A TV TEM está completando 20 anos de fundação. É uma emissora afiliada à Rede Globo que atua em mais de 318 municípios do interior paulista (49% do território paulista) — entre eles Sorocaba, Jundiaí, Bauru e São José do Rio Preto — e tem um alcance de mais de 9 milhões de pessoas. Em comemoração ao aniversário, a TV TEM realizou desde janeiro a Caravana 20 anos. A iniciativa levou o jornal TEM Notícias 1ª edição para ser apresentado diretamente e ao vivo nas praças públicas. A ação passou por 60 cidades e contou com a participação de mais de 90 mil pessoas. A ideia causou uma ótima impressão no público que conheceu de perto os jornalistas e a emissora também percebeu que precisava estar mais na rua, falando com o povo. Por isso o projeto foi estendido pelo menos até o final do ano. Essa iniciativa também mostrou o potencial da empresa em organizar eventos, uma área que criou e está ampliando seu leque de atuação, com entretenimento e exposições. Além disso estão entrando na área de OOH, os painéis informativos urbanos de mídia digital.
Para falar sobre a produção de jornalismo regional nos últimos anos no interior paulista e o futuro da emissora, a Negócios da Comunicação conversou com Vinicius Garrido, CEO e Osmar Chor, diretor de jornalismo da TV TEM. Eles falam sobre o momento da empresa:
Osmar Chor — Produzimos um telejornal no padrão da Globo, e nossas regionais fazem um produto personalizado. Só o Bom Dia é em rede. Sorocaba e Jundiaí, por exemplo, que são áreas distantes uma da outra tem suas peculiaridades. Sorocaba é uma cidade que cresceu muito, com forte industrialização. Jundiaí tem grande identificação com a Grande São Paulo e as demais preservam um espírito mais caipira, no bom sentido de enfoque regional. Assim valorizamos a cultura do interior, seus costumes e sua gente.
Vinícius Garrido — Nosso desafio é contar boas histórias, e estamos bem localizados, em regiões ricas que possuem personagem fortes. Entramos diversas vezes em rede, no Jornal Nacional, no Jornal Hoje…porque acontecem muitos factuais por aqui. Além disso sempre tem um personagem da região fazendo algo de relevante no mundo, outro destaque.
Temos também o desafio de mostrar a região para a região. Cada vez mais o nosso público quer saber o que acontece nas suas ruas
Com o objetivo de promover a aproximação entre marcas e pessoas, há mais de dois anos, o TEM+, conglomerado de negócios e soluções de comunicação e mídia para empresas, foi criado e tem se destacando ao desenvolver ações completas e sob medida ao mercado do interior de São Paulo. A plataforma TEM+ teve origem a partir da TV TEM, emissora afiliada à Globo, Temos soluções e projetos que vão desde a realização de grandes eventos, oportunidades de negócios a novos programas em nossa grade feita especialmente para um público que nos acompanha há anos. Estamos olhando para a frente, para o futuro.
A proximidade com o público do interior deu origem a um canal de comunicação, o temmais.com. Com conteúdo 100% regional, trata informações das principais cidades da região, como Araçatuba, Bauru, Jundiaí, Marília, Itapetininga, São José do Rio Preto e Itapetininga, e municípios adjacentes de forma simples e intuitiva.
O portal possui com as editorias: Esportes, Entretenimento, Economia, Agronegócio, entre outras. As novidades incluem uma seção exclusiva de projetos especiais para gerar novas e atrativas oportunidades para os anunciantes, sejam elas em áudio, textos ou vídeos.
Vinícius Garrido — A comercialização é integrada. Sempre seguimos o desafio de levar uma visão mais integradas dos negócios, soluções de comunicação em massa. Na atuação da TV e complementando com trabalho de alguns nichos, como nossa empresa de eventos, e atuação no digital. Montamos campanhas bem direcionadas, de comunicação de massa ou de nicho
Como muitas outras empresas jornalísticas temos o branded content, aquelas matérias corporativas com enfoque editorial. Mais no TEM. O branded content, procura sempre entender o negócio do cliente, e apresentar soluções mais aderente. Dentro no nosso território 49% do estado de São Paulo, disponibilizamos para empresas uma solução uma solução integrada. Além disso, estamos bem posicionado nas pesquisas, no Ibope. Estamos bem à frente de outras audiências.
E as mudanças tecnológicas permitem apresentarmos as notícias quando ela está acontecendo, no local, ao invés de gravar e editar. Assim, entramos direto.
Alguns veículos fazem cobertura no digital, mas que não entra ao vivo. Nó entramos. Nós entramos com noticia so vivo quente, na TV e, no digital, complementamos, trazendo mais informações, aprofundamento maior.
Há cinco anos nossa produção jornalística local tinha 15 minutos no Bom Dia, pela manhã, 45 minutos no Primeira Edição, e mais 15 no Segunda Edição. Somando os três programas, resultava em 1h15 de produção local. Hoje, só na Primeira Edição, já chegamos a 1h15. depois mais meia hora nos demais programas, totalizando 2h15 de produção jornalística. Sem contar com entradas de notícias durante a programação.
Vinícius Garrido — A respeito dos influencers, dos produtores de conteúdo independentes nas redes sociais…os youtubers da região, encaramos eles como grandes aliados, pois grande parte do conteúdo comentado nas redes sociais, são conteúdos produzidos por nós, na Globo: programas, novelas, noticias. O assunto passa por nós e as redes sociais ampliam a cobertura e a repercussão.
