-voz. A comunicação interna sempre soube que os influenciadores internos fazem muito mais do que só passar mensagens, porque falam com propriedade, empatia e autenticidade. Afinal, são eles os protagonistas das histórias que se desenrolam pelos corredores e escritórios da empresa.
Foi em razão desse “conhecimento de causa” que a Vivo decidiu dar um passo além, ampliando seu programa de influencers, o Vivo Creators, para as redes sociais tradicionais. E aqui, o trocadilho é inevitável: temos um exemplo “Vivo” de como os influenciadores internos, além de fortalecerem a comunicação interna, podem expandir seu impacto quando guiados por uma estratégia bem alinhada com o propósito e valores da marca.
Conexão 2.0
Para Leandro de Freitas, diretor de Comunicação Corporativa da Vivo, essa nova fase do Creators, após quatro anos de trajetória, representa um verdadeiro ponto de virada. A nova estratégia confere visibilidade a narrativas que antes ficavam restritas aos corredores da empresa, sendo contadas por quem realmente conhece a Vivo. “O conteúdo criado por estes colaboradores gera engajamento natural das pessoas. No ano passado, por exemplo, o time atuou em 80 temas, gerando 326 posts que ajudaram a reforçar as mensagens-chave da Vivo. Agora, externamente, vamos ampliar nosso alcance”, pontua.
Além de reforçar a comunicação interna, o programa de influenciadores internos amplia a presença da Vivo nas redes e faz com que os colaboradores levem suas experiências a um público muito mais amplo, influenciando não só seus colegas de trabalho, mas também profissionais do mercado e potenciais novos talentos. E isso não só se alinha perfeitamente ao propósito da empresa de “Digitalizar para Aproximar”, como também fortalece sua reputação como marca empregadora. Afinal, quando é alguém de dentro que atua como porta-voz, compartilhando vivências com autenticidade, a mensagem ganha credibilidade – e a confiança na marca só cresce.
Potencializando pessoas
Já do lado dos Creators, os impactos são ainda mais positivos. Para Bianca Paiva, uma das influenciadoras da Vivo, o programa transformou completamente seu dia a dia na empresa, acrescentando a responsabilidade de ser uma verdadeira porta-voz da marca. Não é mais sobre compartilhar uma informação localmente. “Além das minhas atividades normais, agora também carrego a responsabilidade de transmitir mensagens que representem a marca Vivo, o que trouxe um reconhecimento valioso entre meus colegas e executivos”, reflete Bianca.
Essa nova visibilidade impulsionou não apenas o reconhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades que Bianca acredita serem essenciais para o seu papel como influenciadora. “Desenvolvi competências como planejamento, storytelling e uma postura mais estratégica, tudo alinhado aos valores da Vivo”, destaca. A experiência de ser um Vivo Creator trouxe à tona tanto suas soft skills quanto o aperfeiçoamento de técnicas que têm sido cruciais para sua evolução na empresa.
Influenciadores internos e a comunicação: do jeito deles
Mas aí vem a pergunta: por que essa estratégia dá tão certo? Para Leandro de Freitas, o segredo está na combinação entre a relevância dos temas e as habilidades de comunicação de cada Creator. “Tudo começa com o briefing realizado pela equipe de comunicação interna. Nele, destacamos a mensagem que precisa ser trabalhada, além de informações complementares que podem auxiliá-los. A partir daí, eles têm total autonomia para construir os conteúdos ‘do seu jeito’ e sem moderação”, explica Leandro.
No final das contas, essa abordagem funciona porque são pessoas falando com pessoas, de forma leve e autêntica. A curadoria feita pela comunicação interna oferece aos influenciadores internos o direcionamento necessário, mas o toque pessoal de cada um deles é o que realmente fortalece a cultura e a reputação da empresa em cada publicação. “Desta forma, a comunicação sai orquestrada em diferentes canais, mas sempre alinhadas ao propósito da empresa”, reforça.
