Falar com colaboradores distribuídos em todo Brasil, nos locais mais distantes, e ainda por cima no campo e na cidade, é uma grande dificuldade para as organizações. E ainda mais com o pessoal da área comercial, que circula o tempo todo em locais diferentes. Pensando como atingir de forma eficiente seus 3 mil colaboradores, a área de Comunicação Interna criou — após pesquisa de qual seria o meio mais adequado — o Cultura Cast, podcast quinzenal disponível no Spotify. Esse case foi destaque na categoria “Veículo Corporativo” no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, organizado pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH.
O podcast foi lançado em março de 2023 e tem episódios quinzenais desde então. O canal é divulgado internamente para todos os colaboradores da Syngenta Proteção de Cultivos do Brasil, porém, o público prioritário do Cultura Cast é o time de campo e comercial (liderança e representantes de vendas).
“Com o Cultura Cast, tornamos a nossa comunicação ainda mais democrática, inovadora e acessível, por meio de um canal amplamente utilizado, o Spotify”, comemora Carolina De Felice, gerente de Comunicação Interna Syngenta Proteção de Cultivos Brasil. “Com ele, reforçamos ainda mais a humanização dos nossos conteúdos e o alcance da informação”, complementa.
Ao detalhar o projeto, Carolina explica que “um dos principais objetivos na área de Comunicação Interna da Syngenta é ampliar e potencializar a comunicação para os mais de três mil colaboradores. Por isso, é pensando no público comercial e de campo (representantes de vendas), que passa parte de seus dias em visitas e deslocamentos e representa por volta de um terço da nossa população interna, que começamos a estudar possibilidades e traçar estratégias para que nossas comunicações chegassem até eles de forma objetiva e efetiva. Após a realização de uma pesquisa interna, que contou com mais de 300 respondentes, e conversas pontuais com a liderança de vendas, a estratégia adotada foi a de lançar, no primeiro trimestre de 2023, o Cultura Cast, nosso podcast quinzenal disponível no Spotify. Os episódios têm como objetivo replicar os principais temas de destaque da quinzena, além de sempre trazer um tema especial com convidados das áreas e de vendas, fazendo com que os times se sintam parte e reconhecidos.O formato de áudio alcança o público de forma inovadora e alternativa, por meio de um canal facilmente utilizado por todos”. [Conheça o canal aqui]
No balanço do projeto, executiva conta que “ousar e inovar na comunicação interna com o lançamento do Cultura Cast na Syngenta Proteção de Cultivos Brasil alcançou como resultado final o entusiasmo e engajamento do público interno, principalmente dos colaboradores que atuam no campo (representantes de vendas). O Cultura Cast obteve êxito e conta hoje com 26 episódios disponíveis na plataforma, somando mais de mil reproduções no total, representando um impacto positivo na comunicação das mensagens-chave e motivo de grande orgulho entre todos os stakeholders. As expectativas geradas pelo planejamento e objetivos gerais, portanto, foram atendidas!”.
A iniciativa de inscrever o case no 2º PEMCC foi devido a credibilidade da iniciativa além de possibilitar a troca e compartilhamento de experiências com colegas, ainda segundo Carolina: “Acreditamos que o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com os Colaboradores dá a oportunidade de mostrarmos o que produzimos ‘dentro de casa’ e que, muitas vezes, não é divulgado externamente. Com isso, além de trocarmos informações, oportunidades e experiências com diversas empresas, de diferentes setores, podemos mostrar a magnitude e reconhecer aquilo o que fazemos. Além disso, o Prêmio reforça a importância da Comunicação Interna nas companhias e como essa área é a chave para mantermos os colaboradores atualizados, informados e engajados diariamente”.