O Fórum Melhor RH Agro, em sua primeira edição e promovido na última terça-feira pela Plataforma Melhor RH, e iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, em evento online e gratuito, apresentou um agronegócio alinhado às atuais exigências empresariais de governança sólida, sustentabilidade e marcas empregadoras fortes.
No primeiro painel “Como cultivar propósito”, as estratégias para alinhar valores dos colaboradores aos da empresa foram tema de debate, onde participaram executivos de RH e de Comunicação. O evento constitui um novo canal para discussão dos obstáculos e soluções da gestão de pessoas no agronegócio, que passa por transformações em toda a sua cadeia produtiva.
Segundo os participantes deste bloco, Edilson Anjos, diretor de Gente e Gestão da Piracanjuba; Flávia Ramos, vice-presidente na Bayer para a área de Cultura e Talentos na América Latina; e Renato Acciarto, profissional de Comunicação Corporativa, Relações Governamentais e Sustentabilidade, o legado dos últimos anos pandêmicos e os desafios inerentes ao setor moldam, hoje, a construção da cultura nas organizações.
Acciarto lembrou os obstáculos de grande parte das companhias do agro: alimentar a população sem impacto ambiental — exigência máxima da sociedade frente às notícias acerca do clima e da fome em todo o mundo. Isso além de criar propósito para atrair e manter os talentos, agradando, também, o mercado e os investidores.
Nesse sentido, Flávia mencionou o lema da Bayer, uma empresa agroquímica — “saúde para todos, fome para ninguém”. “A gente se coloca numa posição de ajudar o ecossistema da produção de alimentos sem degradar o meio ambiente”, ressalta a executiva, sobre um papel muito claro que a empresa se impõe e transmite aos seus colaboradores.
Ela lembra que cultura, talentos e sustentabilidade são temas em total interdependência, hoje, e que é preciso comunicar de forma clara essa maneira de tratá-los, que é o compromisso da companhia. Tratamento que também evidencia uma quebra de paradigmas do setor.
Comprometer-se e comunicar
Anjos destacou que na Piracanjuba esse compromisso não é diferente. “As pessoas exigem ética e transparência (…). A empresa tem no DNA essa preocupação com os colaboradores e a sociedade”, afirma. O propósito ligado a essas exigências é agenda diária na companhia, informou o executivo.
Ser sustentável está em toda a cadeia produtiva envolvida pela Piracanjuba, de fornecedores às suas próprias operações, a começar pelas instalações – a sede administrativa da empresa, em Goiânia (GO) está entre os 10 prédios mais sustentáveis do mundo na categoria LEED New Construction, com a maior pontuação da América Latina.
Comunicar as mudanças e as ações que movem a cultura da companhia são desafio extra, para Anjos. Ele lembra a necessidade de ajuste em relação aos novos canais de informação e comunicação e às necessidades dos diferentes públicos e gerações na empresa. Da mesma forma, é preciso dosar os interesses na gestão de pessoas: gerações anteriores ainda se conectam com remuneração e benefícios, enquanto as mais recentes buscam propósito e experiências.
Assista a este painel completo aqui.
Já o evento completo, desde seu início, pode ser acessado aqui