Agências de Comunicação apostam em iniciativas de bem-estar aos colaboradores

Práticas modernas de motivação, reconhecimento, benefícios e valorização dos recursos humanos aumentam a satisfação no trabalho, a produtividade e lucratividade

Praticar aquilo que recomendam para o público interno das empresas clientes, em projetos de comunicação, e também nos temas de RH que são divulgados como boas práticas nas campanhas externas podem – e devem – ser replicados também nas equipes de assessorias. Por isso ações de bem-estar, felicidade corporativa e qualidade de vida entraram no radar EPR Comunicação Corporativa e da ATDC Group, temática que tem estado cada vez mais em evidência em empresas de diferentes portes e segmentos.

Prova disto é que uma pesquisa do Gympass aponta que a perspectiva de bem-estar no trabalho é um fator preponderante nas decisões que os colaboradores tomam em relação à carreira. O estudo revela que para  83% dos entrevistados, o bem-estar é um pilar tão importante quanto o salário.

Patricia Barbosa

Esse importante fator motivacional foi considerado pela EPR, agência que tem investido em diversas iniciativas para engajar a equipe, como ações semanais de massagem no escritório, seções online de Yoga e bate-papos descontraído com personalidades, como é o caso do jornalista Miguel Barbieri, crítico de cinema desde 1992, que realizou uma integração como o time para oferecer dicas de filmes, séries e plataformas de streamings.

Por meio destas e de outras ações de mentorias e treinamentos constantes para aprimorar competências, a EPR tem atraído novos talentos e fidelizado seus colaboradores ao longo dos anos. Hoje conta com profissionais que completaram entre seis a 12 anos de casa. Um total de 15 pessoas, sem contar com os prestadores de serviços.

Patrícia Barbosa, diretora de operações da EPR, acredita que apostar em um modelo de gestão humanizado que abarca iniciativas como estas são cruciais atualmente, especialmente com a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho, que tem uma expetativa de melhor acolhimento no ambiente de trabalho.

Ela lembra que, durante a pandemia, a agência começou a repensar formas de atuar no home office e ao mesmo tempo manter o engajamento da equipe. “Tivemos apoio de uma psicóloga que introduziu para nossa equipe técnicas e meditação e de Yoga, além de encontros semanais online para combater o stress e favorecer o autoconhecimento”, revela. A questão de dicas de filmes também entrou nesse contexto das pessoas estarem mais isoladas em casa e  necessitarem de mais entretenimento.

Equipe da EPR aguardando massagem…

De volta ao escritório, agora num sistema hibrido, a assessoria passou a oferecer seções de massagem para e equipe, dentro do próprio escritório em São Paulo. “As pessoas passaram a praticar mais esporte e cuidar mais da alimentação”, acrescenta, como efeito colateral positivo daquelas iniciativas. Além disso, a direção da empresa passou a se preocupar em oferecer uma gestão mais humanizada, estabelecendo também planos de carreira, política de benefícios diferenciadas e feedback com mentorias.  “Tudo isso fortaleceu nossa relação com o time”, afirma Patrícia. A equipe é multidisciplinar, com jornalistas RPs, fotógrafos, designers, profissionais de marketing digital. Pesquisa interna de satisfação apontou que 91% equipe declarou estar completamente satisfeito com a EPR.

Patricia afirma que sua empresa está entre as 15 maiores agências boutiques do país, com mais de 400 clientes atendidos, e calcula crescer 30% este ano, com faturamento de R$ 5 milhões.

Entre as melhores para trabalhar

A ATDC Group, formada pelas agências AtitudeCom (RP e assessoria de imprensa digital) e a Breezy1 (marketing de influência), com sede em São Paulo e atuações na América Latina, Caribe  países da Europa,  está na mesma pegada da EPR está entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil. Entre os índices de liderança, a companhia atingiu o nível máximo, consagrando-se como Líder For All.

