Com toda a companhia em regime 100% remoto, IOB reforça o engajamento e a comunicação

Ação é case finalista do 2° Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores

A IOB, empresa de tecnologia que atua na gestão contábil e empresarial, vem se destacando por seu novo modelo de contratação e operação descentralizada. Antes concentrada em escritórios em algumas regiões do Brasil, a companhia agora conta com colaboradores em 20 estados, dentro e fora dos grandes centros, incluindo áreas distantes como Castanhal (PA) e a sertaneja Santana dos Garrotes (PB) – todos em um modelo de trabalho 100% remoto.

José Carlos Nascimento, do IOB

Jorge Carlos Nascimento, diretor de Pessoas e Cultura da IOB (foto ao lado), destaca: “Recrutamos talentos em todo o Brasil, desde o Pampa gaúcho até a Amazônia, ampliando nossas oportunidades de contratação e atraindo profissionais excepcionais”. Com isso, ele reforça, a diversidade só aumentou no time, que já soma mais de 1.000 colaboradores. “E a relação estabelecida é de confiança, em uma via de mão de
via dupla”.

A modalidade remota começou, como para muitas empresas, na pandemia. A IOB foi uma das pioneiras a se preocupar com a saúde dos funcionários. Depois, “mesmo com a possibilidade do retorno ao trabalho 100% presencial ou híbrido, a IOB escolheu continuar no modelo remoto”, enfatiza Nascimento. O motivador, ele conta, foi a qualidade de vida dos trabalhadores, que podem usar o tempo que gastavam no trânsito, por exemplo, para estar com a família ou praticar atividade física.

Para reforçar a cultura da empresa, que é de um compromisso duplo: com as pessoas em primeiro lugar, seguido das entregas necessárias para sua sustentabilidade e crescimento, a organização conta com programas internos para apoiar ao colaborador. Entre eles, está o de saúde mental, que inclui sessões em conjunto de mindfulness, para reduzir o nível de cansaço ou estresse que existe em toda jornada de trabalho, e sessões de terapia individual para os colaboradores. Toda a gestão é, também, treinada para estar atenta aos funcionários.

Aprendizado e qualidade de vida

“Reuniões são realizadas somente com câmeras abertas”, destaca Nascimento. Que é esta a única forma, entende o executivo, de se estabelecer o cuidado com o colaborador. Além do cuidado, os treinamentos que engajam e mantêm o desenvolvimento da equipe e a produtividade em dia também são contínuos. No cerne de uma empresa de tecnologia, inovações não faltaram para colocar em rede, de forma unificada, todos os recursos necessários à disseminação da cultura e ao apoio na organização das jornadas, do trabalho síncrono e assíncrono.

A comunicação, por sua vez, coloca os trabalhadores da empresa como protagonistas do storytelling organizacional – campanhas internas são sempre estreladas por funcionários, nunca por qualquer outro personagem. A adesão se inicia pelo presidente e CEO, Jorge Santos Carneiro, que tem um diálogo próximo e direto com os colaboradores. Reuniões on-line com o executivo, realizadas periodicamente para atualizar os colaboradores sobre conteúdos e decisões importantes da empresa, são lúdicas e têm alta adesão da equipe.

A empresa está atenta ao fato de que flexibilidade no trabalho tornou-se um diferencial valioso, com vagas híbridas ou totalmente remotas abrindo portas para profissionais de todo o país — mais de 20 milhões de profissionais em ocupação, segundo o IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, fizeram a opção pelo trabalho remoto.

Com isso, a atração de talentos da IOB se intensificou — ela recebe destaque no Linkedin pelos seus processos seletivos inovadores e pela alta taxa de atração de candidatos. Os dados da página da empresa nessa rede profissional indicam que 3,5 milhões de pessoas foram impactadas pelas vagas anunciadas no modelo remoto, 267 mil pessoas se engajaram e 46 mil pessoas se candidataram. A retenção também ganha. O turnover é de menos de 2%, com a abordagem que prioriza a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional de sua equipe.

Ação para encantar

Desde que iniciou esse movimento, que expandiu as fronteiras da empresa, a IOB procurou, contudo, encurtar distâncias. O distanciamento físico existente no on-line foi sanado com uma atividade presencial anual, de integração, capaz de horizontalizar hierarquias e humanizar os contatos de forma encantadora e, também, duradoura, segundo os feedbacks recebidos pela gestão da empresa. Um misto de festa e convenção se formou no Tauá Resort, na cidade de Atibaia (SP), convidando funcionários a se juntar a gerentes, diretores e ao CEO e presidente, Jorge Santos Carneiro, para participar ativamente de comemorações e atividades sociais organizadas igualmente para todos, sem qualquer distinção.

IOB In One Beat foi o nome escolhido para o encontro, que, há dois anos, conta com quase 100% de adesão dos colaboradores. A escolha fortuita tem a ver com a união de todos “em uma mesma batida”, demonstrando que as pessoas são o “coração” da companhia, e cujo acrônimo em inglês casa, coincidentemente, com o nome da empresa.

O case foi inscrito e ficou entre os finalistas no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, e plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH. Os vencedores serão escolhidos em evento presencial dia 23 de abril, no Teatro CIEE, em São Paulo.

 

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