Eugênio Bucci é o novo imortal da Academia Paulista de Letras

Jornalista tomou posse ontem (3/10) e ocupará cadeira do patrono Paulo Egydio de Oliveira Carvalho

O jornalista Eugênio Bucci, atualmente professor da ECA/USP, foi eleito para ocupar a cadeira 12 da Academia Paulista de Letras,  que tem como patrono Paulo Egydio de Oliveira Carvalho, e sucedendo Paulo Nathanael Pereira de Souza.

Graduado em Jornalismo e em Direito, ambos pela USP, Bucci acumula mais de trinta anos de experiência profissional nos setores público e privado. Foi diretor de revistas e secretário editorial na Editora Abril, além de presidente da Radiobrás. Atuou como colunista e articulista em veículos de projeção nacional como Veja, Época, Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil e, desde 2008, Também assume, atualmente, a Superintendência de Comunicação Social da USP. Na ECA/USP participa de pesquisas sobre Ética e Imprensa, Comunicação Pública, Desinformação e Superindústria do Imaginário. É autor Autor de doze livros individuais e mais sete publicados em regime de coautoria. Participou de mais de 120 coletâneas organizadas por outros autores, tenho mais de 60 artigos publicados em revistas científicas (no Brasil e no exterior) e autor de mais de 1.500 textos em jornais e revistas de grande circulação.

Há trinta anos, atua como colunista em veículos de projeção nacional, como Veja, Época, Folha de S.Paulo, e Jornal do Brasil. Também participa regularmente dos Fórum de Jornalismo Especializado Regional e Comunitário promovidos pela Plataforma Negócios da Comunicação e Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.

Entre outras distinções, recebeu o Prêmio Esso em 2013 na categoria Melhor Contribuição à Imprensa, o Prêmio Excelência Jornalística 2012 de La Sociedad Interamericana de Prensa e o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação em 2011, na categoria Liderança Emergente. Foi finalista do Prêmio Jabuti por cinco vezes e vencedor nesta primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Segundo o presidente da Academia Paulista de Letras, Antônio Penteado Mendonça, “o nome do Eugênio surgiu naturalmente. Ele é um intelectual da gema, um pensador, uma pessoa diferenciada pelas posições morais e coerência. Eugênio é uma grande aquisição para a Academia Paulista de Letras”.

Ao receber a notícia da eleição, Eugênio Bucci declarou: “De minha parte, digo que é uma honra imensa, além de uma grande alegria. A APL é um ambiente diverso, que reúne inteligências e sensibilidades de formações e conformações distintas, e se abre para mim como um convite para um convívio que muito vai me ensinar e muito vai me encantar. Estou feliz”.

Para a Negócios da Comunicação Bucci comentou que “participar da Academia Paulista de Letras e ocupara a cadeira que já pertenceu ao grande educador Paulo Nathanael é uma honra uma alegria e uma porta que se abre para ação na cultura, educação, comunicação nas letras e no plano das ideias. Eu fico muito feliz por ter sido eleito e tudo o que eu espero é estar a altura das exepctativas de meus confrades, minhas confreiras que são a essência dessa instituição tão grande relevo na história do Estado de São Paulo.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email