Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais e o país tem mais celulares que habitantes, o que abre grandes possibilidades de negócios digitais. Um dos ramos que surfam na onda são os influencers que geram conteúdo informativo, educativo ou/e entretenimento. Nesse contexto, o Brasil também é o segundo país com maior número de pessoas que se profissionalizando na atividade — São 13,5 milhões, de acordo com o último levantamento da Nielsen, de 2022. O que equivale a oito vezes o número de advogados e 20 vezes o de médicos. Só perdemos para os EUA.
Mais dados: levantamento do We Are Social mostrou que o Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet), atrás das Filipinas (51,4%). Dos 140 milhões de brasileiros que estão nas redes sociais, 52% seguem pelo menos um influenciador, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência de 2021.
Com cada vez mais gente conectada na rede, os influencers conseguem público para seus nichos e ainda atraem verbas publicitárias de empresas de todos os portes. A professora de Pesquisa e Comportamento do Consumidor da ESPM, Karine Karam, avalia que o interesse do público por informações digitais faz com que novos creators surjam: “As marcas também estão interessadas pois os influencers preenchem lacunas do mercado publicitário”, afirma.
De olho nessa tendência o Sebrae quer atrair mais empreendedores para esse tipo de negócio. “Estamos em várias frentes e atentos com a questão da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). No Congresso Nacional, vamos trabalhar para a criação de um CNAE da economia criativa e do influenciador, criando condições de uma formalização específica como MEI”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
Um das primeiras ações para o impulsionamento da atividade foi a realização do “Influencia, Brasil”, evento do Sebrae no Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto
O “Influencia, Brasil” irá continuar em outras localidades para abordar o papel e a importância de influenciadores digitais e produtores de conteúdo na internet. Durante todo o dia, no encontro no Rio de Janeiro, foram discutidos assuntos como formalização, influência digital e responsabilidade social, “pois esses profissionais precisam ser capacitados sobre como gerar opinião com responsabilidade, evitando a disseminação de fake news, por exemplo”, destacou Décio.
“Os influenciadores digitais abriram uma nova categoria no campo do empreendedorismo. As mídias sociais deixaram de ser apenas entretenimento e tornaram-se importantes ferramentas de divulgação. O kit que estamos lançando tem o propósito de auxiliar os influenciadores digitais a transformarem suas ações, seus talentos espontâneos, em ganho material “, reforça Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
O presidente Lula também anunciou que irá criar o Ministério da Pequena e Média Empresa, o que irá fortalecer ainda mais as iniciativas e investimentos governamentais na área. “Nós sabemos que tem muita gente que não quer trabalhar com arteira assinada, Querendo ser empreendedor individual, ser empreendedor coletivo. Então vou criar um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, declarou Lula durante programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido no Canal Gov.
Entre as plataformas mais usadas pelos influenciadores, para divulgação e monetização, o destaque disparador é para o Instagram, com mais de 10milhões de influencers. O Threads, a nova rede social da Meta, tenta obter também visibilidade para esses empreendedores. Desde o seu lançamento, o Threads conseguiu um feito impressionante ao conquistar 100 milhões de usuários em apenas 5 dias, superando o ChatGPT como o produto de consumo que mais cresce.
O HypeAuditor, plataforma de análise de influenciadores, realizou uma análise de 1.146 contas brasileiras com boas métricas de engajamento e qualidade do público no Instagram, e descobriu que 43,5% delas estão também presentes no Threads (498). Isso mostra um interesse significativo entre os influenciadores em ingressar na plataforma. Esses 1146 influenciadores têm juntos 511 milhões de seguidores no Instagram e 3,2 milhões de seguidores no Threads. Isso corresponde a aproximadamente 6,37% do público do Instagram.
Outro evento para capacitar empreendedores digitais foi realizado pelo Hotmart e Youpix, o “Fire Festival”, em Belo Horizonte. Estiveram presentes influenciadores e especialistas discutindo tendências da Creator Economy, empreendedorismo, modelos de monetização, plataformas, Inteligência Artificial e outras. Será uma iniciativa a longo prazo e atingirá outras cidades, segundo as empresas, que acreditam que existem muitas oportunidades para que os creators possam ampliar a monetização de seu conhecimento, de forma direta para sua audiência por meio da venda de produtos digitais ou físicos, ou fazendo publicidade de marcas.
