Comunicação corporativa e imprensa impactam a vida das pessoas

O bom relacionamento com jornalistas sempre foi fundamental para enfrentar simplificações e desinformação nos temas da saúde suplementar e dos temas médicos, em geral

Por Ranny Alonso de Sousa

Marcas impactam as pessoas de formas diferentes. São muitas as nuances objetivas e subjetivas, passando por filtros pessoais, sociais e culturais. Nesta vastíssima rede de pontos de contato,  os profissionais de comunicação buscam fortalecer a reputação das empresas que representam,  influenciando a percepção da sociedade, que pode ir da fria irrelevância ao advocacy apaixonado.

A Imprensa, por seu lado, desempenha um papel essencial de mediadora,  com seus próprios desafios.  Segue na produção de notícias,  na contextualização das informações, nos espaços para a fricção de opiniões, na mineração da falação digital e na tentativa de identificar as tendências que modificarão as nossas vidas.

Acredito que os profissionais que estão nas empresas como os que estão nas redações comungam dessa vontade de impactar positivamente a vida das pessoas, tendo a comunicação como instrumento. Como tudo o mais que é de interesse público, a comunicação corporativa tem a possibilidade de apoiar a Imprensa com suas fontes especializadas, com dados inéditos, com conversas construtivas e com esclarecimentos, sempre que necessário.

Cabe, portanto, a nós que labutamos nas empresas, buscar ser relevante nos temas abordados pelo Jornalismo que conhecemos com profundidade, de modo a dar nossa contribuição para que as pessoas estejam mais bem informadas e possam fazer escolhas conscientes, como cidadãos e como consumidores.

Na experiência da Amil, em que um setor especializado em Comunicação com a Imprensa faz parte da experiência corporativa há pelo menos três décadas, o bom relacionamento com jornalistas sempre foi fundamental para enfrentar simplificações e desinformação nos temas da saúde suplementar e dos temas médicos, em geral.

Com a amplificação das redes sociais,  formando opinião de grande parcela da população, precisamos ser ainda mais vigilantes. Identificar o fato essencial e suas externalidades se tornou uma tarefa complexa, que requer também uma Imprensa atenta, com aliados em várias frentes.

Por tudo isso, nós, da Comunicação Externa da Amil — um time formado por jornalistas experientes com quem eu tenho a honra de conviver — só temos a agradecer pelo reconhecimento dos colegas das redações de todo o país que indicaram a Amil na 13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. A consideração e o respeito são mútuos. Podemos fazer melhor todos os dias.

 

Ranny Alonso de Sousa é diretora de Comunicação Externa da Amil

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