Por Mariana Abreu
Estudos indicam que os ativos intangíveis de uma empresa representam cerca de 80% do seu valor de mercado e destacam a reputação corporativa como sua parcela mais significativa. Na era digital, caracterizada pela interação constante das marcas em seus ecossistemas, a importância desse aspecto é crescente e vital.
A construção de uma reputação valiosa é um esforço contínuo que envolve todas as áreas da organização. Com uma comunicação clara, coesa e transparente, essa jornada se estende além da empresa, com os stakeholders fortalecendo a marca com indicações e comentários positivos.
Plataformas digitais, como mídias sociais e blogs, onde as informações circulam rapidamente e as opiniões são manifestadas a todo momento, têm o poder de moldar instantaneamente a percepção das marcas pelos públicos. Esse cenário destaca ainda mais a importância da reputação, que consolida seu papel no centro da estratégia corporativa, enfatizando a necessidade de desenvolver, proteger e manter essa moeda valiosa.
Vivemos uma transformação na maneira como as empresas se posicionam e são percebidas, e sua postura diante de questões globais de mercado torna-se decisiva. Além da busca por produtos e serviços de qualidade, seus clientes valorizam cada vez mais integridade, ética e compromisso com o bem-estar da sociedade.
A responsabilidade social das empresas não é mais um diferencial, mas uma expectativa fundamental para a formação e preservação de reputações que agregam valor às marcas. A gestão eficaz do risco também é crucial, envolvendo a identificação proativa de ameaças, análise de vulnerabilidades e desenvolvimento de técnicas para mitigação de crises.
Em um ambiente em constante evolução, com mudanças aceleradas pela digitalização, uma coisa não muda: a comunicação e o relacionamento com a Imprensa permanecem como aliados essenciais na criação de valor das marcas. A importância dessa sinergia ocorre seja na gestão de crise, mitigando riscos, ou na geração de conteúdos espontâneos, como entrevistas, artigos e reportagens, que validam a reputação das organizações e contribuem para gerar visibilidade positiva, credibilidade e confiança.
Esse é um trabalho contínuo, que requer tempo e dedicação, e é determinante, pois a percepção da marca é única e dinâmica, adaptando-se ao cenário do mercado. Cultivar, proteger e fortalecer a reputação impulsiona o valor e a missão das marcas no mercado e é um indicativo da contribuição da empresa para um mundo melhor.
Mariana Abreu, Diretora de Comunicação da Embratel