“Estamos muito felizes com a parceria com a YOUPIX, que nos aproxima ainda mais da comunidade dos influenciadores para levar informação e alternativas para viverem de suas paixões e continuarem impactando positivamente suas audiências”, afirma Luciano Freitas, vice-presidente de Marketing da Hotmart.
“A YOUPIX está focada no fomento da Creator Economy, e esse convite para estar ao lado da Hotmart reforça as iniciativas de educação e diversificação dos modelos de monetização desse mercado. A fonte de receita de um influenciador não precisa ser apenas o ‘#publi’ e junto com a Hotmart pretendemos reforçar isso cada vez mais”, diz Rafaela Lotto, CSO e Sócia da YOUPIX.
Ranking
A BR Media Group, mensalmente avalia os perfis que mais se destacaram nas redes sociais. Em sua última pesquisa, o influencer que mais cresceu no Instagram foi o planejador de marketing, Ruyter Poubel, que tem ganhado alcance nas plataformas por distribuir iPhones, vídeo games e quantias em dinheiro para seus seguidores. Apenas em julho, o seu perfil ganhou mais de 4 milhões de followers.
Também no Instagram, em 2º lugar está a empresária, mentora e influenciadora, Fernanda Novanta, com mais de 900 mil novos seguidores, que compartilha seu treinamento e evolução no mundo dos negócios ao lado do seu esposo, Pedro Permuy.
O 3º lugar ficou para o cantor Naldo, que já vem criando um movimento na mídia há uns meses após conceder diversas entrevistas sobre seus encontros e histórias com celebridades internacionais. Outro fator que também contribuiu muito para o seu alto engajamento foi o lançamento do hit “Taca Taca”, que viralizou com diversas dancinhas no TikTok.
Micros e Nanos
Não é só de grandes creators que vive o marketing de influência. Nano — entre 1 mil e 10 mil seguidores — e micro — entre 10 mil e 200 mil seguidores — influencers também são relevantes e se tornam cada vez mais fundamentais nas estratégias de grandes marcas. Isso se dá pelo seu alto nível de engajamento, conteúdo humanizado e proximidade orgânica com o público.
A forte influência desse público foi objeto de pesquisa do MIS, plataforma exclusiva de relacionamento de nano e micro influenciadores, braço de serviços da BR Media Group. A empresa analisou o perfil de 20% dos 30 mil creators parceiros para apontar os nichos que podem corroborar com o sucesso das campanhas.
“É importante reforçar que esses influencers possuem comunidades específicas, o que facilita alcançar o público-alvo das empresas. Além disso, eles possuem forte atuação regionalizada, por isso, identificamos que 82% de seus seguidores seguem as suas recomendações ou indicações”, explica Luiz Stamboni, head do MIS.
Outro dado importante do estudo aponta que tais influenciadores levam cerca de 48 horas para a entrega do conteúdo. “Isso se dá porque a produção de materiais envolve tempo, pesquisa e criatividade. No entanto, identificamos que 50% dos nano e micro influenciadores têm um emprego fixo, enquanto 42% são responsáveis pelos filhos em tempo integral”, pontua Luiz.
De acordo com a pesquisa, quase metade dessa categoria de influencers passou a trabalhar na área nos últimos dois anos; desses, apenas 17% estão nas redes sociais em, no mínimo, cinco anos. Ainda assim, o engajamento desses perfis possui ótima performance, à exemplo, influencers com 1 mil a 10 mil seguidores no Instagram, que registram alcance de 12% (story), 20% (feed) e 25% (reels).
Para o head do MIS, “na mesma velocidade que o marketing de influência evolui, assim como a diversificação de plataformas e regulamentações, os nano e micro- influenciadores reforça seu lugar de destaque no mercado. Seu valor tende a ser mais bem percebido, muito por conta do aprimoramento da medição e análise de resultados, uma vez que seu impacto estará sempre associado à segmentação”
Tomada de decisão na compra de produtos e serviços
Mais de 40% dos brasileiros já compraram ou consumiram algo por influência de anúncios de celebridades ou influencers nas redes sociais.
