O papel fundamental da reputação para o valor das marcas

Cultivar, proteger e fortalecer a reputação impulsiona o valor e a missão das marcas no mercado e é um indicativo da contribuição da empresa para um mundo melhor

Por Mariana Abreu

Estudos indicam que os ativos intangíveis de uma empresa representam cerca de 80% do seu valor de mercado e destacam a reputação corporativa como sua parcela mais significativa. Na era digital, caracterizada pela interação constante das marcas em seus ecossistemas, a importância desse aspecto é crescente e vital.

A construção de uma reputação valiosa é um esforço contínuo que envolve todas as áreas da organização. Com uma comunicação clara, coesa e transparente, essa jornada se estende além da empresa, com os stakeholders fortalecendo a marca com indicações e comentários positivos.

Plataformas digitais, como mídias sociais e blogs, onde as informações circulam rapidamente e as opiniões são manifestadas a todo momento, têm o poder de moldar instantaneamente a percepção das marcas pelos públicos. Esse cenário destaca ainda mais a importância da reputação, que consolida seu papel no centro da estratégia corporativa, enfatizando a necessidade de desenvolver, proteger e manter essa moeda valiosa.

Vivemos uma transformação na maneira como as empresas se posicionam e são percebidas, e sua postura diante de questões globais de mercado torna-se decisiva. Além da busca por produtos e serviços de qualidade, seus clientes valorizam cada vez mais integridade, ética e compromisso com o bem-estar da sociedade.

A responsabilidade social das empresas não é mais um diferencial, mas uma expectativa fundamental para a formação e preservação de reputações que agregam valor às marcas. A gestão eficaz do risco também é crucial, envolvendo a identificação proativa de ameaças, análise de vulnerabilidades e desenvolvimento de técnicas para mitigação de crises.

Em um ambiente em constante evolução, com mudanças aceleradas pela digitalização, uma coisa não muda: a comunicação e o relacionamento com a Imprensa permanecem como aliados essenciais na criação de valor das marcas. A importância dessa sinergia ocorre seja na gestão de crise, mitigando riscos, ou na geração de conteúdos espontâneos, como entrevistas, artigos e reportagens, que validam a reputação das organizações e contribuem para gerar visibilidade positiva, credibilidade e confiança.

Esse é um trabalho contínuo, que requer tempo e dedicação, e é determinante, pois a percepção da marca é única e dinâmica, adaptando-se ao cenário do mercado. Cultivar, proteger e fortalecer a reputação impulsiona o valor e a missão das marcas no mercado e é um indicativo da contribuição da empresa para um mundo melhor.

 

Mariana Abreu, Diretora de Comunicação da Embratel

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email