Assessoria de imprensa será grande aliada dos empresários para este ano

A previsão é de Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação

Ano novo, vida nova e estratégias diferentes. É assim que muitos empreendedores iniciam um novo ciclo dentro de suas empresas, pensando em novidades para agregar ao negócio, além de remodelar alguns setores para que o novo ano seja ainda melhor do que o passado.

Dentro desses novos métodos está o de renovar a comunicação do empreendimento. Porém, alguns acabam levando em consideração apenas o marketing digital e os conteúdos publicitários, esquecendo de um recurso muito importante como a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Dar início nesse plano logo no começo do ano irá ajudar o empresário a obter resultados satisfatórios ainda mais rápido.

“Com uma assessoria de imprensa, é possível gerar ao negócio efeitos maiores do que um anúncio publicitário pode proporcionar. Isso acontece, pois uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria”, comenta a Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia.

Mídia espontânea

Os veículos de comunicação, através do trabalho da assessoria de imprensa, conseguem publicar reportagens por meio da mídia espontânea/conquistada, ou seja, utilizando o empresário ou o negócio como fonte para falar sobre determinado assunto.

“A empresa ganhará visibilidade pública, por meio dos canais de televisão e rádio, matérias em jornais impressos, revistas e portais. Além disso, ele terá mais visibilidade pela curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre ele e o negócio, despertando interesse dos consumidores no produto ou na marca”, aponta Renata.

As franquias somam uma grande parte da parcela na economia brasileira e, com isso, enfrentam uma grande concorrência e competitividade. Mas, como uma comunicação estratégica, elas poderão apresentar, desenvolver, concretizar e ampliar sua marca que precisa de divulgação.

“Um empreendedor que deseja implantar uma assessoria de imprensa no seu negócio, deve ter ambição e determinação para apresentar a empresa ao mercado, ter bastante ousadia para conquistar o reconhecimento da sua marca e enxergar a competitividade do mercado para oferecer um produto com diferencial e atratividade”, salienta Brito.

Trabalho da assessoria de imprensa

O trabalho da assessoria de imprensa, em conjunto com a imprensa, vai muito além de colocar o seu cliente como destaque na mídia. Antes disso existe um processo de criação de vínculos.

“É necessário que a assessoria de imprensa crie uma rede de contatos, se aproxime da maior quantidade de jornalistas que conseguir. Somente dessa forma é possível apresentar o cliente como uma fonte confiável e que renderá boas histórias ao veículo”, conta Renata.

Através desse relacionamento com os jornalistas, a assessoria de imprensa consegue sugerir pautas como a apresentação da empresa, informações sobre os serviços prestados e quais áreas de conhecimento seus líderes e representantes dominam.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email