Para se ter ideia, em 2022, pesquisadores da Universidade de Lisboa, em Portugal, publicaram um estudo científico que mostra que 81% das pessoas já visitaram um restaurante porque viram um influenciador compartilhar informações sobre o estabelecimento nas redes sociais. Este é o caso de Paula Maia, criadora do canal São Paula, presente no Instagram e no TikTok. A influenciadora publica vídeos diários de suas descobertas gastronômicas na capital paulista, ajudando seus mais de 110 mil seguidores a acharem novos lugares para aquele almoço em família ou um jantar mais formal. “Hoje o consumidor quer experiências e lugares instagramáveis. É uma nova realidade. E tento trazer essa perspectiva nos meus vídeos, mostrando que uma boa experiência pode ser até mesmo uma refeição tranquila em um cantinho típico grego ou nordestino. Para bares, cafés, restaurantes, lanchonetes e food trucks, por exemplo, a publicidade gratuita é bem-vinda, pois muitas vezes eles se beneficiam da popularidade repentina que suas marcas alcançam quando um vídeo de um influenciador viraliza”, explica a influenciadora.
Uma alternativa é investir em profissionais reconhecidos no nicho de atuação, para que se tornem garoto(a)-propaganda de uma determinada marca. Com pratos e bebidas apresentando novas propostas e trazendo o que há de melhor na culinária brasileira, a Água Doce Sabores do Brasil conta com um novo cardápio para melhorar a experiência de consumo e oferecer um mix de opções para todos os gostos durante as refeições. E esta novidade conta com a assinatura do chef Edu Guedes, que é conhecido por seu carisma, suas habilidades culinárias e pela participação em programas de televisão. O chef ganhou popularidade por sua abordagem descontraída e acessível na culinária e promete trazer uma nova cara para a comunicação de acordo com a nova estratégia da rede, com 80 restaurantes em diferentes estados brasileiros.
Outra opção para ter o impacto de uma celebridade é apostar em campanhas para presentear os clientes e criar uma aproximação ainda maior com a marca. O Divino Fogão, por exemplo, promoveu uma iniciativa para a campanha ‘Segredos de Família’ com Ana Hickmann. Em seu canal do Youtube, a apresentadora ensinou como preparar as receitas tradicionais da fazenda, as mesmas encontradas nas mais de 195 unidades da rede, espalhadas nos principais shopping centers do Brasil. Além de estar semanalmente dentro da cozinha da Ana, os clientes ainda concorreram a três prêmios de R$ 10 mil ao consumir um prato e um refrigerante nas lojas e responder na rede social oficial da marca a pergunta: Quais os segredos do Divino Fogão que te fazem conectar com suas memorias afetivas?.
Já o Mr Cheney, rede de cookies tipicamente americanos, promove campanhas com produtores de conteúdos em datas importantes ao varejo nacional, como Páscoa, Dia das Mães e Natal. As ações foram desenvolvidas em parcerias com canais que se destacam no TikTok e Instagram, como ‘Nerds Famintos’, ‘Eu sou a Lídia’ e ‘E aí bora’. O conteúdo de tais perfis representam uma ótima oportunidade para a marcas, pois os seguidores possuem muita similaridade com o público que a rede deseja atingir, incentivando a criação de novas ideias e temas diferenciados, tanto para novos quanto para aqueles que já são clientes e se tornaram defensores da marca. No Dia das Mães, por exemplo, foi possível analisar que houve um aumento considerável nas vendas após o lançamento do produto, graças à boa adesão e ao engajamento nas redes sociais dos influencers.
Atuando no Food Service, mas oferecendo cursos gastronômicos, o Instituto Gourmet é uma marca que investe em uma gama de influenciadores digitais, que tenham uma relação com o mercado alimentício. Aqui, aparecem nomes como Taciara Nascimento, Lúcio Rangel, Lucas8º Farias, Rebeca Khalliz, Bia Fraga e Natália Furquim.
Cecom fortalece segmento
O Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação, fomenta o debate e atualiza informações para os segmentos e micro e também influenciadores através de premiações e fóruns. Os últimos foram o 5º Prêmio Microinfluenciadores Digitais e 12º Fórum sobre Marketing de Influência, que aconteceram online dia 25 de março. Os próximos serão o 8º Prêmio Influenciadores Digitais e 13º Fórum sobre Marketing de Influência, programados para 16 e 17 de outubro.