Osmar Chor — Tecnologia para nós é uma grande aliada; da qualidade da imagem, por exemplo a câmera tem hoje uma qualificação técnica superior, comparadas aos equipamentos há cinco anos. Evoluiu muito, e o que mais impactou o dia a dia é a mobilidade. Antes, para entrar ao vivo era necessário uma unidade móvel, montar link de transmissão de microondas, puxar cabo, todo um planejamento de entrada ao vivo. Tínhamos apenas uma unidade móvel para entrar ao vivo. Hoje, através de internet, do kit miojo, podemos fazer jornal com 15 entradas ao vivo, até em locais remotos; basta ter um sinal disponível, Então, a tecnologia impactou em duas frentes: qualidade de som e imagem e mobilidade.
Vinícius Garrido — Estamos realmente em uma região rica, com cidades relevantes, tanto pela pujança econômica como pela qualidade de vida. Na nossa área de cobertura em Jundiaí, Sorocaba e Rio Preto, sendo as maiores cidades do estado, estão sempre nos rankings das melhores cidades do Brasil para morar, com IDH alto. Rio Preto ganhou recentemente o premio de melhor cidade com melhor infraestrutura de saneamento básico do País. Jundiaí é destaque em educação; e a segunda melhor cidade do país para morar. Sorocaba está recebendo muitas empresas, atraindo muitos investimentos.
A Caravana, tinha na frente os jornalistas, mas é operação multiárea. Envolveu o comercial, programação, produção, tecnologia, um megaevento, com toda estrutura da TV. Comemoramos os 20 anos, com nossas emissoras, em 60 cidades, percorridas de, 6 janeiro até 6 de maio. Mas as Caravanas vão continuar
É um projeto valioso e adotamos como uma estratégia, não só de comunicação, mas de atuação da empresa. Para estar cada vez mais próxima das pessoas, dos telespectadores, do mercado publicitário. Nessas 60 visitas levamos nosso estúdio, nosso jornal, para as praças publicas das cidades. Apresentamos essas cidades para a região, com ativação comunitária, atrações locais. O projeto foi tão exitoso que iremos dar sequencia. Porque, como falei, está no nosso posicionamento estar mais proximo das pessoas. E, por outro lado, convidamos o público dessas cidades para que nos visitem também… Visitem nossas emissoras, para conhecer in loco como produzimos as noticias e distribuímos nossos sinais. Com essa aproximação entendemos melhor a demanda do mercado, que é um guia muito presente em tudo que fazemos. Então, pretendemos manter as caravanas até o fina do ano. Pelo menos uma vez por mês, todos os nossos três jornais regionais funcionando fora de nosso estúdio, presentes nas praças.
Osmar Chor — Ao todo, mais de 7 mil quilômetros foram percorridos pelos âncoras e equipes de jornalismo da emissora. Por meio da transmissão dos telejornais, a ação informou, mas também produziu reportagens especiais com histórias de cada cidade, possibilitando aos telespectadores conhecer um pouco mais de cada município que recebeu a caravana. “Diariamente, entramos na casa de mais de 9 milhões pessoas. E a caravana foi uma forma de retribuir toda a audiência e carinho dos nossos telespectadores, que durante duas décadas nos acompanham e nos ajudam a fazer um bom jornalismo e a contar histórias.
Vinícius Garrido — Recebemos até uma homenagem na Câmara de Vereadores de Sorocaba por conta dessas caravanas. Uma menção honrosa. A caravana em Sorocaba atraiu 15 mil pessoas. A prefeitura ajudou, foi parceira, fornecendo estrutura, como guarda municipal, isolamento da praça, atendimento de saúde, exposição de artesãos, PAT municipal, atualizando cadastros de pessoas disponíveis para vagas de empregos. Levamos assim serviços e soluções para a população, e tudo dentro da ordem, sem nenhum tumulto.
Tivemos muitas demonstrações de carinho do público, como uma moça que viajou para 10 cidades, de ônibus para participar das caravanas locais.
Vinícius Garrido — Dentro dessa estratégia de estar mais próximos das pessoas, criamos uma estrutura de eventos. Durante o ano de 2022, o TEM+ investiu na retomada dos eventos nas cidades do interior paulista com ações promovidas por meio da Viva+ Entretenimento ao promover uma grade de festas com oportunidades comerciais para as marcas. Ao todo, foram mais de 45 shows, dentre as atrações, a Expô Araçatuba, Araçoiaba Fest, Festa Junina de Votorantim e Expô Salto de Pirapora e contou com mais de 1 milhão de participantes.
O impacto também foi virtual: mais de 28 milhões de impressões e 2,1 milhão de engajamento. No conteúdo patrocinado, as festas angariam mais de 30 mil impactos e tiveram 145 inserções. Contando com parceiros como Coca Cola, CAIXA, Itaipava, Casas Bahia etc, a Viva+ continua levando diversão, entretenimento e soluções personalizadas para cada um dos projetos. Esse ano, a Festa Junina de Votorantim e Expô Araçatuba vão acontecer nos meses de junho e setembro, respectivamente.
Pretendemos montar uma área de exposição, com parceiros expositores, para mostrar a tecnologia do agronegócio. O agro tem uma atuação importante, relevante com tecnologia em pesquisa genética, em equipamento eletrônico de pesquisa em inovação, em ESG, relatórios de impacto ambiental… uma visão de futuro. É o Agro tech. E nós somos signatários do pacto global da ONU, temos as 17 ODS (objetivos sustentáveis) muito ligadas aos nossos negócios.
Outra novidade são os OOH (Out of home), painéis de mídia digital, levando serviços vinculados à publicidade, como qualidade do ar, previsão do tempo, e notícias Esse braço da empresa, depende de licitações , depende de licenças, outorgas, e estamos fazendo tudo certo, mapeado a região para atuar nos próximos seis meses, lançando nossa rede OOH em várias cidades onde temos cobertura da TV.