O impacto disso é claro. A cada nova postagem, esses influenciadores internos aproximam a Vivo de suas pessoas, gerando um movimento de comunicação que é multidirecional, com vozes que trazem sotaques, experiências e pontos de vista diversos. “Isso gera engajamento natural por ser mais espontâneo e horizontal, de pessoas para pessoas, além de criar um sentimento de orgulho e pertencimento dentro da empresa”, completa Leandro
Sem barreiras
Hoje, vivemos em um mundo onde não há mais fronteiras entre o que é comunicação interna e externa. O que acontece dentro das empresas chega ao público num simples deslizar de feed nas redes sociais. E é exatamente isso que o Vivo Creators explora ao permitir, de forma estruturada, que os colaboradores levem suas histórias e experiências ao público, falando diretamente do ponto de vista de quem vive a cultura da empresa todos os dias. Sem essa estratégia, as iniciativas internas não teriam o mesmo impacto, e poucas delas chegariam aos ouvidos dos futuros talentos.
Bianca Paiva relembra uma de suas experiências mais marcantes no Vivo Creators e que tem tudo a ver com essa autenticidade: a cobertura do festival de música “Presença Preta”. Nesse evento, ela pôde não apenas atuar como influenciadora, mas também compartilhar, através de seu olhar, uma iniciativa de inclusão que promovia a representatividade de pessoas negras. “Foi emocionante. Como meu propósito está conectado à promoção da igualdade e inclusão, esse momento se tornou um dos mais especiais da minha jornada com a Vivo”, recorda.
É exatamente esse tipo de conexão que fortalece o employer branding. Quando uma empresa deixa sua trajetória ser contada por quem está de fora, corre o risco de ver suas iniciativas se diluírem, sendo replicadas de forma desordenada, quase como uma fofoca sem fundamento. E ninguém quer isso. A reputação precisa ser construída por quem vive o dia a dia da empresa, como bem faz o programa Vivo Creators. Com o suporte da comunicação interna, ele garante que as vozes dos influenciadores internos transmitam com autenticidade os valores da marca.
Diversidade e alcance
Mas há algo a mais que garante o sucesso dessa iniciativa: a diversidade. O time de Vivo Creators reflete a pluralidade da própria Vivo, com colaboradores de diversas áreas de atuação, regiões e perfis. “A diversidade do grupo de Creators existe nos diferentes perfis de atuação, desde administrativo, call center, até campo e lojas. Também contamos com diversidade de gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência, o que torna a comunicação mais representativa e engajante”, afirma o diretor de Comunicação Corporativa, Leandro de Freitas. Esse mix de perspectivas é o que torna as mensagens mais autênticas e próximas de um público amplo.
Autenticidade estratégica
Assim como os influencers mais populares da internet, os influenciadores internos também precisam ser autênticos para conquistar seu público. Experiências reais engajam, mas, nesse caso, as mensagens precisam ser trabalhadas estrategicamente para que sejam transmitidas da melhor forma. É aqui que o papel da comunicação interna se torna crucial para garantir resultados significativos em relação ao programa de influenciadores internos. “São profissionais selecionados que têm o poder de influenciar seus seguidores, além de atrair talentos, com testemunhos confiáveis”, resume Leandro.
Dessa forma, a Vivo não apenas valoriza quem já tem o poder de influenciar, mas também amplifica o alcance dessas vozes, garantindo que suas mensagens sejam reforçadas por quem realmente vive e entende a marca – o que fortalece de maneira significativa a estratégia de employer branding. Bianca, uma das Creators da Vivo, destaca que essa pluralidade trazida pelo programa impacta diretamente na percepção da marca, aumentando o engajamento da audiência e tornando a comunicação mais inclusiva e representativa. “Os influenciadores externos agregam valor à imagem da Vivo, como uma empresa moderna e conectada às tendências do mundo atual, e isso potencializa o alcance para diversos grupos da sociedade, que se sentem representados”, finaliza.