Evento do 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores acontece hoje, valorizando as marcas que se destacam no relacionamento com a equipe e que promovem sinergia entre a Comunicação e o RH.
A cerimônia acontece no Teatro CIEE, em São Paulo, Capital, e irá revelar os destaques entre os finalistas de cada categoria da premiação. Formado pelas principais lideranças de RH e Comunicação, o público do encontro se prepara para uma noite única de networking e celebração, promovida pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação e pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação.
O objetivo principal do PEMCC, voltado tanto às empresas em geral, de todos os portes, quanto a agências de comunicação, é reconhecer e premiar as marcas que se destacam no relacionamento com a equipe, com grande sinergia entre os dois setores. Iniciativa é única no Brasil a unir essas áreas, valorizando a contribuição conjunta para a evolução da cultura organizacional.
Nesta edição, a premiação bateu recorde de inscrições – mais que dobraram as marcas inscritas em relação à edição passada (68, no total), somando 187 projetos que evidenciam práticas de comunicação interna eficazes e inovadoras, atreladas a políticas de pessoas e gestão da cultura organizacional nas empresas.
Entre os inscritos, 87 projetos (de 48 marcas, no total) se qualificaram para a shortlist que concorre aos destaques (ver lista aqui).
Mecânica
A premiação é dividida em três pilares: Temas, Canais e Meios e Grandes Ideias. No pilar Temas, são inseridos projetos voltados para ESG, Employer Branding e Memória Organizacional, entre outros. Já no pilar Categorias, são discutidas as características e formatos dos projetos, como formato digital e apresentação de indicadores de performance. O pilar Grandes Ideias engloba formas criativas e disruptivas de desenvolvimento dos cases de comunicação interna.
Os cases foram avaliados por um júri composto por 56 integrantes. Os finalistas receberão certificados e os projetos vencedores serão premiados com troféus. A marca que conquistar o maior número de troféus e certificados receberá o Troféu Marca Destaque do Ano, enquanto a agência em destaque receberá o Troféu Agência Destaque do Ano.
Importância
“A Iniciativa promovida pela Melhor RH em relação às premiações e fóruns é única no país e deve ser cada vez mais divulgada e difundida para que empresas e profissionais de todas as regiões participem. Isso porque traz na sua essência não apenas a premiação em si mas ressalta a importância da colaboração e compartilhamento de saberes que se complementam e despertam para possibilidades”, entende Paola Klee, CEO daYou Career, apoiadora do evento. “Nessa premiação em específico fortalecemos a sinergia e colaboração das áreas de Marketing (ou comunicação) e RH na construção e inovação desse pilar tão importante para o crescimento dos negócios que á a comunicação das organizações com as Pessoas, sejam colaboradores comunidade fornecedores parceiros e clientes”, destaca a executiva.
Quem compartilha do entendimento sobre a complementariedade de áreas tão estratégicas para a organização é Igor Gavazzi Vazzoler, fundador e CEO da Progic, também apoiadora da premiação. “Nas empresas em que observei essa relação funcionar bem, tanto o RH quanto a CI (comunicação interna), compartilham objetivos estratégicos comuns, tais como engajamento do público interno, alcance da comunicação, indução de mudanças comportamentais positivas e melhoria do clima organizacional, entre outros. Além disso, projetos colaborativos, como iniciativas de diversidade e inclusão ou de sustentabilidade, podem fortalecer essa cooperação e otimizar os resultados.”
Já Rodrigo Dib, Superintendente Institucional e de Inovação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que inclui jovens no mercado de trabalho em inúmeras empresas, vê a importância dessa sinergia na integração geracional nas companhias. “Acredito que a abertura ao diálogo e a transparência são fundamentais para o engajamento dos jovens que estão entrando no mundo do trabalho”, revela Dib, também apoiador da iniciativa. “Eles querem se sentir ouvidos e sobretudo opinar no que pode ser aperfeiçoado dentro dos processos organizacionais”, ressalta o executivo, sobre a comunicação bem estruturada e capaz de transformar o colaborador novato em protagonista .
Texto: Portal Melhor RH