Damaris Lago

De acordo com  Damaris Lago, jornalista e CEO do Grupo, afirma que atingiram um excelente índice de satisfação dos colaboradores com o seu ambiente de trabalho, assim como as iniciativas adotadas para que todos se sintam inseridos em um ecossistema inclusivo, ético e focado no bem-estar dos que fazem parte do negócio.

“Entendemos que cada colaborador merece um olhar sensível. Como líder, sei da importância de oferecer treinamento, feedback e oportunidade de crescimento, mas é essencial também observar o comportamento de cada um e por meio da compreensão e empatia, proporcionar diálogos e recursos para que encontrem equilíbrio e harmonia entre a vida pessoal e profissional. A importância de acompanhar as mudanças no comportamento das pessoas é vital para construir uma empresa com ótimo clima organizacional”, destaca a executiva.

Após as pesquisas internas realizadas junto aos colaboradores pela GPTW, consultoria global que atua em análises sobre gestão, recursos humanos e ambiente de trabalho, apresentando diagnósticos de clima organizacional para que as empresas possam estar atentas aos seus colaboradores, o ATDC Group obteve resultados relevantes relacionados ao desenvolvimento de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Segundo a análise dos colaboradores, que obteve 100% de participação, 94% dos respondentes afirmaram que a gestão é competente para tocar o negócio; 96% apontaram que a gestão é honesta e ética na condução dos negócios; e 95% consideram a empresa um lugar amistoso e indicariam a agência para amigos e familiares como um excelente lugar para trabalhar. Somados todos os resultados, o ATDC Group conquistou o nível máximo entre os índices de liderança, ficando no quinto e último estágio, de Líder For All.

Atitude

Não basta apenas esperar iniciativas positivas da empresas. Os funcionários também devem desenvolver seu próprio potencial profissional e trabalhar no próprio autoconhecimento, conforme recomenda o consultor de carreira Flávio Guimarães, executivo de multinacional e fundador da Escalada Corporativa, uma comunidade de executivos renomados que desejam construir um novo mundo corporativo: mais gentil, humano e mais voltado à geração de valor, promovendo transformação e legado.

“Qual é o profissional que não deseja se estabelecer, crescer de cargo e salário e se sentir plenamente realizado em sua carreira?”, questiona e analisa: “Apesar de ser senso comum esse caminho e desejo no mundo corporativo, ainda há desafios que precisam estar no radar dos colaboradores que querem se destacar”.

Suas recomendações:

  • Gere valor: para aprender a gerar valor na sua empresa, seja aquele profissional que é o resolvedor de problemas estruturais, sejam deles aumento de vendas, redução de custos ou melhoria da produtividade dos ativos;
  • Identifique e se conecte com stakeholders: mapeie quem são as pessoas de relevância e com poder de tomada de decisão na sua empresa, desde o seu chefe até líderes de outros setores, e entenda como elas te enxergam e o que esperam de você;
  • Proponha soluções: depois do mapeamento de relevância, entenda quais são as dores dessas pessoas e proponha soluções para ajudá-las a resolver esses pontos, por meio de projetos e mobilização de pessoas;
  • Cuide do seu capital social: as pessoas erram ao só focar no capital técnico, mas o capital social é extremamente importante. Portanto se atente a como você cuida das pessoas a sua volta e desenvolva relações sólidas;
  • Destrua o ego: tire o foco de você e destrua o ego. Seja humilde e olhe verdadeiramente para quem está ao lado. Olhe com carinho e veja como você pode contribuir para a evolução de todos ao redor;
  • Foque nas pessoas: tire a atenção do técnico e dos processos e foque nas pessoas. Se atente sobre como estão as pessoas que precisam gerar os resultados para determinados projetos e proponha o auxílio necessário;

Por fim, se você está estagnado, muitos anos na mesma posição ou com aumentos de apenas 5% ao ano, é o momento de repensar e aplicar as dicas acima.

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