A Volkswagem é uma das marcas automotivas mais conhecidas e admiradas do País. Há algumas décadas, o Fusca era o carro mais popular nas nossas ruas, e foi assim durante anos, ficando na memória afetiva da população. Como também a Kombi, quem não se lembra? E quanto a empresa em si, que completou 70 anos no Brasil? A área de Comunicação Interna da montadora resolveu, mais do que contar uma história, lembrar de uma data comemorativa, quis mostrar o quanto a marca está e esteve presente nas vidas das pessoas e também é claro, dos funcionários atuais e os que deixaram a empresa.
“A memória é uma construção de identidade e de narrativa de uma marca, que dá as bases para geração de orgulho e confiança, que são muito importantes na comunicação com os nossos públicos, especialmente o interno”, define Heloisa Sassaki, especialista em Comunicação Interna da VW. Por isso ela resolveu inscrever o projeto no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, e o case venceu na categoria Memória Organizacional. “O PEMCC É uma oportunidade única de conhecer e celebrar as melhores práticas de Comunicação com Colaboradores”, comemora. “Muito tem sido feito dentro das organizações e pouco é compartilhado, por isso iniciativas como essas são tão relevantes”.
O case lembra uma história significativa na industrialização e na mobilidade brasileira. Em 2023 a Volkswagen completou 70 anos de atividades no Brasil, que foi o primeiro país fora da Alemanha a produzir veículos da marca. “E que brasileiro nunca teve alguma história com a Volkswagen, né?”, destaca Heloisa. “Somos uma marca muito ligada com a cultura daqui, presentes nas ruas, estradas, na paisagem e no coração dos brasileiros, e resgatamos essa conexão na nossa celebração de 70 anos, com o mote ‘Você dirige a nossa história’”.
Para começar a empresa convidou colaboradores, clientes, parceiros de negócios para compartilharem suas lembranças em uma série de ações. Entre elas, Heloisa destaca o grande evento que foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, onde estiveram presentes 5 mil pessoas para celebrar o passado, presente e futuro da VW, “e que também foi o momento em que apresentamos em primeira mão a propaganda Gerações, com Elis Regina e Maria Rita”. A enorme maioria do público era formada pelos colaboradores e foram eles que começaram o movimento que fez essa propaganda se tornar o maior viral da internet brasileira. “Também abrimos todas as nossas cinco unidades para os nossos colaboradores e suas famílias, que puderam conhecer o local de trabalho de seus entes queridos e também de onde saem os nossos carros, que são os sonhos de muitas outras famílias pelo País. Foi um ano intenso, repleto de muito orgulho de toda a nossa história e também com muita expectativa para o futuro!”.
A campanha foi realizada durante todo o ano de 2023, mas ganhou maior intensidade a partir de 23 de março, que é a data oficial do aniversário da empresa no Brasil.
Como resultado, a responsável pela Comunicação Interna relata: “Além da mega exposição externa, com toda a repercussão da propaganda Gerações, internamente também tivemos um impacto muito positivo, medido em pesquisas de clima como a GPTW, em que aumentamos a nota Geral em 3 pontos percentuais e no pilar de Orgulho, em que já tínhamos um patamar elevado, também. Aumentamos em 15% o número de seguidores no Linkedin e também tivemos índices de mais de 90% de aprovação dos eventos internos realizados durante todo o ano”.