Por Mariana Augusto
Em qualquer processo de comunicação, seja ele interno ou externo, há três elementos essenciais: o emissor, a mensagem e o receptor. Na comunicação interna de uma empresa, os receptores, ou seja, os colaboradores, devem ser considerados um dos principais ativos da marca. São eles que recebem, interpretam e disseminam as mensagens, tornando-se verdadeiros multiplicadores da comunicação e protagonistas da empresa.
Para que essa comunicação seja eficaz, é fundamental que ela seja humanizada, transparente e horizontal. Na Arcos Dorados trabalhamos para que cada um se sinta parte do processo, e não apenas uma peça dentro da engrenagem. Por isso, somos uma companhia comprometida com a promoção de equipes de trabalho diversas e um ambiente que estimule o respeito a participação de todas as pessoas, impulsionando o desenvolvimento a partir das individualidades de cada um, favorecendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Todos têm espaço para crescer, se desenvolver e fazer a diferença vivendo sua autenticidade, sendo quem realmente são e, assim, alcançando máximo potencial.
Através da transparência na comunicação, nossos colaboradores conseguem enxergar a diferença que fazem dentro da organização. Quando são informados de forma clara e honesta sobre o propósito, princípios e desafios da empresa, eles se sentem mais valorizados e motivados a contribuir para o seu sucesso.
A transparência também fortalece as relações de confiança entre os colaboradores e a empresa. Quando a comunicação é transparente, os indivíduos se sentem mais seguros para expressar suas opiniões, ideias e preocupações, promovendo uma forma de trabalho mais colaborativa e produtiva.
Por isso, a escuta ativa dos colaboradores é fundamental e fazemos isso por meio de pesquisas de clima realizadas periodicamente. Os resultados orientam a construção de planos de ação e o estabelecimento de metas de melhoria.
Nossos índices de avaliação das práticas de inclusão da diversidade, da existência de uma política de local de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo, escrita e compartilhada com todos os colaboradores, e do tratamento respeitoso e digno dos funcionários, independentemente de raça, etnia, cor, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, deficiência ou outras características, atingem cerca de 90% de reconhecimento.
O lançamento do perfil @nossacooltura no Instagram marca esse direcionamento da Arcos Dorados, com destaque para o protagonismo de nossos funcionários. Seus depoimentos ocupam o perfil, demonstrando o potencial transformador de um trabalho com propósito.
O engajamento deles se reflete em marcações, menções e mensagens diretas, evidenciando que se sentem parte fundamental da equipe e assumem o papel de embaixadores de nossa marca. A partir dessas interações, surgem insights para conteúdos ainda mais alinhados com nossa audiência, tudo isso com uma comunicação mais próxima e humanizada, em uma linguagem que conecta com nosso público.
A companhia está comprometida não só em oferecer oportunidades justas de emprego, mas também em apostar no potencial das pessoas e investir em sua formação. E esse é o legado da Arcos Dorados!
Mariana Augusto é gerente sênior de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe. Com mais de 15 anos de carreira na área de Comunicação Corporativa, liderando o desenvolvimento e implementação de estratégias de Comunicação Integrada. A executiva tem passagens por empresas de diferentes segmentos, como GOL Linhas Aéreas Inteligentes e BASF. É formada em Relações Públicas pela USP, com especialização em Comunicação Integrada de Marketing, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, tem o desafio tornar visível as ações e iniciativas da Arcos Dorados que fortalecem a reputação da companhia.